CPAP – Tire algumas duvidas sobre esse aparelho!

O CPAP é um aparelho de suma importância para quem precisa tratar a Apneia Obstrutiva do Sono. Nem todos os que desenvolvem essa síndrome precisam desse dispositivo, mas sabemos que ele é a solução para muitas pessoas que sofrem com a respiração interrompida durante o repouso.


Marcas e modelos diferentes não são apenas os únicos causadores de duvidas entre as pessoas que vão iniciar o uso do CPAP ou quem conhece alguém que vai começar esse tratamento. Entender como funciona a regulagem e como usar de forma correta é essencial. Por isso, é preciso sanar as dúvidas.


Veja aqui algumas perguntas comuns sobre o CPAP

  • O CPAP pode me fazer mal?
O aparelho foi criado para manter a pressão continua da respiração. Por isso, o CPAP apenas oferece ritmo àqueles que têm interrupção deste processo durante o sono. Contudo, a regulagem é feita especialmente para cada individuo, por isso, quem tem uma respiração regular pode sim ter problemas gerados pelo uso do CPAP. É preciso lembrar sempre que esse é um tratamento.

  • O CPAP acaba com o ronco?
A SAOS muitas vezes é diagnosticada graças ao ronco. O barulho incomoda quem está ao redor e é essa a motivação para a busca de um diagnóstico. O CPAP ajuda a corrigir a respiração durante o sono, evitando assim que o ronco ocorra.

  • Quem faz a calibragem do meu CPAP?
A calibragem do CPAP é definida pelo médico responsável pela receita deste tratamento e pode ser executada pelo próprio ou por outro profissional de saúde que tenha todas as instruções do médico. É muito importante respeitar essa calibragem.



  • Devo escolher por preço, modelo ou marca?
A melhor forma de escolher o seu CPAP é seguindo as instruções do seu médico. Ele sabe qual modelo é melhor para o seu caso, além de indicar mascaras e etc. Caso você sinta incomodo ou não tenha o resultado esperado volte a consultá-lo para ter o melhor ajuste.

  • E se faltar energia e o CPAP desligar?
Embora a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono seja um distúrbio que precisa de cuidados e tratamentos ele não possui consequências imediatas. Isso quer dizer e, caso o seu CPAP pare de funcionar você irá respirar como antes. Entretanto, isso não vai apresentar riscos iminentes.

Sempre procure saber mais

Um aparelho como o CPAP deve ser usado com todo cuidado necessário a um tratamento de saúde. Por isso, se você tiver dúvidas não deixe de procurar as respostas. Quanto mais você entende sobre a SAOS, melhor você compreende a importância do uso do CPAP.