<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Prótese de Quadril e os cuidados de Enfermagem

A Artroplastia Total Primária de Quadril ou simplesmente Prótese de Quadril é um procedimento cirúrgico que tem como  objetivo su...


quadril

A Artroplastia Total Primária de Quadril ou simplesmente Prótese de Quadril é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo substituir a articulação natural doente ou fraturada, por uma articulação artificial constituída por materiais não orgânicos chamados implantes protéticos.  
                        
O quadril normal é uma junta formada pela cabeça do fêmur que se articula com uma cavidade da bacia chamada acetábulo ou cavidade acetabular 

As fraturas do colo do fêmur continuam desafiando a ortopedia, e apesar da melhoria das técnicas e dos implantes disponíveis, o número de casos desse tipo de fratura entre adultos jovens tem crescido devido ao aumento da intensidade dos traumas. Entre os idosos, o aumento deve-se ao aumento da perspectiva e da qualidade de vida. As importantes complicações dessa fratura, como necrose avascular e não consolidação, parecem depender da gravidade do deslocamento da fratura, da qualidade da redução e da estabilidade da fixação.



Os componentes de uma prótese de quadril são:


- Componente Acetabular;
- Insert (polietileno, cerâmica metal...)
- Haste femoral
- Cabeça femoral
- Cimento ósseo
- Centralizador 
- Restritor de Cimento (bone plug)
- kit cimentação
- Dreno sucção

obs: as próteses podem ser cimentadas (acetábulo e haste); hibrida (acetábulo parafusado e haste cimentada).





Assistência de enfermagem no pré-operatório de cirurgia de prótese de quadril


- Realizar o exame físico geral e específico, realizar os exames laboratoriais obrigatórios: hemograma, glicemia, ts-tc, sódio e potássio, uréia e creatinina, tipagem sanguínea, incluindo ECG em idosos. 
- Avaliar a pele com relação à sujidade, afecção epidérmica e preparo da 
pele, . Orientar a importância da lavagem diária com água e sabão da região pubiana e interglútea. 
- Orientar, mostrar e ensinar quanto ao uso de comadre e técnica de eliminação, importância do coxim de abdução do trapézio, do quadro balcânico que facilitará a movimentação no pós-operatório, ensinar a transferência do leito à cadeira de rodas e vice-versa ; ensinar exercícios isométricos (contrações musculares) do quadríceps e dos músculos glúteos e movimentos ativos do joelho, mudança de decúbito.
- Verificar a eliminação intestinal 48hs antes da cirurgia, Orientar quanto ao jejum de 6 a 12 hs antes da cirurgia. Avaliar os sinais vitais.
- No dia da cirurgia ou no intra-operatório deverá ser feita sondagem vesical, com sonda tipo FOLLEY (14 ou 16), possibilitando o balanço hídrico durante o intra e pós-operatório. 
- Encaminhar o paciente deverá ser feito em maca, com o prontuário, exames radiológicos recentes e exames complementares. A cama precisa ser prepara (cama de operado); quanto menor a movimentação no transporte do paciente operado, menor será o risco de complicações como dor e perda da prótese. 


Os cuidados no pós-operatório da cirurgia de prótese de quadril


- Elevação da cabeceira, verificar a existência de infusão venosa no braço e dor que, às vezes, pode dificultar a movimentação dos braços e mãos. 
- Estimular ao exercício no pós-operatório de artroplastia total do quadril é de fundamental importância para a prevenção de embolia, trombose, atrofia muscular e deformidades. 
- Posicionar o membro operado é fundamental ao sucesso da cirurgia (Manter o coxim de abdução).
- Mudança de decúbito é um procedimento adotado para prevenção de escaras nas regiões de proeminência ósseas e nas áreas de maior atrito. 
- Sentar no leito; este procedimento deve ser realizado a partir do terceiro dia de pós-operatório. Eleva-se a cabeceira mais ou menos em torno de 60º a 70º, 
retira-se o travesseiro e coloca-se um coxim na região cervical, evitando-se a tendência a inclinar o tronco para frente. 


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Prótese de Quadril e os cuidados de Enfermagem
Prótese de Quadril e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjECyc1CFl0jCJ7kZpZU1Zndi46ZJBlgY4zH7G69l8Jf_EaH0ZK2s6BhrimJskjcyNiTX6wt_v3TVFeRsTDdIDpfEZXpuVQKD_l3sPnwUctvnclzAeoN3-JI5mbbZ2W3F2MVRtcjQZ5uHIk/s400/quadril.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjECyc1CFl0jCJ7kZpZU1Zndi46ZJBlgY4zH7G69l8Jf_EaH0ZK2s6BhrimJskjcyNiTX6wt_v3TVFeRsTDdIDpfEZXpuVQKD_l3sPnwUctvnclzAeoN3-JI5mbbZ2W3F2MVRtcjQZ5uHIk/s72-c/quadril.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/04/protese-de-quadril-e-os-cuidados-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/04/protese-de-quadril-e-os-cuidados-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar