<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Drenos e os cuidados de Enfermagem

Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior.


Algumas cirurgias exigem a necessidade da colocação de drenos para facilitar o esvaziamento do ar e líquidos (sangue, secreções) acumulados na cavidade.

Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior.

As indicações para colocação de controle de drenos são específicas para cada tipo de dreno. 

Os drenos podem ser classificados em


- Dreno aberto, ex.: penrose; 

- Dreno de sucção fechada; 

- Dreno de reservatório; 

- Cateteres para drenagem de abscesso.










Dreno de Penrose 


É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. Seu orifício de passagem deve ser amplo e ser posicionado à menor distância da loja a ser drenada, não utilizando o dreno por meio da incisão cirúrgica e, sim, por meio de uma contraincisão. 

Para evitar depósitos de fibrina que possam obstruir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado a cada 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contraindicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada. O orifício de saída deve ser ocluído com gaze estéril, devendo este curativo ser substituído sempre que necessário. 








Dreno de Sucção (Portovac) 


É composto por um sistema fechado de drenagem pós-operatória, de polietileno, com resistência projetada para uma sucção contínua e suave. 

Possui uma bomba de aspiração com capacidade de 500 ml, com um cordão de fixação, uma extensão intermediária em PVC com pinça corta-fluxo e um conector de duas ou três vias, e um cateter de drenagem com agulha de aço cirúrgico (3,2 mm, 4,8 mm ou 6,4 mm) utilizada para perfurar o local de passagem do dreno. 

É usado para drenagem de líquido seroso ou sanguinolento, de locais de dissecção ou da área de anastomoses intraperitoneais. Seu objetivo é facilitar a coaptação dos tecidos adjacentes e impedir o acúmulo de soro e a formação de hematoma. Uma das principais complicações são a erosão do dreno em órgãos ou vasos circunvizinhos e a ruptura do cateter ao ser retirado. 

Cuidados com o Portovac

Prazo de permanência: aproximadamente 48 horas.
Não tracionar
verificar drenagem (presença de coágulos)
Manipulação asséptica





Dreno de Abramsom 

São tubos de grande calibre e luz múltipla e têm as seguintes finalidades: 

- Irrigação e aspiração contínua; 

- Usado mais comumente para drenar espaços intra-abdominais que se espera drenar grande volume de líquido. 





Dreno de Kerr 

É introduzido nas vias biliares extra-hepáticas, sendo utilizado para drenagem externa, descompressão, ou ainda, após anastomose biliar, como prótese modeladora, devendo ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo sua saída espontânea.



Dreno JP (Jackson Pratt)


Drenos com reservatório JP, que funciona com pressão negativa e diferencia-se do anterior por possuir a forma de uma pêra.

Indicação: cirurgias abdominais.

Principal cuidado: manter vácuo (então culmina por alterar o volume drenado, podendo acumular o que provocaria dor, desconforto, alteração de sinais vitais e outras.




Dreno Blake


O Dreno de Blake é um dispositivo de silicone para a drenagem de fluidos no período pós-operatório. Possui canais de fluxo ao longo de seu corpo, que diminuem a possibilidade de obstrução e possibilitam uma drenagem mais eficiente. O seu centro sólido proporciona uma maior resistência às tensões, evitando assim a obstrução.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,23,Doenças,68,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,131,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Drenos e os cuidados de Enfermagem
Drenos e os cuidados de Enfermagem
Dreno pode ser definido como um objeto de forma variada, produzido em materiais diversos, cuja finalidade é manter a saída de líquido de uma cavidade para o exterior.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2IRncsXzUWyQtBD4Gtnwq3HvvcmwISTZiFBIQnHo_Kj0iRkrbXyPWBsB-XhHs4kp-WNxfbcQm3XjpEuXEdA4oAvA9G4_zAHXKDXRlTRh6C7OMYoKskwUNRt3GyY3zS2675bhjLV0DHMgq/s1600/drenos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2IRncsXzUWyQtBD4Gtnwq3HvvcmwISTZiFBIQnHo_Kj0iRkrbXyPWBsB-XhHs4kp-WNxfbcQm3XjpEuXEdA4oAvA9G4_zAHXKDXRlTRh6C7OMYoKskwUNRt3GyY3zS2675bhjLV0DHMgq/s72-c/drenos.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/09/drenos-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/09/drenos-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar