<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Conhecendo o Bisturi Elétrico

O eletrocautério ou bisturi elétrico é um aparelho usado com a finalidade de corte e coagulação dos tecidos, os quais podem ocorrer s...


O eletrocautério ou bisturi elétrico é um aparelho usado com a finalidade de corte e coagulação dos tecidos, os quais podem ocorrer simultaneamente. Essa ação simultânea é chamada de mistura ou blender, cujo percentual é programado no próprio aparelho, de acordo com a orientação do cirurgião.

Os bisturis elétricos mais comuns são o monopolar e o bipolar
- O bisturi monopolar é composto por uma unidade geradora, onde são conectadas a caneta do bisturi e uma placa neutralizadora da corrente. A caneta é a parte estéril do bisturi, que entra em contato com o campo operatório e passa a corrente elétrica para a placa.

Bisturi monopolar, com caneta, placa neutralizadora da corrente pedal.

O bisturi monopolar é utilizado quando há necessidade de corte ou de coagulação, ou de ambos. No corte, a caneta entra em contato com o tecido, provocando o seu aquecimento, até as células se desintegrarem. Na coagulação, o tecido recebe uma quantidade de calor apenas suficiente para secar as células.

O bisturi bipolar também é composto de uma unidade geradora, mas de menor potência que a do bisturi monopolar, e de uma caneta ou pinça bipolar. Esse tipo de aparelho é indicado apenas para a coagulação, e tem a vantagem de dispensar o uso da placa neutralizadora, pois a corrente só passa entre as duas pontas da pinça. O uso do bisturi bipolar é indicado para tecidos sensíveis, em áreas pequenas e localizadas, preservando os tecidos vizinhos ao local da coagulação.


Pontas das canetas dos bisturis monopolar e bipolar.

A função corte está dividida em corte/puro e corte/blend (com as opções BL-1, BL-2 e BL-3). A opção corte/blend permite uma mistura de corte e coagulação. 

A hemostasia será mais intensa quanto maior o índice escolhido
- PURE: fornece um corte liso, com pouca hemostasia.
- BL-1: corte com baixo efeito de coagulação.
- BL-2: corte com médio efeito de coagulação.
- BL-3: corte com alto efeito de coagulação.

A função coagulação é divido em DESICCATE e SPRAY.
- DESICCATE: coagulação eficiente porém com pouca fulguração. Indicado para coagulações onde o eletrodo é colocado em contato direto com o tecido.
- SPRAY: coagulação mais eficiente em regiões de grande sangramento. Maior fulguração, com o eletrodo afastado do tecido.

A função bipolar é dividida em STANDARD e PRECISE.
- STANDARD: utilizada na maioria das situações que necessitam da técnica bipolar convencional.
- PRECISE: recomendada para situações mais delicadas, onde a precisão de controle é essencial.

FONTE:
Senac. DN. Enfermagem cirúrgica. / Maria Celeste D. Barros; MercildaBartmann; Lourdes Hargreaves. Rio de Janeiro : SENAC/DN/DFP, 1996. 192 p. Il. 



Contribuiu com este Artigo:




Maria Alice Barbosa Serique

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Conhecendo o Bisturi Elétrico
Conhecendo o Bisturi Elétrico
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghujuxI96cUkE8jJbKP9rYtjalkS1Svq7E3INYrzsQLm_2Oq6l5brPFVx83PYRDPbQMI_IRpSolqB_5bC0AqhUDCPDHuLu7M1aPmDgPVN-88APcFoDFqmZC0IH8L9Gl0AdxtXcV2B971EQ/s320/caneta-bisturi-eletrico.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghujuxI96cUkE8jJbKP9rYtjalkS1Svq7E3INYrzsQLm_2Oq6l5brPFVx83PYRDPbQMI_IRpSolqB_5bC0AqhUDCPDHuLu7M1aPmDgPVN-88APcFoDFqmZC0IH8L9Gl0AdxtXcV2B971EQ/s72-c/caneta-bisturi-eletrico.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/conhecendo-o-bisturi-eletrico.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/07/conhecendo-o-bisturi-eletrico.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar