<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Tratamento de feridas com Curativo à Vácuo (Curativo com Pressão Negativa)

O tratamento de feridas que não cicatrizam demanda cuidados prolongados com hospitalização ou cuidados  domiciliares com enfermagem e...

pressão negativa



O tratamento de feridas que não cicatrizam demanda cuidados prolongados com hospitalização ou cuidados domiciliares com enfermagem especializada.

A cicatrização mais rápida destas feridas pode resultar em menor tempo de hospitalização e retorno mais rápido às funções habituais do paciente, resultando em diminuição dos custos diretos e indiretos.

Recentemente foi introduzido um curativo que utiliza um aparelho gerador de pressão sub-atmosférica, curativo com pressão negativa ou técnica do fechamento de feridas assistido a vácuo. Esta técnica consiste na colocação de um curativo com uma espuma de células abertas dentro da cavidade da ferida, recobertas com um plástico selante e a aplicação de pressão negativa controlada (usualmente 125mm Hg abaixo da pressão ambiente) com um sistema de drenagem das secreções da ferida. Esta técnica visa reduzir o edema, retirar o excesso de fluidos e melhorar a circulação local, o que levaria à maior granulação e, consequentemente, à aceleração do fechamento da ferida.



A Terapia por Pressão Negativa é realizada através da utilização de uma espuma de poliuretano ajustada ao tamanho e profundidade da ferida e coberta hermeticamente por um filme transparente. Este sistema, ligado, por um tubo coletor com o seu recipiente, a um aparelho controla eletronicamente a graduação da intensidade, da frequência (contínua ou intermitente) da pressão negativa subatmosférica requerida para cada caso, sendo aplicada para unir as bordas da lesão.

Trata-se de um sistema que usa pressão negativa (vácuo) controlada, que promove a cura de lesões ao acelerar a cicatrização. 

Objetivo: Acelerar a cicatrização
- Aumento do fluxo sanguíneo (diminui o edema);
- Remove fluído (exsudato) da ferida;
- Estimula crescimento de tecido de granulação;
- Atrai as bordas da ferida ao centro;
- Prepara o leito da lesão para o fechamento.

INDICAÇÕES:
- Tratamento de feridas diabéticas de difícil cicatrização;
- Enxertos de pele;
- Feridas pós-deiscência de esternotomia (mediastinite);
- Feridas traumáticas (ortopédicas);
- Deiscência de sutura;
- Queimaduras;
- Úlcera por pressão;
- Síndrome do abdome aberto (deiscência abdominal com exposição de alças);
- Síndrome compartimental
- Síndrome de Fournier, fasceíte necrotizante e embolias cútis medicamentosas.

CONTRA INDICAÇÕES:
- Fistulas de grandes débitos;
- Tecido necrótico;
- Osteomielite não tratada;
- Malignidade da ferida;
- Sangramento ativo;
- Deficiências de coagulação;

Técnica: Uma esponja é recortada para cobrir exatamente a extensão da ferida e, então, é recoberta com plástico transparente e permeável ao vapor. Drenos ligam a esponja a um sistema coletor. Uma bomba portátil aplica pressão negativa de sucção de 125 mm Hg. A pressão sub-atmosférica é igualmente distribuída sobre toda a ferida e aspira todos os fluídos da mesma. Ao drenar os fluídos da ferida, o substrato para o crescimento de microorganismos é teoricamente removido. A pressão negativa deve acelerar a formação de tecido de granulação e aumentar o fluxo sanguíneo para a ferida, acelerando a cicatrização.















































obs: imagens disponíveis na Internet

VÍDEO AULAS DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

Jornada Brasileira em Tratamento de Feridas Crônicas





Curativo à vácuo desenvolvido na Universidade de São Paulo tem o mesmo resultado dos Curativos importados.
 REPORTAGEM NA REDE GLOBO









Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,109,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Tratamento de feridas com Curativo à Vácuo (Curativo com Pressão Negativa)
Tratamento de feridas com Curativo à Vácuo (Curativo com Pressão Negativa)
https://4.bp.blogspot.com/-OdL-wRmBexI/VRXnQqyE2LI/AAAAAAAAA24/mC2KcyeVjEI/s640/curativo-pressao-negativa.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-OdL-wRmBexI/VRXnQqyE2LI/AAAAAAAAA24/mC2KcyeVjEI/s72-c/curativo-pressao-negativa.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/03/tratamento-de-feridas-com-curativo.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/03/tratamento-de-feridas-com-curativo.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar