<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Novos subgrupos de Diabetes do Adulto (Nova Nomenclatura Proposta)

O Diabetes representa um fator de risco para as doenças cardiovasculares e cardiopatias e outros tipos de males. É uma síndrome de com...


O Diabetes representa um fator de risco para as doenças cardiovasculares e cardiopatias e outros tipos de males. É uma síndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos, gorduras, lipídeos e proteínas. É causada pela ausência de secreção da insulina, característica do diabetes tipo 1, ou pela redução da sensibilidade dos tecidos à insulina, ou seja um defeito na secreção da insulina, característica do diabetes tipo 2, levando à hiperglicemia (COTRAN, KUMAR; ROBBINS, 1994).

No entanto, esta é a classificação TRADICIONAL, mas pesquisadores escandinavos identificaram cinco tipos diferentes da doença em diferentes perfis fisiológicos e genéticos.


Realizou-se um estudo de quase 15.000 pacientes de cinco coortes na Suécia e Finlândia, os dados foram coletados e na observação, identificou-se pacientes que foram divididos em três formas graves e duas formas leves da doença:

Uma correspondente ao diabetes tipo 1 e as quatro restantes representam subtipos de diabetes tipo 2.

A pesquisa foi publicada no Lancet Diabetes & Endocrinology, e seu autor principal afirma: "As diretrizes de tratamento existentes são limitadas pelo fato de responderem a um controle metabólico deficiente quando se desenvolveu, mas não apresenta os meios para prever quais pacientes precisarão de tratamento intensificado.” No entanto, este estudo nos orienta a um diagnóstico mais clinicamente útil, representando um passo importante para a medicina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes é classificado como tipo 1, tipo 2 e várias modalidades menos comuns como diabetes latente autoimune em adultos (LADA), diabetes da maturidade de início no jovem (MODY) e diabetes secundária. 

A causa para ocorrência do desenvolvimento do diabetes do tipo 1 é a destruição auto-imune das células β das Ilhotas de Langerhans. Auto-anticorpos atuam contra contras as células β, contra insulina, contra os tecidos glutâmicos descarboxilase, contra tirosina fosfatase. (SMELTZER; BARE, 2002).

Já o diabetes tipo 2 é causada pela resistência à insulina e obesidade, esse último citado representa atualmente um grande fator de risco para o desenvolvimento da doença; é altamente heterogêneo (LUCENA, 2007 apude GUYTON; HALL, 2002).

O intuito deste estudo é estabelecer uma classificação de diabetes mais refinada que poderia permitir o tratamento individualizado e identificar, no diagnóstico, pacientes que correm maior risco de complicações.

Tabela – Perfis dos Novos Grupos de Diabetes.

Essa proposta de 5 grupos com diferente evolução e risco de complicações pode eventualmente ajudar o planejamento terapêutico. 

Atualmente, usa-se a mesma abordagem para pacientes com características muito distintas. Essa nova visão pode ajudar no processo da chamada medicina de precisão.

REFERÊNCIAS

COTRAN, S. R. ; KUMAR, V. ; ROBBINS, S. L. Pâncreas. In: ______ Patologia básica. 5. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. 1994. Cap. 17.

Davenport Liam. Diabetes Consists of Five Types, Not Two, Say Researchers.
de Diabetes do Adulto e Sua Associação Com Desfechos. Disponível em:     < http://www.diabetes.org.br/publico/sobre-os-cinco-novos-subgrupos-de-diabetes-do-adulto-e-sua-associacao-com-desfechos > acesso em: 09 de março de 2018.

GUYTON, A. C. ; HALL, J. E. Insulina, glucagon e diabetes mellitus. In: ______.
March 1, 2018. Disponível em: (https://www.medscape.com/viewarticle/893305#vp_3). Acesso em: 09 de março de 2018.

SMELTZER, S. C. ; BARE, B. G. Histórico e tratamento de pacientes com diabetes mellitus. In: ______. Tratado de enfermagem médico-cirurgica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. Cap. 37.

Sociedade Brasileira de Diabetes –SBD. Sobre os Cinco Novos Subgrupos
Tratado de fisiologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002. p.827-840.

Contribuiu com este Artigo:





Mateus Henrique Dias Guimarães
INSTAGRAM: instagram.com/eumateushenrique 
TWITTER: twitter.com/mateus_henry_
Bacharel em Enfermagem. Pós-graduando em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família.






Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,109,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Novos subgrupos de Diabetes do Adulto (Nova Nomenclatura Proposta)
Novos subgrupos de Diabetes do Adulto (Nova Nomenclatura Proposta)
https://3.bp.blogspot.com/-HYVkHtNus8E/WreHwi0oSQI/AAAAAAAAFyM/h8UAuV7mr08xMgUvFC_BciZw3EVUQ6otQCLcBGAs/s1600/diabetes-sangue-glicemia.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-HYVkHtNus8E/WreHwi0oSQI/AAAAAAAAFyM/h8UAuV7mr08xMgUvFC_BciZw3EVUQ6otQCLcBGAs/s72-c/diabetes-sangue-glicemia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/novos-subgrupos-de-diabetes-do-adulto.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/novos-subgrupos-de-diabetes-do-adulto.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar