Finasterida para Queda dos Cabelos


A calvície (alopécia androgenética), é a principal causa de queda de cabelo em homens e mulheres. Pelo menos 50% da população mundial são afetadas pelo problema.

Para o tratamento da calvície em homens (e em alguns casos em mulheres) a finasterida tem sido uma das medicações mais utilizadas para tratamento de pacientes calvos.

Finasterida promete aumentar o volume dos fios e prevenir a futura queda de cabelo. Na prática, a finasterida preserva os cabelos já existentes e, em alguns casos, pode engrossar fios enfraquecidos, resultando em um aumento de volume em algumas áreas do couro cabeludo.

O que é finasterida?

Finasterida é um medicamento que atua no couro cabeludo bloqueando a ação da enzima 5-alfa-redutase, que é responsável por transformar a testosterona em dihidrotestosterona (DHT) — hormônio relacionado ao afinamento dos fios e miniaturização dos folículos pilosos. A finasterida reduz os níveis de DHT. Logo, diminuindo-se os níveis da produção deste hormônio evita-se o enfraquecimento dos folículos e, como consequência, a perda dos fios.

Como tomar Finasterida?

Deve-se tomar 01 comprimido ao dia, sempre no mesmo horário.

Em quanto tempo observamos os resultados da Finasterida?

Após 03 meses do início do tratamento os efeitos já começam a ser percebidos: diminuição da queda. E após 06 meses novos fios começarão a surgir.

Efeitos colaterais da Finasterida

As bulas relatam a ocorrência de diminuição da libido, disfunção erétil, diminuição do volume da ejaculação, aumento do volume e da sensibilidade das mamas, edema labial e erupções cutâneas. A bula diz que essas reações são consideradas raras (atingindo cerca de 3% dos usuários), que ocorreram em grau leve durante os estudos realizados e que desapareceram normalmente nos homens que interromperam o tratamento e também em muitos que continuaram tomando a finasterida.

Em caso de alopécia androgenética, a finasterida pode ou não ser recomendada, vai depender da avaliação que o médico fará a respeito de cada paciente.

E você já usou? Qual foi o resultado?