<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Tipos de equipos de infusão utilizados nos hospitais

Hoje vamos abordar sobre os tipos de equipos de infusão utilizados, e as recomendações da Agencia Nacional de Saúde (ANVISA) sobre in...


Hoje vamos abordar sobre os tipos de equipos de infusão utilizados, e as recomendações da Agencia Nacional de Saúde (ANVISA) sobre indicações e período de troca.

 Equipo para infusão:

No caso dos equipo com injetor lateral, este deve ser confeccionado com material autosselável, isento de látex, para uso exclusivo com seringas, e adaptador tipo luer lock, na sua porção distal, como medida de segurança para evitar a desconexão acidental.

Quando da utilização de frascos de infusão colabável, contraindica-se a utilização de equipo com respiro de qualquer natureza.
Para utilização em frascos semirrígidos e rígidos, recomenda-se o uso de equipo que contenha respiro com filtro hidrofóbico de 0,22 ų, e que atenda a legislação vigente no país.

Os equipos comuns (macrogotas e microgotas) devem apresentar, na porção proximal, um adaptador na forma pontiaguda para conexão nos frascos e bolsas de solução, uma câmara gotejadora flexível e transparente.

 
 O tubo extensor confeccionado em PVC ou polietileno com comprimento adequado para a necessidade da terapia deve ser transparente e flexível.
Para administração de fármacos fotossensíveis, o equipo deverá apresentar coloração âmbar.

Equipos utilizados em frascos rígidos e semirrígidos devem apresentar respiro para a filtragem do ar. O respiro deve conter um filtro hidrofóbico de 0,22 ų. O injetor lateral se for utilizado, destina-se apenas a conexões com sistema sem agulha do tipo luer lock (seringas equipos e extensores). Presença de filtro na tampa protetora da porção distal do equipo, para eliminação do ar durante o preenchimento do tubo extensor. Sistema de conexão luer lock na porção distal do equipo, para adaptação segura em cateteres, dânulas (torneirinhas) entre outros.

 

Equipo com câmara graduada:

O equipo graduado deve apresentar um tubo extensor proximal, transparente e flexível, com adaptador perfurante para conexão em frasco ou bolsa de solução.

A câmara graduada deve apresentar corpo rígido, ser transparente, graduada em mililitro (mL), com filtro de 0,22µ e injetor autosselável, livre de látex.
O tubo extensor confeccionado em PVC ou polietileno com comprimento adequado para a necessidade da terapia deve ser transparente e flexível.

O injetor lateral se for utilizado, se destina apenas a conexões com sistema sem agulha do tipo luer lock (seringas equipos e extensores).

O sistema de conexão luer lock deve estar na porção distal do equipo para adaptação segura em cateteres, dânulas entre outros.

Deve existir filtro na tampa protetora da porção distal do equipo para eliminação do ar durante o preenchimento do tubo extensor.

Troca do equipo:
  • Infusão contínua – proceder a troca a cada 72-96h.
  • Infusões intermitentes – proceder a troca a cada 24h.
  • Nutrição parenteral – proceder a troca a cada 24 h.
  • Emulsões lipídicas – proceder a troca a cada 24h.
  • Administração de sangue e hemocomponentes – proceder a troca a cada bolsa.
  • O sistema de infusão deve ser trocado na suspeita ou confirmação de IPCS

Deve ser realizada a manutenção preventiva de acordo com cronograma estabelecido pelo fabricante ou pela instituição e corretiva.

Devem ser mantidos os registros das manutenções.

A limpeza e desinfecção da superfície e do painel das bombas de infusão deve ser realizada a cada 24 horas e na troca de paciente, utilizando produto conforme recomendação do fabricante.

A troca de equipo deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante.

Bombas de Infusão de uso domiciliar:


A manutenção preventiva deve ser realizada de acordo com cronograma estabelecido pelo fabricante ou pela instituição e corretiva.

O registro das manutenções devem ser mantidos.

A limpeza e desinfecção da superfície e do painel das bombas de infusão devem ser realizadas a cada 24 horas e na troca de paciente, utilizando produto conforme recomendação do fabricante.

Deve ser estabelecida rotina para avaliação de acesso vascular e funcionamento do equipamento.


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Tipos de equipos de infusão utilizados nos hospitais
Tipos de equipos de infusão utilizados nos hospitais
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRB667N8A1oFumURXeL2wkns4x3dm-wsnnXkCQG8Hhd2LaSItRCUQMYqPP7yXYmjeourPvdbeASRgAiogFtZSdNDP2X9veMfaAUO6Kd71G9d4vzcnV3H65nKkzpmyBLPLd3zF_tah7h5Jo/s640/gotejador.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjRB667N8A1oFumURXeL2wkns4x3dm-wsnnXkCQG8Hhd2LaSItRCUQMYqPP7yXYmjeourPvdbeASRgAiogFtZSdNDP2X9veMfaAUO6Kd71G9d4vzcnV3H65nKkzpmyBLPLd3zF_tah7h5Jo/s72-c/gotejador.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/11/tipos-de-equipos-de-infusao-utilizados.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/11/tipos-de-equipos-de-infusao-utilizados.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar