<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisa revela: 88% dos celulares em salas cirúrgicas estão contaminados

Atualmente os smartphones estão presente na vida de praticamente todas as pessoas, e são objeto pessoal no dia a dia de profissionais das...


Atualmente os smartphones estão presente na vida de praticamente todas as pessoas, e são objeto pessoal no dia a dia de profissionais das mais variadas áreas

Após pesquisa, seu uso começa a ser questionado no âmbito hospitalar, tudo porque as bactérias encontradas neles estão relacionadas com infecções hospitalares.

ESTUDO: Realizado no Bloco cirúrgico do Hospital Português de Recife

Uma pesquisa, realizada pelo cirurgião Cristiano Berardo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), revelou que 88% dos smartphones presentes junto a profissionais em salas de cirurgia estavam contaminados por bactérias que podem causar infecções hospitalares.

Foram analisados 50 aparelhos celulares de cirurgiões, anestesistas, enfermeiros e profissionais que trabalham no bloco cirúrgico cardíaco, e a colonização de bactérias foram detectadas em 44 telefones.

Bactérias Encontradas nos aparelhos Celulares

A Staphylococcus coagulase negativa, da mesma família da bactéria comum nas infecções de ferida operatória de cirurgias cardíacas, foi a mais frequente. Também foram encontradas as bactérias Bacillus subtillis e Micrococcus. A infecção na ferida é uma das preocupações do pós-operatório.

A avaliação foi feita passando hastes flexíveis na superfície dos celulares e analisando o material coletado.

O hábito de deixar celulares em salas de cirurgia é comum em unidades de saúde (de todo Brasil). E a contaminação dos aparelhos ocorrem pelo toque dos dedos na tela, ao deixa-los sobre balcões, utiliza-los enquanto vai ao banheiro, etc. 

O hospital informou que a política de redução de riscos de infecções é focada no rigor com a limpeza das mãos. Para entrar na sala cirúrgica, além da lavagem das mãos, são proibidos adornos, brincos, anéis e relógios. Contudo, celulares, óculos e estetoscópio podem entrar na sala. 

O estudo recomenda a criação de barreiras para as infecções relacionadas com operações com peito aberto para redução de mortalidade e tempo de internação, o que pode ter impactos sobre os custos da saúde. 

Em uma nota técnica, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta os centros de saúde a criar “estratégias e ações que alertem as equipes de saúde para adoção de comportamentos para prevenir transmissão relacionada ao uso dos celulares”.



OUTRO ESTUDO REVELA: 92% DOS APARELHOS CELULARES ESTÃO CONTAMINADOS

Em estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Londres, foi revelado que os celulares são foco de contaminação por fungos e bactérias (92% dos aparelhos estão contaminados).

Os fungos e bactérias estão em todos os lugares. Desde o banheiro até a cozinha, são milhares de microorganismos que se acumulam na nossa pele e também nos objetos que usamos.

A melhor maneira de evitar o contágio é manter as mãos sempre limpas, porque são elas que passam os fungos e bactérias para os objetos – e também para os alimentos que ingerimos.

A regra é clara: foi no banheiro, tem que lavar as mãos! E não adianta esquecer de lavá-las, usar o celular, e só então ir ao banheiro para o ritual de higiene. Ao tocar no celular de novo, as mãos voltaram a se contaminar com as bactérias que ficaram no aparelho. Detalhe: a E. coli pode sobreviver por horas na superfície, o que não é nada bom.





COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,105,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Pesquisa revela: 88% dos celulares em salas cirúrgicas estão contaminados
Pesquisa revela: 88% dos celulares em salas cirúrgicas estão contaminados
https://1.bp.blogspot.com/-AyZu22-laqo/WtJBXm-JxyI/AAAAAAAAF-A/_XqfLUIq-lw8zvgghR4bwi47_9WTpyHPACLcBGAs/s640/usou-contaminou.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-AyZu22-laqo/WtJBXm-JxyI/AAAAAAAAF-A/_XqfLUIq-lw8zvgghR4bwi47_9WTpyHPACLcBGAs/s72-c/usou-contaminou.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/04/pesquisa-revela-88-dos-celulares-em.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/04/pesquisa-revela-88-dos-celulares-em.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar