<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Como saber se estou grávida?

Às vezes, mesmo tomando todas as medidas para prevenção da gravidez, o aparecimento de alguns sinais pode levantar a dúvida: “será que...


Às vezes, mesmo tomando todas as medidas para prevenção da gravidez, o aparecimento de alguns sinais pode levantar a dúvida: “será que estou grávida?” As hipóteses de gravidez devem ser consideradas apenas em situações de relação sexual desprotegida, esquecimento de pílulas anticoncepcionais e acidentes com preservativos. Para saber é importante prestar atenção aos sintomas e realizar testes que comprovem.


Tudo que você precisa saber para ter certeza se está grávida (ou não).

O primeiro passo é ficar calma, pois o estresse e nervosismo intenso podem fazer com que a mulher desenvolva sintomas que se confundam com o da gravidez, como enjoo, cólicas e dores de cabeça. Para te ajudar a saber se está gravida, aprenda a se autodiagnosticar, afinal são vários os indícios que podem fazer com que a mulher tenha possibilidade de estar grávida. 

Quais são os Primeiros Sintomas?
As primeiras semanas após a relação sexual e fecundação do espermatozoide pelo óvulo são praticamente assintomáticas, ou seja, não têm sinal algum. Por tanto se você teve algum sinal típico de gravidez no dia seguinte após o ato sexual desprotegido é pouco provável que isso seja um sintoma de gravidez, mas não impede que você esteja grávida.

A primeira coisa a aparecer é um pequeno sangramento vaginal que algumas pessoas podem entender como aparecimento da menstruação. O zigoto só começa a se formar a partir da terceira ou quarta semana após a relação sexual que teve o espermatozoide fecundado. Ou seja, os sintomas da gravidez só aparecem após um mês do sexo aproximadamente. É claro que podem ser diferentes de mulher para mulher.

Algumas mulheres sentem os sintomas de gravidez antes mesmo da menstruação atrasada, que é um dos sinais mais comuns. 



A partir do primeiro mês após a relação sexual estão:

Pequeno sangramento vaginal: quando o ovulo é fecundado pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal e acontece de ser confundido com a menstruação. 

Cólicas: sensações de inchaço e dores abdominais são cada vez mais comuns conforme a gravidez avança.

Aumento dos seios e dores nas mamas: o inchaço das mamas costuma surgir a partir da segunda semana de gestação.

Náuseas e vômitos: 75% das mulheres sentem enjoos ou azia desde as primeiras semanas até os três primeiros meses de gravidez.

Cansaço e sono excessivo: sensações de fadiga podem aparecer desde a primeira semana de gestação, é um sinal do corpo de que precisa descansar com mais frequência.

Tonturas: os hormônios da gravidez alteram drasticamente o organismo da mulher podendo provocar reduções de açúcar no sangue, anemia e aumento da frequência respiratória.

Diagnóstico

O que leva a mulher pensar: “Posso estar grávida?” Para saber, confira em quais situações há possibilidade:

- Manter relações sexuais sem uso de preservativos;
- Estourou a camisinha durante a relação;
- Não utilizou a técnica do coito interrompido (mas isso não evita IST);
- Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional ou a tomar com um dia de atraso e estava no período fértil;
- Não realizar mais nenhum técnica contraceptiva;
- Não tomr pilula do dia seguinte após a relação desprotegida;
- A pilula do dia seguinte foi tomada após 72 horas da relação desprotegida.
Se você se encaixa em alguma das situações acima tem a chance de estar grávida. A primeira coisa é descartar a possibilidade de fazer teste de gravidez caseiro, eles não têm eficácia comprovada e podem somente dar ainda mais ansiedade, logo, o teste químico não poderá ser descartado.



Teste de Farmácia

Os testes de farmácia são confiáveis, com uma margem de acerto entre 70 a 95%, detectam o hormônio da gravidez na urina e têm a vantagem de terem resultados rápidos e acessíveis.

Os dois testes mais famosos são:
Digitais: através da urina o aparelho digital mede a porcentagem de hormônio da gravidez e indica as semanas de gestação, se houver.
Teste de  Tiras: possui uma taxa de confiabilidade menor do que os digitais. O método também analisa a porcentagem de hormônio na urina. A presença de uma tira significa que não está grávida e duas tiras aponta a gravidez.

Exame de urina
Nos postos de saúde, poderá ser realizado o exame de urina. A análise da urina detectará a presença ou não de hormônio da gravidez (hCG).

Hormônio hCG: gonadotrofina coriônica humana é uma substância que começa a ser produzida pela mulher no momento em que o embrião é implementado no útero.

SOLICITE UM EXAME DE SANGUE AO SEU MÉDICO
O exame de sangue, também conhecido como Beta hCG, é o resultado definitivo. Ele tanto pode detectar a presença ou não de gravidez, quanto pode revelar a quantidade do hormônio no sangue da mulher.
Fazer um exame de sangue é a forma mais certeira de identificar a gravidez, não tem erro. No entanto é preciso ter em mente que se não há vontade de gravidez ela precisa ser prevenida com métodos simples. Consulte um ginecologista e peça para que ele lhe explique sobre todos os métodos contraceptivos. E nunca se esqueça da camisinha, afinal, ela não previne somente a gravidez indesejada como também todo tipo de doenças sexualmente transmissíveis.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Como saber se estou grávida?
Como saber se estou grávida?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcFBQWQTDU2_AWv-m3eboiYp3EoSP9-LpbS8Kf-PYC4UeoCM-PcuQf0gJy8q8T05yS63enAufMh2q3K577BJc1UCk8gh4uZIz7GLIDwIJtVcLLJaJIjfcz_FBenabo6dkF2Gvq-wAdhi2V/s640/estou-gravida.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcFBQWQTDU2_AWv-m3eboiYp3EoSP9-LpbS8Kf-PYC4UeoCM-PcuQf0gJy8q8T05yS63enAufMh2q3K577BJc1UCk8gh4uZIz7GLIDwIJtVcLLJaJIjfcz_FBenabo6dkF2Gvq-wAdhi2V/s72-c/estou-gravida.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/como-saber-se-estou-gravida.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/como-saber-se-estou-gravida.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar