<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Medicação x Gestação

E quando bate aquela dúvida?  Durante a gestação, com frequência fármacos são necessários para o tratamento de determinadas doença...


E quando bate aquela dúvida? 

Durante a gestação, com frequência fármacos são necessários para o tratamento de determinadas doenças. Em geral, quando o potencial benefício supera os riscos conhecidos, as drogas podem ser consideradas para o tratamento de doenças durante a gestação.

Há tempos atrás, poderia se considerar ou acreditar que a placenta funcionava como barreira protetora, que protegia o feto de qualquer agressão farmacológica. Atualmente, após muitas pesquisas, chegou - se a conclusão de que, isso não é uma verdade, muitos medicamentos acabam atravessando a barreira placentária e atingindo o feto.

Como podemos observar na esquematização abaixo:

Estudos mostram que, em relação a uma classificação dos medicamentos pelos riscos que podem trazer ao feto, cerca de 40,0% dos medicamentos seu uso pode ser questionado, pois coloca em risco a formação das futuras crianças.  A falta de acompanhamento por um profissional da área da saúde e um importante fator de risco a propensão do uso de medicamentos na gestação.

O efeito da droga no feto é amplamente determinado por: 
  • Idade fetal à época da exposição
  • Potencial da droga 
  • Dosagem desta. 
A automedicação e a informação inadequada são fatores indicativos de uma gestação  sem acompanhamento , portanto:

1 - Na gravidez nunca tome nenhum remédio por conta própria.
2 - Quando souber que esta grávida, leve ao medico responsável pelo seu pré-natal todos os nomes de remédio que você usa.
3 - Se tem alguma doença e esta em tratamento, leve o telefone do medico especialista para o responsável ao pré-natal.
4 - Caso o medicamento em uso que provoque efeito colateral, informe imediatamente seu medico para que avalie a necessidade de troca.
5 - Nunca utilize receita antiga mesmo que os sintomas sejam parecidos com o que você teve no passado.

Vale ressalvar a importância de programas por profissionais da saúde para levar orientações a gestante a tempo de evitar sequelas ao feto juntamente com o pré-natal iniciado no primeiro trimestre de gestação reduzindo significativamente qualquer dano ao futuro bebe. 


Palavras-chave: Gestação, Medicamentos, Cuidados de Enfermagem. 

Contribuiu com este Artigo:



Ana Estela
Enfermeira formada pela universidade Paulista desde 2015 , mas já atua na área da saúde desde 2002 .Trabalhou em Hospitais de primeira linha , com os atuais selos de qualidade que norteiam o atendimento garantindo qualidade e segurança.Hoje trabalhando em pronto socorro geral , cursando pós graduação em gestão de saúde.





Referências Bibliográficas:

Claudia GSOC, Paumgartten FJR, Silver LD. O uso de medicamentos na gravidez Ciência & Saúde Coletiva, 2002, 9(4): 987-996.
 Avila, WS; Grinberg M. Anticoagulação, gravidez e cardiopatia. Uma tríade, três domínios e cinco momentos, Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2005, São Paulo, 84(1), disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/abc/v84n1/23005.pdf> Acesso em: julho de 2014.
http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2014/07/orientacao-medica-e-essencial-para-uso-de-medicamentos-na-gravidez.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Medicação x Gestação
Medicação x Gestação
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLSnLwzALXFk-cIBbFw52obqbAmEiEPMJxR8BBMEoTmLYiM56GQLnnG4jaGbdpNVvYsVr0YitN_5vUUVFAiTNKs-VjjXTPxGwQI6RQQp7BqqFsNm3_14AR4-QhRZOoDven5r3TvydT3m8m/s640/medicacao-e-gestacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLSnLwzALXFk-cIBbFw52obqbAmEiEPMJxR8BBMEoTmLYiM56GQLnnG4jaGbdpNVvYsVr0YitN_5vUUVFAiTNKs-VjjXTPxGwQI6RQQp7BqqFsNm3_14AR4-QhRZOoDven5r3TvydT3m8m/s72-c/medicacao-e-gestacao.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/medicacao-x-gestacao.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/medicacao-x-gestacao.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar