<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cuidados com o corpo após a morte

A assistência ao corpo de um paciente após a morte deve ser prestada com dignidade e respeito , independentemente do procedimento a se...



A assistência ao corpo de um paciente após a morte deve ser prestada com dignidade e respeito, independentemente do procedimento a ser seguido.

Os profissionais da equipe de enfermagem ultrapassam a dimensão do cuidar e do cuidado para além do momento de morte já que a eles cabem o cuidado com o corpo pós-morte.

O decreto 94.406 /87, que regulamenta a Lei nº 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem em nosso país, determina:

“Art. 11– O auxiliar de Enfermagem executa as atividades auxiliares, de nível médio atribuídas a equipe de Enfermagem, cabendo-lhe:

VIII – Participar dos procedimentos pós-morte.”...


O Código de ética dos profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN nº 311/2007), em sua Seção I, das relações com a pessoa, família e coletividade; das responsabilidades e deveres dos profissionais de enfermagem, afirma:

“Art. 19 – Respeitar o pudor, a privacidade e intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte.”

Cada instituição segue alguns procedimentos específicos para atender o indivíduo depois da morte.

Cuidados com corpo pós-morte são os cuidados após a constatação médica de óbito. Após essa constatação, a enfermagem deve colocar o corpo do falecido em posição horizontal e começar os procedimentos para preparar o corpo antes que ocorra a rigidez cadavérica.


Morte significa o término de um ciclo. Trata-se de um fenômeno natural que todos passarão. É certo que esse dia chegará, felizmente não podemos precisar o momento exato. Essa imprecisão, aliada à incerteza do que encontraremos adiante, a dúvida sobre a possível continuidade de alguma forma de vida, causa-nos medo e insegurança. Contudo, cada um apresenta uma reação de acordo com suas próprias vivências e formação cultural. Nesse contexto, o conceito de morte é relativo (depende do desenvolvimento psíquico e situação afetiva de cada pessoa), é complexo e mutável, depende do contexto situacional.

Desde a formação, o profissional de enfermagem tem uma pré-concepção em relação ao ser humano que vivencia seu processo de morte e de morrer. E em decorrência disso, torna-se possível fazer indagações sobre como podemos enfrentar o medo da morte e, assim, como sermos mais eficientes diante do outro ser humano que enfrenta a experiência única de estar findando sua existência física.


Cuidados dispensados ao corpo após a constatação médica de óbito.


Objetivos: 


- Deixar o corpo limpo


- Preservar a aparência natural do corpo


- Evitar a saída de gazes, odores fétidos, sangue e secreções.


- preparar o corpo para o funeral;


- facilitar a identificação do corpo.


Após a constatação do óbito:


- Cercar o leito com biombos, colocar o avental e calçar as luvas de procedimento e outros equipamentos de proteção individual (EPI), com máscara e óculos caso necessário;


- observar a hora;



Fechar os olhos, fazendo compressão nas pálpebras ou colocando compressas de gaze embebida em água fria, gelada ou éter;

- Elevar ligeiramente a cabeceira deixando os membros alinhados;


- Colocar prótese dentária se houver;


- Retirar sondas, drenos, cateteres, cânulas...;


- Retirar da cama travesseiro e roupas extras;


- Cobrir o corpo com um lençol.


Material:



- algodão;

- atadura de crepe;


- pinça longa;


- esparadrapo;


- etiquetas de identificação (conforme rotina da Instituição);


- cuba rim;


- luva de procedimento;


- 2 lençóis;


- bacia com água e luva de banho se necessário. Cuidados importantes


- Evitar comentários desnecessários e manter atitude de respeito ao corpo.


- Em caso de necrópsia e encaminhamento para o Instituto Médico-Legal não fazer tamponamentos.



Tipos de Óbito
Definido – quando a causa da morte é conhecida;

Mal-definido – quando a causa da morte é desconhecida. O corpo é submetido à necrópsia;

Caso de polícia – tem comprometimento legal. São óbitos decorrentes de acidentes e agressões, o corpo é encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

A equipe de Enfermagem diante da morte


Os profissionais são freqüentemente expostos a situações de enfrentamento da morte de pessoas sob seus cuidados, sobretudo aqueles que atuam em serviços hospitalares. Apesar desse confronto com a morte no seu cotidiano de trabalho, esses profissionais encontram dificuldade em encará-la como parte integrante da vida, considerando-a, com frequência, como resultado do fracasso terapêutico e do esforço pela cura.

Estudar as concepções culturais do processo saúde-doença-morte nas diferentes sociedades pode possibilitar aos profissionais de enfermagem compreender seus próprios valores e crenças diante do processo de morrer e da morte bem como suas atitudes e ações relacionadas com as questões do cotidiano que influenciam na sua vida pessoal e profissional.

Há uma necessidade que os profissionais têm então, de quebrarem o silêncio e ousarem falar de suas dores, medos, do luto que deve ser elaborado, a fim de que suas demandas sejam atendidas e o melhor cuidado seja oferecido. É importante que eles se permitam entristecer e não se sintam culpados.

Quando paramos para pensar sobre o que se é permitido sentir o profissional enfermeiro a cerca da morte, vem o questionamento quanto ao comportamento que deve ser assumido frente ao paciente que morre e a família, pondo dúvidas em torno do cuidar com respeito.

Os profissionais de saúde acabam criando mecanismos de defesa que os auxiliam no enfrentamento da morte e do processo de morrer. Por serem preparados para manutenção da vida, a morte e o morrer em seu cotidiano, suscitam sentimentos de frustração, tristeza, perda, impotência, estresse e culpa. Em geral, o despreparo leva o profissional a afastar-se da situação.

Como um mecanismo de defesa e proteção contra o sofrimento, o processo de morrer e morte passa a ser visto como banal, sendo o distanciamento e endurecimento das relações frente à morte e ao paciente terminal algo tornado natural e considerado comum e rotineiro.


   

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,23,Doenças,68,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,131,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Cuidados com o corpo após a morte
Cuidados com o corpo após a morte
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnfPgw86p0TcsnvhlzwUITtZwwNLuYAf5cCtiTCGvIytl8-dD3gQSUOLOlqy7fWAWREqCqn7tv71pWg3ap8ijz317IpkEzArTjCwjD1kXl_gt5K_5DG1op3zItuYIq1XhbXm_T1bR_UP-R/s1600/cuidados-enfermagem-p%C3%B3s-morte.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnfPgw86p0TcsnvhlzwUITtZwwNLuYAf5cCtiTCGvIytl8-dD3gQSUOLOlqy7fWAWREqCqn7tv71pWg3ap8ijz317IpkEzArTjCwjD1kXl_gt5K_5DG1op3zItuYIq1XhbXm_T1bR_UP-R/s72-c/cuidados-enfermagem-p%C3%B3s-morte.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/cuidados-com-o-corpo-apos-morte.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/cuidados-com-o-corpo-apos-morte.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar