<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Prótese de Joelho e os cuidados de Enfermagem

A articulação do joelho é formada pelo fêmur (osso da coxa), tíbia (osso da perna) e a patela (rótula). Esta articulação tem gr...


A articulação do joelho é formada pelo fêmur (osso da coxa), tíbia (osso da perna) e a patela (rótula). Esta articulação tem grande importância na sustentação do corpo e pode sofrer desgaste com o avançar da idade, caracterizada pela osteoartrose do joelho. 
O joelho pode ficar comprometido como um todo sendo necessária a sua substituição pela prótese total de joelho e assim aliviar as dores do paciente.

INDICAÇÃO:
As indicações mais comuns para realização da artroplastia do joelho são a presença da dor e impotência funcional sem melhora com outros tratamentos.
Geralmente são pacientes com artrite reumatóide ou osteoporose degenerativa dos joelhos que tiveram insucesso com tratamento conservador.

A prótese total de joelho funciona como uma articulação artificial com substituição do osso já gasto por componentes metálicos do fêmur , tíbia e patela.


Classificação das próteses

Prótese de substituição Parcial:
Existe apenas um componente da articulação que é substituído. Pode ser, a metade lateral ou medial da articulação tíbio-femural.

Prótese de substituição Total:
Ambas as extremidades ósseas são substituídas por implantes de próteses podendo a componente fêmur patelar ser ou não substituído.

Cuidados de Enfermagem:
A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. A prevenção destas, no pós-operatório promove rápida convalescença, poupa tempo, reduz gastos, preocupações, ameniza a dor e aumenta a sobrevida.

Após a avaliação, pelo enfermeiro, dos controles gerais, dos antecedentes clínicos, da fisiopatologia da doença, das intercorrências intra-operatórias e anestésicos, e de um exame físico completo, é possível elaborar um plano de cuidados individualizado.

A cirurgia altera a homeostase do organismo, alterando o equilíbrio hidroeletrolítico, os sinais vitais e a temperatura do corpo. Independentemente do tempo cirúrgico, o risco de complicações pós-operatórias está presente em toda intervenção.

Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente no pós-operatório são direcionados no sentido de restaurar o equilíbrio homeostático, prevenindo complicações.

Principais intervenções de enfermagem:
  • Receber e transferir o paciente da maca para o leito com cuidado, observando sondas, drenos, soro etc;
  • Posicionar o paciente no leito, conforme o tipo de anestesia;
  • Verificar SSVV;
  • Observar estado de consciência (sonolência);
  • Avaliar drenagens e soroterapia;
  • Fazer medicações conforme prescrição médica;
  • Controlar a diurese;
  • Assistir psicologicamente o paciente e os familiares;
  • Observar e relatar as complicações: Pulmonares (cianose, dispnéia, agitação); Urinárias (infecção e retenção urinária); Gastrintestinais (náuseas, vômitos, constipação intestinal, sede); Vasculares (cianoses e edemas); avaliar a ferida operatória (hemorragia, infecção e descência) e choque.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Prótese de Joelho e os cuidados de Enfermagem
Prótese de Joelho e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVGs7_37-6nQaoHZ7hKRmP0vmdF9nXga2e4OLBY_j4zMIBXk_0nkXaXgGkHSCumxh3LVX2LMFUq-qj0_DFOGvA1ldyVKOGuLhXMtloCs_LpkWdkgRYliIYOW9V-Moof5Lxhh3nKBcHrjCl/s1600/protese-de-joelho-enfermagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVGs7_37-6nQaoHZ7hKRmP0vmdF9nXga2e4OLBY_j4zMIBXk_0nkXaXgGkHSCumxh3LVX2LMFUq-qj0_DFOGvA1ldyVKOGuLhXMtloCs_LpkWdkgRYliIYOW9V-Moof5Lxhh3nKBcHrjCl/s72-c/protese-de-joelho-enfermagem.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/06/protese-de-joelho-cuidados-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/06/protese-de-joelho-cuidados-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar