<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Enfermagem do Trabalho

O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas faz com que muitos gestores não detenham suas atenções quanto ao ambiente d...


O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas faz com que muitos gestores não detenham suas atenções quanto ao ambiente de trabalho oferecido a seus empregados e consequentemente não percebem os danos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de trabalho, ao meio ambiente e às comunidades.

As organizações devem garantir que suas operações e atividades sejam realizadas de maneira segura e saudável para os seus empregados, atendendo aos requisitos legais de saúde e segurança, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Normas Regulamentadoras que tratam de Segurança e Saúde ocupacional. Assim, o sistema de gestão atua no comprometimento e atendimento aos requisitos legais e regulatórios, podendo trazer inúmeros benefícios tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista motivacional.

A luta por segurança, higiene e saúde do trabalhador, assuntos estes que vêm sendo discutidos por diversas categorias profissionais, tais como engenharia e segurança do trabalho, da medicina do trabalho, da ergonomia, da psicologia e outras áreas do conhecimento humano, onde se reconhece a importância do ambiente de trabalho saudável.


A preocupação constante com os postos de trabalho, a evolução tecnológica no que diz respeito à criação de dispositivos de proteção nas máquinas e equipamentos, o treinamento e a capacitação dos funcionários visam afastar de vez as consequências provenientes de um acidente ou uma doença adquirida pelo desempenho do trabalho. Portanto a higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores.

A profissão de Enfermagem do Trabalho teve início no século XIX na Inglaterra e era conhecida como enfermagem laboral, onde o enfermeiro realizava visita domiciliar aos trabalhadores doentes e seus familiares. Na década de 70 aumentou a criação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Engenharia do Trabalho, além da criação de leis e portarias relacionadas ao trabalhador (Lei nº 6.514/77; portaria 3.214/78).

A Enfermagem do Trabalho consiste na aplicação dos princípios e procedimentos de enfermagem com a finalidade de promover, conservar e restaurar a saúde do trabalhador e grupos nos seus locais de trabalho, contribuindo assim, para o seu bem estar e ótimo desempenho.

O cuidar da saúde dos trabalhadores implica uma atuação interdisciplinar e interprofissional, em que a enfermagem contribui de modo importante para a preservação e programação da saúde no trabalho.

O enfermeiro de saúde ocupacional tem um campo de ação muito vasto que poderá ir desde o estudo do ambiente de trabalho, da higiene, alimentação, proteção global e individual do trabalhador, considerando-o sempre como elemento de uma família/comunidade. Em suma, pode atuar nos três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária.

A Enfermagem do Trabalho é uma especialidade que esta em plena ascensão em diversos países do mundo, pois reúne um conjunto de conhecimentos, fundamentações e práticas voltadas para valorização do trabalhador. Busca a proteção, prevenção e manutenção da saúde, reabilitação funcional e reinserção laboral. Prepara o enfermeiro para desenvolver ações na área da organização e administração dos serviços ocupacionais de saúde (gerência de serviços); vigilância à saúde; assistência de campo, onde os eventos específicos acontecem e se manifestam, no ambulatório e/ou em situações de emergência; cria condições para o aperfeiçoamento e implementação de planos e programas de educação/promoção em saúde e de prevenção de agravos aos trabalhadores, observando, para além das capacidades psicofisiológicas do ser humano, os aspectos socioculturais e ambientais; possibilita o planejamento e execução de projetos baseados em dados oriundos da investigação dos enfermeiros.
Para aprofundar mais seu conhecimento sobre este assunto, recomendamos o curso online de Enfermagem do Trabalho da instituição Cursos Aprendiz.
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Enfermagem do Trabalho
Enfermagem do Trabalho
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTJmu60kPwPlFXG8uS8fuj_tB2A98uhyk79mqSHiAqxTqvTSW6IqQKFwHJs53I0fJ1VfnLJh6Pl4XhM9nICeSalK5bLb9Vh_jnrPIpvZSUTZSPTyPUZNDNVmx6i7FmueA5lG8bHtGE2MEo/s640/enfermagem-trabalho.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTJmu60kPwPlFXG8uS8fuj_tB2A98uhyk79mqSHiAqxTqvTSW6IqQKFwHJs53I0fJ1VfnLJh6Pl4XhM9nICeSalK5bLb9Vh_jnrPIpvZSUTZSPTyPUZNDNVmx6i7FmueA5lG8bHtGE2MEo/s72-c/enfermagem-trabalho.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/03/enfermagem-do-trabalho.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/03/enfermagem-do-trabalho.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar