<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

História da Enfermagem

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos. Somente nos séculos XII e XIV é que houve o progresso da ciência, a...

A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos.
Somente nos séculos XII e XIV é que houve o progresso da ciência, aumentando os recursos profissionais na área da cura. 




Período Antes de Cristo 
Nesse período a doença era considerada como castigo de Deus ou efeito do poder do demônio; por isso recorriam à sacerdotes que acumulavam funções de médico e enfermeiro.


O tratamento consistia em afastar os maus espíritos através de banhos, massagens, etc.
  • No Egito praticava-se o hipnotismo.
  • Na Assíria a medicina era praticada através da magia.
  • Na Grécia os médicos conheciam os sedativos, fortificantes, ossos, circulação e faziam ataduras. 

Período Florence Nithingale



Nascida em Florença em 12 de maio de 1820, era dotada de uma inteligência incomum. Em 1854, seguiu para a guerra da Criméia, instalou em dois hospitais o seu serviço, prestando atendimento a 4.000 feridos. 

Florence ficou conhecida como a dama da lamparina, pois era com uma lamparina na mão que ela percorria as enfermarias à noite. Até meados do século XIX, era praticamente nula a assistência aos enfermos nos hospitais de campanha, onde a insalubridade aumentava ainda mais o número de mortos. 

Com seu trabalho, Florence Nightingale lançou as bases dos modernos serviços de enfermagem. Educada pelo pai, aprendeu grego, latim, francês, alemão e italiano, história, filosofia e matemática. Em 7 de fevereiro de 1837, acreditou ter ouvido a voz de Deus conclamá-la a uma missão. Interessou-se então pela enfermagem, e após formar-se por uma instituição protestante de Kaiserweth, Alemanha, transferiu-se para Londres, onde passou a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade. 

Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura. 

Em suas escolas, Florence baseava sua filosofia em quatro idéias-chave: 
1. O dinheiro público deveria manter o treinamento de enfermeiras e este, deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino. 2. Deveria existir uma estreita associação entre hospitais e escolas de treinamento, sem estas dependerem financeira e administrativamente. 
3. O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais, e não por qualquer pessoa não envolvida com a enfermagem. 
4. Deveria ser oferecida às estudantes, durante todo o período de treinamento, residência com ambiente confortável e agradável, próximo ao local. 

Durante a guerra da Criméia, entre 1854 e 1856, integrou o corpo de enfermagem britânico em Scutari, Turquia. 

Seu trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar a tornou conhecida em toda a frente de batalha. Publicou Notes on Matters Affecting the Health, Efficiency and Hospital Administration of the British Army (1858 Notas sobre a saúde, a eficiência e a administração hospitalar no exército britânico). Fundou em 1860 a primeira escola de enfermagem do mundo. Em 1901, completamente cega, parou de trabalhar. Morreu em Londres, em 13 de agosto de 1910. 


A Enfermagem como profissão 


Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas uma ciência, pois baseia-se em princípios científicos.


Para Wanda Horta a enfermagem tem três seres:
- o ser enfermagem
- o ser enfermeiro
- o ser paciente.


Simbologia da Enfermagem 


Os significados dados aos símbolos utilizados na Enfermagem, são os seguintes:
  • Lâmpada: caminho, ambiente;
  • Cobra: magia, alquimia;
  • Cobra + cruz: ciência;
  • Seringa: técnica
  • Cor verde: paz, tranqüilidade, cura, saúde
  • Pedra Símbolo da Enfermagem: Esmeralda
  • Cor que representa a Enfermagem: Verde Esmeralda
  • Símbolo: lâmpada, conforme modelo apresentado
























Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: História da Enfermagem
História da Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht2FgshUAxlz8_Bo3DIbWmoHCGXQck_2rRVPD5QVx1VHTc_gv1QgvfOiFQ0HXiioMF_mQ01aF7dI-Vrho2tKxfS3hka9kVOH1NLHbOpWqsy90aRAd_yBYkXv4ABpDIgwXiYgaOe_k1N_LV/s1600/historia-enfermagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht2FgshUAxlz8_Bo3DIbWmoHCGXQck_2rRVPD5QVx1VHTc_gv1QgvfOiFQ0HXiioMF_mQ01aF7dI-Vrho2tKxfS3hka9kVOH1NLHbOpWqsy90aRAd_yBYkXv4ABpDIgwXiYgaOe_k1N_LV/s72-c/historia-enfermagem.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/historia-da-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2014/07/historia-da-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar