<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia de trabalho que permite ao Enfermeiro e sua equipe uma abordagem ...

SAE

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia de trabalho que permite ao Enfermeiro e sua equipe uma abordagem de individualização e humanização do cuidado prestado ao cliente, que estabelece um julgamento e raciocínio crítico sobre o processo saúde-doença.

É uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. 


A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, com visão holística e é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7.498 de 25/06/86 (Lei do Exercício Profissional). 

É a essência da prática da Enfermagem, instrumento e metodologia da profissão, e como tal ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar conseqüências. Vislumbra o aperfeiçoamento da capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento. Esse conjunto de conhecimentos proporciona justificativas para tomadas de decisão, julgamentos, relacionamentos interpessoais e ações.

A SAE ou Processo de Enfermagem é constituído de 5 etapas: Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem , Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Avaliação de Enfermagem ou Evolução de Enfermagem.

1ª etapa - Histórico De Enfermagem (Coleta de Dados)


Começou em 1965 no Programa de fundamentos de Enfermagem da escola de Enfermagem da USP, com o título de ANAMNESE de Enfermagem, pois havia o problema com a anamnese médica. Em 1967 em reunião do corpo docente da cadeira de Fundamentos da Enfermagem, como, o que era feito, era a história da enfermagem do paciente, surgiu o nome “Histórico de Enfermagem”.

Constituído por entrevista e exame físico. A entrevista investiga a situação de saúde do cliente ou comunidade, identificando os problemas e necessidades passíveis de serem abordados nas intervenções de Enfermagem. O exame físico consiste nos 4 métodos propedêuticos: INSPEÇÃO, PALPAÇÃO, PERCUSSÃO e AUSCULTA, a chave para a realização de um exame físico eficiente é um sólido conhecimento teórico e habilidades técnicas apropriadas.

As diretrizes para elaboração do Histórico de Enfermagem são:


Usar prontuário para dados de identificação, motivo, condições de chegada e atendimento, entre outros, a fim de não se repetir a investigação;

É privativo do enfermeiro, devendo ser realizado na admissão ou nas 24 ou 48 horas seguintes;

É centrado nas alterações e condições de risco;

É assinado e leva o número do COREN;

Deve vir com a guia instrucional e faz parte do prontuário;

É feito com a autorização do cliente

Partes de um histórico


a) Identificação:


- nome por extenso;

- enfermaria, leito;

- registro;

- sexo e idade;

- estado civil;

- filhos e respectivas idades;

- procedência;

- nacionalidade;

- ocupação com detalhes;

- grau de instrução;

- religião (praticante ou não);

- data de admissão;

- que via foi admitido (ambulatório ou PS)

b) Hábitos:


- Meio ambiente: condições de moradia, água, esgoto, lixo, luz;

- Cuidado corporal: banhados, unhas, cabelo, raspagem de pelos (tricotomia);

- Eliminações: hábitos intestinais e urinários, tabus, menstruação;

- Alimentação;

- Sono e repouso;

- Exercícios e habilidades físicas;

- Recreação;

- Manutenção da saúde exame médico periódico.

c) Exame Físico:


- Condições gerais: vestuários, condições mental, expressão facial, locomoção, peso altura, fumo, etilismo;

- Sinais vitais: freqüência e características (Pulso, respiração, pressão arterial e temperatura);

- Queixa do paciente;

- problemas identificados.

d) Problemas de saúde:


- o que o paciente acha da sua doença;

- que doenças já teve e suas experiências com hospitais;

- métodos ou preocupações: do hospital, da cirurgia, etc;

- fase da doença: grave, crônica, etc;

- resultados dos exames.

2ª etapa – Diagnóstico de Enfermagem


Nessa fase o enfermeiro analisa os dados coletados e avalia o estado de saúde do cliente através da identificação e avaliação de problemas de saúde reais ou potenciais que são passíveis da resolução por meio das atividade de Enfermagem.

Conceito: é a identificação das necessidades básicas do ser humano que precisa de atendimento e a determinação pelo enfermeiro do grau de dependência deste atendimento em natureza e extensão.

O grau de dependência pode ser total ou parcial.

Total: tudo que a enfermagem faz pelo cliente quando este não tem condições de fazer por si, seja qual for a causa.

Parcial: a assistência de enfermagem pode situar-se em termos de ajuda, orientação, supervisão e encaminhamento.

O julgamento clinico é o processo cognitivo caracterizado por diversas decisões para definir o melhor diagnóstico, a melhor intervenção e os efeitos desta intervenção, estabelecendo o diagnóstico e o seu raciocínio. O enfermeiro necessita desenvolver habilidades e competências cognitivas, técnicas, afetivas e sociais para ser capaz de desenvolver o raciocínio clinico.

O diagnóstico de Enfermagem é ação privativa do enfermeiro, deve ser enumerado, e o enfermeiro deve assinar o instrumento utilizado para anotação dos diagnósticos de Enfermagem e colocar número do COREN sob o qual está inscrito.

3ª etapa – Planejamento de Enfermagem


São as intervenções de Enfermagem. É a determinação global da assistência de Enfermagem que o cliente deve receber diante do Diagnóstico de enfermagem estabelecido, é o resultado da análise do Diagnóstico, examinando as alterações, necessidades afetadas e o grau de dependência. Observação:

F (fazer)

A (ajudar)

O (orientar)

S (supervisionar)

E (encaminhar)

As intervenções planejadas devem ser destinadas a alcançar os resultados esperados e a prevenir, resolver ou controlar as alterações encontradas durante o Diagnóstico.

4ª etapa - Implementação de Enfermagem


É a concretização do plano de atendimento ou assistencial pelo roteiro aprazado que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas específicas do ser humano. O momento da realização pode ser: admissional, complementar diária e de alta. Seu efeito pode ser de conduta ou de ação. A conduta modifica o estado do cliente (repouso, curativo, orientação, termoterapia, higiene, etc.) A ação da subsidio para avaliar o cliente (SSVV, administração de medicamentos, diurese, características de sintomas, etc.). Quanto a autonomia, pode ser independente, quando a decisão é o enfermeiro (higiene, repouso, curativo, orientação, controle de SSVV, etc.); dependente, quando é vinculada a decisão de outros profissionais (medicamentos, exames, cirurgia, etc).

As diretrizes são:


Dirigidas pelos Diagnósticos e outros problemas de Enfermagem (prescrição médica, exames, cirurgia,etc);

Verbo no infinitivo e de ação (Fazer, encaminhar, aplicar, banhar, orientar, ministrar, esclarecer, controlar, avaliar,explicar, informar, lubrificar, acompanhar, etc...);

Responde: O que? Como? Quando? Que parte do corpo?;

Seguir padrões mínimos de enfermagem e/ou específicos;

Atividade genérica (sem marcas de produtos);

Atividade com idéia única;

Numerada de acordo com o diagnóstico correspondente;

Atividade privativa do enfermeiro;

Letra legível sem rasuras;

Validade do horário de acordo com o período;

Divisão dos trabalhos por período;

Checagem com rubrica;

Data, nome e COREN. Utilizar carimbo.

5ª etapa – Avaliação – Evolução de Enfermagem 


É o relato aprazado das mudanças sucessivas que ocorrem com cliente enquanto está sob a assistência profissional. Anotar inicialmente a avaliação do global do plano de cuidado. Determina se os resultados foram atingidos, se as intervenções foram efetivas e se são necessárias modificações. Pode ser conceituada ainda como a análise das respostas do cliente frente aos cuidados de enfermagem prescritos em função dos resultados obtidos no prazo determinado. São usados indicadores- qualificadores de avaliação:

Ausente – Presente

Melhorado – Piorado

Mantido – Resolvido

Os tipos são: diária, complementar e de alta

As diretrizes são:


Condição básica para evolução, e entrevista do dia, evolução, prescrição e anotação de Enfermagem, resultados de exames, prescrição médica;

Os Diagnósticos de Enfermagem são avaliados em função de indicadores com justificativas baseadas na orientação anterior;

Deve ser precedida de horário;

É atividade privativa do enfermeiro;

Deve conter nome e COREN no carimbo.

Prognóstico de Enfermagem


O prognóstico indicará as condições que o cliente atingiu na alta médica. Ele chegou a total independência ou esta dependente.

Anotações de Enfermagem


É o registro das respostas do cliente frente aos padrões mínimos de enfermagem e aos cuidados individualizados logo após sua execução e/ou registro das intercorrências.

Diretrizes para as anotações de Enfermagem:


Os padrões mínimos de Enfermagem, os cuidados específicos e as intercorrências são básicos para a elaboração das anotações;

As anotações são subsídios para todas as etapas da SAE;

Deve responder as prescrições de Enfermagem;

É competência de enfermeiros, técnicos e auxiliares que executam cuidados;

Deve conter horário antes do registro;

Deve ser clara e concisa;

Deve ter nome, função e número do COREN.

Dica para controle do processo:

Cuidado prescrito

Cuidado realizado

Cuidado checado

Cuidado anotado

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE
Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk4yorxZ_m6H2-ucIYE3Dzaw7A8QHNxoVtMNjWViiAlmt5CsGpRiOjZ-EVqDfY-hPBSQImwdqCqyHD9hHyLwcvJHXwULd7E9tavAaM9rWofMcRXxEfLbZDMklDcec-tR_-FJ6rukAdV_VE/s400/SAE-Sistematizacao-assistencia-enfermagem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk4yorxZ_m6H2-ucIYE3Dzaw7A8QHNxoVtMNjWViiAlmt5CsGpRiOjZ-EVqDfY-hPBSQImwdqCqyHD9hHyLwcvJHXwULd7E9tavAaM9rWofMcRXxEfLbZDMklDcec-tR_-FJ6rukAdV_VE/s72-c/SAE-Sistematizacao-assistencia-enfermagem.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/05/sistematizacao-da-assistencia-de.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/05/sistematizacao-da-assistencia-de.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar