<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Período fértil para engravidar

O período fértil é o momento da ovulação da mulher, ele acontece, de 10 a 14 dias  depois do início da menstruação . Neste momento são...


O período fértil é o momento da ovulação da mulher, ele acontece, de 10 a 14 dias depois do início da menstruação. Neste momento são grandes as chances de engravidar durante uma relação sexual.

Ciclo Menstrual Normal


O ciclo menstrual é um processo natural que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação. A menstruação é um sinal que mostra que a mulher ovulou, mas este óvulo não foi fecundado. A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca. A última chama-se menopausa.

O ciclo menstrual (ciclo ovulatório) inicia-se no primeiro dia da menstruação, durando, em média, 28 dias e terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias, enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescentes com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo. O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começam a haver sinais de falência dos ovários.

Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozoides continuamente ao longo de toda a vida, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, sendo liberados, na maioria das vezes, apenas um por ciclo. Enquanto os homens são férteis por toda a vida, as mulheres só podem engravidar entre o período de anos que compreende a menarca e a menopausa.

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em dois ovários, duas tubas uterinas, um útero e a vagina. Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, começando e terminando sempre no primeiro dia da menstruação.

O ciclo menstrual é regido pelos hormônios TSH e LH, produzidos na hipófise, glândula localizada no cérebro, e pelos hormônios estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários.

O processo hormonal têm duas funções: provocar a ovulação e preparar o útero para receber o feto, caso óvulo seja fecundado.


Resumidamente, o que ocorre é o seguinte:

- Durante os primeiros dias do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH que provoca o amadurecimento dos óvulos, que por sua vez, passam a produzir estrogênio.

- Enquanto os óvulos vão ficando maduros, o estrogênio age no útero, fazendo com sua parede (endométrio) cresça e se torne um local propício para a implantação do óvulo, caso este seja fecundado.

- 14 dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já encontra-se suficientemente maduro, a hipófise lança na corrente sanguínea um outro hormônio, chamado LH, que dentro de 36 horas provocará a ovulação.

- Quando a mulher ovula, lança seu óvulo em direção as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que será responsável em manter o útero rico em nutrientes e circulação de sangue, à espera do feto.

- Se o óvulo não for fecundado, ele se degenera e a concentração de todos estes hormônios começa a cair. Sem hormônios, a parede espessa do útero não tem como se manter, e ela desaba. Isto é a menstruação. Agora, um novo ciclo se reinicia.


Como saber se estou no período Fértil?


O período fértil da mulher acontece de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Por isso o cálculo da tabelinha é importante para calcular quando esse período iniciará.

O período fértil feminino dura aproximadamente 6 dias e tecnicamente falando, a gravidez se torna possível exatamente nesse período do mês. Se você não quer engravidar tenha bastante cuidado nas relações sexuais que manter durante este período.

Por quantos dias a mulher permanece no período fértil?


Após a ovulação, o óvulo tem uma vida útil muito curta, cerca de 12-24 horas. Por isso, se a mulher ovular hoje, o espermatozoide tem uma prazo máximo de 24 horas até encontrá-lo. Como o espermatozoide tem uma vida muito mais longa, cerca de 3 a 7 dias, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação. O ideal é que, quando o óvulo chegue nas trompas, já exista uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma.

E para Engravidar...


Durante o seu período fértil (10 a 14 dias após a menstruação) você terá seis dias que estará ovulando, ou seja, é o momento em que os ovários liberam o óvulo que esperará pela fecundação do espermatozoide durante uma semana. Caso a relação sexual não aconteça ou não seja efetiva a menstruação desce normalmente e o ciclo se reinicia. Após a ovulação, ou seja, a partir do 20° dia após o primeiro dia da sua última menstruação as chances de engravidar caem bastante.

Mesmo apostando no período fértil, muitas mulheres passam por problemas emocionais a cada ato falho de gravidez. A indicação mais importante é procurar ajuda médica para realizar exames de infertilidade e ter a orientação para acompanhar o processo de ovulação.




Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Período fértil para engravidar
Período fértil para engravidar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOB-l-x0annqgfVeyKaFDDUgaRwCzTWvmBCe2SdtjF7JpzZlYvBc12pUwt7-J7opXEjBZFi5x8oTf8kgILQ9JF7to21hu7aBy9n_MfxGsxnNAdEyulKoZrSG7RPYBdFnWAwQ_1EBNEPpT-/s640/periodo-fertil-para-engravidar.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOB-l-x0annqgfVeyKaFDDUgaRwCzTWvmBCe2SdtjF7JpzZlYvBc12pUwt7-J7opXEjBZFi5x8oTf8kgILQ9JF7to21hu7aBy9n_MfxGsxnNAdEyulKoZrSG7RPYBdFnWAwQ_1EBNEPpT-/s72-c/periodo-fertil-para-engravidar.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/09/periodo-fertil-para-engravidar.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/09/periodo-fertil-para-engravidar.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar