<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Endometriose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A endometriose é um problema comum, que pode acometer as mulheres a partir da primeira menstruação e se estender até a ultima. Porém, n...


A endometriose é um problema comum, que pode acometer as mulheres a partir da primeira menstruação e se estender até a ultima. Porém, normalmente, a doença é diagnosticada entre os 25 e 35 anos.
Para entender o que é endometriose, é preciso primeiro entender o que é o endométrio. A cavidade interna do útero é revestida por uma mucosa denominada endométrio, que sofre as alterações mensais do ciclo menstrual e onde o óvulo fertilizado se implanta. Se não ocorrer a fecundação, o endométrio descama e é eliminado através da menstruação. No entanto, algumas de suas células podem migrar no sentido oposto, subir pelas tubas, cair na cavidade abdominal, multiplicar-se e provocar uma reação inflamatória que caracteriza a endometriose.

A mulher com endometriose apresenta fragmentos do endométrio fora do útero, neste caso, o local mais comum de implantação dos fragmentos é a região pélvica, onde ficam aderidos a uma ou mais estruturas - tubas uterinas, ovários, bexiga, intestino e outros órgãos.
Hoje, a doença afeta cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis.

Tipos

Endometriose Leve - As lesões presentes na região pélvica são pequenas e não provocam alterações anatômicas em ovário, tubas e útero. Nesses casos as lesões são superficiais e raramente atingem o intestino, bexiga ou ureter. Os sintomas tendem a ser mais suaves.

Endometriose Profunda - Também chamada de endometriose avançada, corresponde às lesões que atingem os órgãos pélvicos em profundidade superior a 5 mm, por extensões variadas e provocando maiores deformidades anatômicas. É nessa fase que encontram-se as lesões intestinais, acompanhadas ou não por lesões na bexiga e, mais raramente, no ureter. Normalmente, provoca quadros dolorosos muito intensos.  Quando atinge o intestino pode provocar quadros de diarreia e dor para evacuar, principalmente durante o período menstrual. Se a lesão atingir as camadas mais profundas do intestino, principalmente sua mucosa, pode levar a sangramento intestinal, identificável pela presença de sangue junto às fezes.

Endometriose no Ovário - A endometriose pode atingir o ovário de duas formas. Uma é através de pequenos implantes superficiais, semelhantes à endometriose pélvica superficial. A outra forma, a mais comum, é chamada de endometrioma ovariano. São cistos que ocupam parte do ovário e que apresentam células endometriais distribuídas em sua cápsula. Os endometriomas costumam ser pequenos, com diâmetro de 0,5 cm ou médios apresentando alguns centímetros de extensão. Em casos mais raros podem alcançar dimensões superiores a 10 cm.

Sintomas

Como principais sintomas e mais frequentes, estão à dor e infertilidade. Porém, há outros sintomas que devem ser observados dentro ou fora do período menstrual.

Cólica menstrual (dismenorreia) – É o primeiro e mais importante sintoma. Marcada por cólicas intensas que muitas vezes incapacitam as mulheres de exercerem suas atividades habituais. Há casos em que as cólicas são leves, motivo pelo qual, muitas mulheres demoram para descobrir e iniciar o tratamento.

Dor durante as relações sexuais - Pode ser discreta ou extremamente intensa, impossibilitando completamente a atividade sexual. 
Infertilidade - Cerca de 30 % das mulheres com infertilidade tem a endometriose como causa principal. Pacientes com doença avançada e obstrução na tuba uterina que impeça o óvulo de chegar ao espermatozoide, têm um fator anatômico que justifica a infertilidade. Além disso, algumas questões hormonais e imunológicas podem ser razões determinantes.

Sintomas intestinais - (obstipação (dificuldade para evacuar), dor para evacuar e até sangue junto às fezes) predominantes no período menstrual.

Dor para urinar - Lesões na bexiga costumam provocar sintomas semelhantes a uma infecção de urina, que se intensificam no período menstrual. Quando as lesões são profundas, podem causar sangramento urinário durante o mesmo período.

Distúrbios do sono - Segundo estudos, os distúrbios do sono são mais comuns em mulheres com dor pélvica e principalmente nas mulheres com endometriose profunda. 

Ciclo menstrual intenso e irregular - A endometriose pode provocar alterações no ciclo menstrual. Em geral, eles se tornam mais curtos e a quantidade de sangue eliminada é maior, mas isso não tem a mesma expressão do que a dor para o diagnóstico da doença, porque muitos outros fatores podem gerar irregularidade menstrual. 

Além destes, sintomas como cansaço/exaustão e sangramento intenso e irregular também podem ocorrer.

Diagnostico

Ainda que hoje, felizmente, os médicos estejam mais atentos, e obtendo diagnósticos mais precoces (o que é de suma importância para o tratamento), deve-se salientar que ainda há muita demora no diagnostico da doença. Para dar uma ideia, em 44% das mulheres com endometriose, o tempo de queixa é superior a cinco anos, o que mostra ser a doença subdiagnosticada em muitos casos.
A investigação clínica, a anamnese bem feita, seguida de um exame físico adequado, o toque vaginal que permite verificar alguns aspectos característicos da doença, tudo isso faz parte do exame ginecológico normal e de rotina que não visa ao diagnóstico da doença em si, mas que pode funcionar como prevenção primária para a endometriose.
Realizado o exame físico, parte-se para os exames de imagem, que consistem no ultrassom transvaginal e na ressonância magnética, para buscar imagens compatíveis com esse tipo de patologia, seja no acometimento dos ovários, seja na avaliação da doença profunda. Em casos específicos pode ser necessária a solicitação da laparoscopia.


Fatores de Risco

O fator hereditário deve ser levado em conta, a menstruação retrógrada, à imunidade da paciente, o estresse, e o número de menstruações. Hoje, uma mulher menstrua em média 400 vezes na vida, enquanto no começo do século passado menstruava apenas 40 vezes, porque a primeira menstruação ocorria mais tarde, ela engravidava mais cedo, tinha mais filhos e passava longos períodos amamentando.


Tratamento

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos. O tratamento pode valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O inconveniente é que estes últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.
Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.
Além disso, é de fundamental importância a prática de exercícios físicos e trabalhar a parte emocional da paciente, às vezes, recorrendo a um suporte psicoterápico, em virtude da influência que o estresse e a ansiedade exercem sobre a doença.



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Endometriose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
Endometriose – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxDrFlJ2o99AUsPJhDR5ZJaxayLPJFm32uq72XGSybECm7uOLTmEnEVfaPYLBD466EbFHFRGKv0jN8vOjWf1lV76jGw1msp53ODR3jZetspjZo7qb-Rp8KaeWKmSCRbEbtJuzbC7_0mmet/s1600/endometriose-tratamento.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxDrFlJ2o99AUsPJhDR5ZJaxayLPJFm32uq72XGSybECm7uOLTmEnEVfaPYLBD466EbFHFRGKv0jN8vOjWf1lV76jGw1msp53ODR3jZetspjZo7qb-Rp8KaeWKmSCRbEbtJuzbC7_0mmet/s72-c/endometriose-tratamento.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/02/endometriose-sintomas-diagnostico-e-tratamento.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/02/endometriose-sintomas-diagnostico-e-tratamento.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar