<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cadeia de sobrevivência

Todos os anos, muitas pessoas morrem em situações de emergência não pelo diagnóstico ou circunstância, mas pela falta de um atendimento ...


Todos os anos, muitas pessoas morrem em situações de emergência não pelo diagnóstico ou circunstância, mas pela falta de um atendimento eficiente e seguro que deveria ser prestado a essas vítimas.

Sabe-se que quase 80% dos casos de parada cardíaca acontecem em casa e são presenciados por um membro da família, e menos de 10% sobrevivem, pois a maioria das testemunhas não sabem fazer a reanimação básica.



A reanimação feita por quem presencia a parada cardíaca pode “dobrar” a chance de sobrevivência, pois cada minuto após a parada cardíaca diminui as chances de sobrevivência em 10%;

É evidente que a falta de interesse, preparo e prática para essas situações são algumas dificuldades que são encontradas em nossa sociedade, quando a tônica atual, deveria ter como prioridade a educação em políticas publicas de saúde e prevenção para minimizar o número de mortes pela falta de um atendimento imediato.

A American Heart Association (AHA) preconizou a chamada “Cadeia de sobrevivência”, que visa facilitar o atendimento e prosseguimento à uma vítima de PCR. 

A Cadeia de Sobrevivência representa, simbolicamente, o conjunto de procedimentos que permitem salvar vítimas de parada cardiorrespiratória. Consiste em uma corrente interligada de procedimentos que tem como objetivo o salvamento de uma vida. São eles:

Reconhecimento imediato da RCP* e acionamento do serviço de emergência (SAMU 192 ou Resgate 193)
Este reconhecimento é de fundamental importância para que se ganhe tempo para manter a vida. Se a vítima não responde ao chamado ou estímulo, não respira ou tem ausência de batimentos cardíacos, acione o serviço de emergência rapidamente e prossiga para a próxima fase.

RCP precoce (Reanimação Cardio Pulmonar)
Neste momento, enquanto é acionado o serviço de emergência, deve ser rapidamente iniciadas compressões cardíacas rápidas e firmes, entrelaçando as mãos e comprimindo a região do esterno (entre os mamilos), devendo ser feitas de 100 á 120 compressões por minutos, somente com a força do corpo e com os braços firmes.

Rápida desfibrilação
É feito com um aparelho chamado DEA (desfibrilador elétrico automático), que identifica ritmos chocáveis ( TV sem pulsos e FV) e ritmos não chocáveis de acordo com as orientações do aparelho ou da equipe médica presente.

Os próximos 2 passos dependem única e exclusivamente da chegada do resgate, são eles:

S.A.V (Suporte Avançado de Vida)
A equipe de emergência presente avalia então a situação da vítima. Se for o caso de um suporte avançado, são realizados procedimentos de entubação, O2, monitorização, medicamentos conforme orientação medica presente. Vale também durante o transporte para um hospital de referência.

Cuidados pós PCR
Após todos os procedimentos necessários, dependendo da situação, essa vítima será encaminhada para uma unidade de referência, onde será avaliada e encaminhada para uma unidade de internação ou uma UTI, que fará toda diferença na manutenção da vida.

Se bem executados, estes procedimentos fazem toda a diferença para salvar muitas vidas.




Contribuiu com este Artigo:


Adones de Souza Mendes
Técnico de enfermagem e graduando em Administração.
Facebook: Adones Mendes Instagram: mendesadones
e-mail: mendesadones@gmail.com







Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Cadeia de sobrevivência
Cadeia de sobrevivência
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_q_bH0yQfJ1jSQ8lU256_y5pz3R2DM8kcwYO8jHX-NfM-3KM4I6kUGU-98nZFbiT_xEhuV_rRJqzJQI9LSIRP9BEgUgVWlFiNc0vV4w8buOpPUE4-pg2PZbddRH48TN0r_CkR9B6PWegU/s400/cadeia-de-sobrevivencia-reanimacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_q_bH0yQfJ1jSQ8lU256_y5pz3R2DM8kcwYO8jHX-NfM-3KM4I6kUGU-98nZFbiT_xEhuV_rRJqzJQI9LSIRP9BEgUgVWlFiNc0vV4w8buOpPUE4-pg2PZbddRH48TN0r_CkR9B6PWegU/s72-c/cadeia-de-sobrevivencia-reanimacao.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/05/cadeia-de-sobrevivencia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/05/cadeia-de-sobrevivencia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar