<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Enfermagem em Home Care

Denominado como Assistência Domiciliar, o Home Care é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à con...

Denominado como Assistência Domiciliar, o Home Care é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento.

O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, a interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidos no tratamento.



Entre seus benefícios está a diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.

Regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.

A assistência domiciliar deve ser considerada como um recurso a ser utilizado que procura manter o cliente junto à sua família, buscando-se o conforto e a recuperação, reabilitação biopsico-social, além de primar pela garantia dos mesmos princípios de biossegurança a que os clientes teriam acesso na internação hospitalar tradicional (COFEN).

Segundo o COFEN, Home Care, Assistência Domiciliar e/ou Assistência Domiciliária, necessita atender e se enquadrar nas disposições da Lei 7498/86 e no Decreto-Lei 94.406/87.

A enfermagem em domicílio é indicada para pacientes em fase aguda ou crônica
de doenças, com incapacidade funcional em uma ou mais atividades, visando sua reabilitação, recuperação ou mesmo a oferta de cuidados paliativos.

Incluem-se ainda no programa procedimentos pontuais como curativos, administração de medicamentos via parenteral, entre outros.

A Enfermagem em Domicílio busca proporcionar conforto e segurança para o paciente no domicilio, e tranquilidade para seus familiares. A partir de uma avaliação criteriosa do paciente, por solicitação do médico ou dos responsáveis, é elaborado um plano de atenção conforme a complexidade de cada caso:

- Realizar o cuidado domiciliar;
- Concretizar a autonomia do indivíduo e da família;
- Descobrir formas e possibilidades de vivencia de uma vida digna e com saúde
nas mais diferentes situações.
- Reintegrar o paciente em seu núcleo familiar e de apoio; proporcionar assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família;
- Estimular uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto; promover educação em saúde;
- Contribuir para a otimização dos leitos hospitalares e do atendimento ambulatorial, visando a redução de custos; 

BENEFÍCIOS

A diminuição das reinternações e dos custos hospitalares;
- A redução do risco de infecção hospitalar;
- A manutenção do paciente no núcleo familiar; e
- O aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares.

Enfermagem no Domicílio

Visita domiciliar: atendimento realizado por profissional ou equipe de saúde na residência do cliente, com o objetivo de avaliar as necessidades deste, de seus familiares e do ambiente onde vive, para estabelecer um plano assistencial voltado a recuperação/reabilitação.

Considerando: necessidades do cliente e disponibilidade do serviço.
- Orientações são feitas aos acompanhantes para continuidade do serviço

Atendimento domiciliarcompreende-se as atividades assistenciais exercidas por profissionais e/ou equipe de saúde na residência do cliente, para executar procedimentos mais complexos, que exigem formação técnica para tal. A periodicidade do atendimento é realizada de acordo com a complexidade do cuidado requerido.

Internação domiciliar: são atividades assistenciais especializadas, exercidas por
profissionais e/ou equipe de saúde na residência do cliente, com oferta de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos.
Assemelha-se ao cuidado oferecido no âmbito hospitalar. A permanência de profissionais de enfermagem é pré-estabelecida (6, 12 ou 24 horas) ocorrendo também orientação ao responsável pelo cuidado no domicilio.

LEGISLAÇÃO
A Resolução do COFEN 267/2001 define enfermagem no Home Care, como:
A prestação de serviços de saúde ao cliente, família e
grupos sociais em domicílio”.
A Resolução-COFEN Nº 256 de 12 de julho de 2001, define que esta modalidade assistencial exprime, significativamente, "a AUTONOMIA e o caráter liberal do profissional Enfermeiro”.

O COFEN delimita os níveis de complexidade dos clientes do Home Care para com os cuidados de enfermagem e os Respectivos papeis a serem desempenhados pelo enfermeiro na função assistencial, função administrativa, função de pesquisa e função educativa, o que confere ao profissional pleno domínio nessa área de conhecimento.

Lei nº 7.498/86 é regulamentada pelo decreto 94.406/87;
- A Resolução do COFEN nº 358/2009;
- A Resolução do COFEN nº 281/2003;
- A Resolução do COFEN nº 272/2002;
- A Resolução do COFEN nº 270/2002;
- A Resolução do COFEN nº 267/2001
- A Resolução do COFEN nº 225/2000.

Segundo a Resolução COFEN nº 267/2001: As atividades de Enfermagem no domicílio estão previstas nos seguintes níveis de complexidade:
- Menor complexidade: Neste nível está caracterizado a investigação do processo saúde/doença. O cliente necessita de procedimentos técnicos-científicos de Enfermagem relacionada às prevenções, promoção e manutenção do estilo de vida saudável.

- Média complexidade: Neste nível não se dá a caracterização de uma doença em curso. Entretanto, o cliente necessita de procedimentos técnicos-científicos de Enfermagem que definirá o modelo assistencial aplicado à clientela visando a deliberação do dano, invalidez e a reabilitação da mesma com retorno ao seu estado de vida;

- Alta complexidade: Neste nível o cliente apresenta uma doença em curso, cujo atendimento em domicílio deverá ser multiprofissional, ocorrendo a internação domiciliar, ficando assegurado à complexidade do especialista em Enfermagem em Domicílio-Home Care

A Resolução ainda estipula como competência privativa do Enfermeiro em Domicílio- Home Care atuar nas seguintes funções: assistencial, administrativa, educativa e de pesquisa.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Enfermagem em Home Care
Enfermagem em Home Care
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJXbVI-ulOrUB-52Re2fVUq_hd4YGkZk_tdIgAkDzoajAsFK_pI-gR7k17FqA10Q1gmx0IBvSGtR7PeAwaIxDAQtNXfob9lDj-aaLMsbpKGZS5EoRW7v85tQSuIuXx7QtMREfi_glcZCop/s640/home-care-services.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJXbVI-ulOrUB-52Re2fVUq_hd4YGkZk_tdIgAkDzoajAsFK_pI-gR7k17FqA10Q1gmx0IBvSGtR7PeAwaIxDAQtNXfob9lDj-aaLMsbpKGZS5EoRW7v85tQSuIuXx7QtMREfi_glcZCop/s72-c/home-care-services.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/07/enfermagem-em-home-care.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/07/enfermagem-em-home-care.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar