“Pior caso” de gonorreia do mundo espanta médicos


A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoea. A infecção se espalha através do sexo desprotegido, tanto vaginal, quanto oral e anal.

De acordo com o Serviço de Saúde do Reino Unido (PHE, em inglês), um homem foi contaminado com uma bactéria durante uma viagem à Ásia e, até o momento, nenhum dos antibióticos testados fizeram efeito. É o caso de gonorreia mais grave já observado.

O homem que não teve sua identidade revelada, foi diagnosticado com a forma mais grave da doença até hoje registrada. A doença não responde aos tratamentos usuais (combinação dos antibióticos azitromicina e ceftriaxona).

O paciente internado em um hospital da Inglaterra teria contraído doença no sudeste da Ásia; serviço de saúde está atrás de pessoas que já fizeram sexo com ele para tentar evitar que doença se espalhe.

A possibilidade de a doença se tornar resistente aos medicamentos atualmente disponíveis no mercado já havia sido notificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que afirmou que o principal motivo da resistência das bactérias seja o uso indiscriminado dos medicamentos, tornando-os, a longo prazo, ineficazes no organismo.

Em julho de 2017, a OMS analisou dados de 77 países e alertou para o alarmante aumento no número de casos de gonorreia adquirida através do sexo oral e com resistência aos tratamentos. E chamou atenção para o fato de que, sem camisinha, a superbactéria poderá se alastrar muito mais facilmente.

Sexo oral e abandono do preservativo

A doença atinge órgãos sexuais, reto e garganta - sendo através dessa última o modo mais favorável para que a bactéria se torne resistente aos medicamentos, uma vez que a dosagem de antibiótico é menor do que a usada quando a infecção acontece em outras áreas do corpo e que essa região está suscetível a um grande número de bactérias.


Sintomas

Os sintomas gerais da gonorreia incluem corrimento de uma secreção amarelada e esverdeada nos órgãos genitais, mas também podem variar conforme o sexo do paciente.

Os sintomas de gonorreia na mulher incluem:
  • Corrimento purulento (amarelado ou claro)
  • Ardência na vagina e ao fazer xixi
  • Cólicas
  • Dor na relação sexual
  • Com o avançar da doença, pode haver infertilidade devido à obstrução das trombas pela bactéria.

Já os sintomas de gonorreia masculina são:
  • Saída de pus ou corrimento pela uretra
  • Dor nos testículos
  • Dor ao urinar
  • Sensação de “urina quente”