<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Erisipela - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A Erisipela é uma infecção cutânea, ou seja, na pele. Geralmente é causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes do grupo A, mas pode tam...


A Erisipela é uma infecção cutânea, ou seja, na pele. Geralmente é causada pela bactéria Streptcoccus pyogenes do grupo A, mas pode também ser causada por Haemophilus influenzae tipo B. A bactéria penetra na pele através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha, etc.) e vai se disseminando pelos vasos linfáticos podendo atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.


Na grande maiorias dos casos, a lesão tem limites bem definidos e é mais comum nos membros inferiores. Porém, apesar de menos frequente, pode se localizar também na face (associada a dermatite seborreica).


Pessoas com excesso de peso, diabetes não compensada, insuficiência venosa nos membros inferiores, cardiopatia, nefropatia, imunossuprimidos e doenças crônicas debilitantes, constituem grupo de risco.
Crianças entre 2 a 6 anos e adultos com idade superior a 60 também são mais vulneráveis, devido às baixas defesas do nosso sistema autoimune, o que torna o corpo suscetível a qualquer doença.




SINTOMAS

Um dos primeiros sintomas e o mais visível são manchas vermelhas, inchadas e doloridas no membro afetado. Mas ainda podem ocorrer mal-estar generalizado, febre, náuseas, bolhas, dor localizada e calafrios. Quando a infecção acontece no rosto ocorre um inchaço e vermelhidão inclusive no nariz, bochechas e orelha.


Quando há bolhas no local afetado, a erisipela é conhecida como bolhosa. Isso acontece quando a infecção também é provocada por outras bactérias como Staphylococcus aureus, e pode ser necessário fazer o tratamento com antibióticos diferentes dos da erisipela normal.


DIAGNOSTICO


O diagnostico da Erisipela é essencialmente clinico, uma vez que, as características são bem definidas e visíveis. É importante relatar doenças crônicas ou algum pequeno acidente, para identificar a causa da doença e o tratamento correto.


Pode ser solicitado uma biópsia e exame de cultura, mas esse não é um procedimento comum.


É muito importante salientar que, aos primeiros sintomas deve-se procurar o medico, pois quanto antes começar o tratamento menos chances de complicações.

TRATAMENTO


Em sua fase inicial, a erisipela é tratada com antibióticos orais, repouso e elevação do membro afetado por pelo menos duas semanas. Esses procedimentos, são normalmente suficientes para regressão do processo infeccioso (em condições físicas favoráveis). A resposta é mais rápida, quando é ministrada penicilina por via intramuscular (benzetacil).


No caso de erisipela bolhosa, além do uso de antibióticos específicos, deve-se utilizar cremes na pele afetada, que geralmente contenham ácido fusídico ou sulfadiazina de prata em sua composição.
Siga rigorosamente o tratamento evitando assim, crises de repetição e consequências mais graves;

COMO PREVENIR

Enxugue bem o vão entre os dedos dos pés para evitar a proliferação de fungos;
Use meias elásticas para reduzir o edema das pernas;
Mantenha o peso controlado;


Use hidratante nos pés para evitar o ressecamento da pele.
Trate qualquer doença de pele que tiver.


Evite calçados apertados e desconfortáveis para evitar bolhas.


O portador de diabetes (compensada ou não) pode perder parte da sensibilidade nos pés, o que os torna mais suscetíveis a ferimentos e infecções pelo estreptococo. Se não conseguir examiná-los sozinho, pelo menos uma vez por semana, peça ajuda para verificar se não há sinal de micose entre os dedos, bolhas, pequenos cortes ou calosidades que possam transformar-se em porta de entrada para bactérias. 



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,109,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Erisipela - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Erisipela - Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
https://4.bp.blogspot.com/-WO519t_wUps/WnJRQekJHaI/AAAAAAAAFfs/S-tc4oVv8DwVGdquqrz1Lm7T3nJiHHNvwCLcBGAs/s1600/ERISIPELA-NA-PERNA.png
https://4.bp.blogspot.com/-WO519t_wUps/WnJRQekJHaI/AAAAAAAAFfs/S-tc4oVv8DwVGdquqrz1Lm7T3nJiHHNvwCLcBGAs/s72-c/ERISIPELA-NA-PERNA.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/01/erisipela-sintomas-diagnostico-e.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/01/erisipela-sintomas-diagnostico-e.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar