<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Torcicolo: Remédios, sintomas, tratamento e prevenção

O torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos do pescoço provocado por má postura ao dormir ou pela utilização do computador, ca...


O torcicolo é uma tensão involuntária dos músculos do pescoço provocado por má postura ao dormir ou pela utilização do computador, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça. Ansiedade e estresse também podem causar tensão nos músculos e levar a um torcicolo. É mais comum ocorrer em pessoas de meia idade e em mulheres.

Causas
A causa mais comum é a tensão muscular que pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, quando você tem problemas com má postura ou fica demasiadamente sentado sem mudar de posição. Ocorre também quando se pratica exercícios, dorme em uma posição ruim ou força demais o pescoço em alguma tarefa.

Outra causa muito comum são os problemas ligados à coluna cervical. Hérnia de disco, escoliose e lordose podem refletir no pescoço e outras partes do corpo. Normalmente, são acompanhadas de uma sensação de formigamento.

Algumas infecções, como meningite e sinusite, também podem ser a causa da dor, pois devido ao esforço que seu corpo faz para se livrar da infecção, pode acabar tensionando sua musculatura. Tumores, abscessos e câncer também podem pressionar a musculatura do pescoço, causando a dor do torcicolo, porém isso é mais raro de acontecer.


Doenças como artrite, osteoporose e fibromialgia podem ser a causa de um torcicolo, por causarem um enfraquecimento dos ossos e da musculatura, que dão sustentação ao pescoço.

+ Corrupção na Saúde: Como ser Enfermeiro Auditor em OPME na era das Máfias das Órteses e Próteses?


Tipos de torcicolo (conheça os mais comuns):

Torcicolo espasmódico
É o tipo mais comum e trata-se da rigidez do pescoço devido a tensão dos músculos cervicais, podendo ser causada por tensão emocional, sobrecarga física, trauma por deslocamento súbito e permanência na mesma posição por períodos prolongados.

Torcicolo congênito
Causado pelo encurtamento do músculo esternocleidomastóideo, que é o músculo responsável pela inclinação e roteamento da cabeça e está localizado na face lateral do pescoço. Esse tipo de torcicolo provoca a inclinação lateral para um lado e a rotação no sentido oposto.

Torcicolo Dermatogênico
Limitação de movimentos do pescoço produzida por uma lesão extensa da pele da região. Acontece principalmente nas retrações de cicatrização de queimaduras.

Torcicolo vestibular
É a rotação da cabeça como compensação de desequilíbrio do corpo por disfunção do labirinto, órgão do equilíbrio localizado no ouvido interno.

Torcicolo ocular
Surge devido a paralisia de músculos extra-oculares, como o oblíquo, frequentemente associado a rotação e inclinação da cabeça.

Torcicolo reumático
Também é conhecido pelo nome de Torcicolo sintomático, é causado por doenças reumatológicas que acabam afetando o músculo do pescoço.

Torcicolo Espúrio
Causado por fraturas ou degenerações nas vértebras cervicais.

Sintomas do Torcicolo
O principal sintoma do torcicolo é a dor no pescoço juntamente com a limitação de movimento da cabeça. Entretanto, alguns outros sintomas podem aparecer, como por exemplo:
- Dor de cabeça;
- Tremor no pescoço;
- Inchaço dos músculos do pescoço;
- Ombro mais alto de um lado do corpo;
- Dor sensível ao toque.

Diagnóstico
O primeiro passo do diagnóstico é contar ao médico todas as circunstâncias que podem ter levado à dor, como por exemplo: traumas, exercícios físicos e má postura.  Logo após isso, ele poderá solicitar pequenos exames físicos e prescrever o método correto para o caso de torcicolo, juntamente com medicamentos que o paciente poderá utilizar.

Se houver qualquer indício de trauma, o médico poderá tirar um raio X da região para eliminar possíveis ocorrências de fraturas e luxações dos ossos da coluna vertebral localizados no pescoço.

Tratamento para Torcicolo
Em grande parte dos casos, o torcicolo é uma dor aguda e que passa sem tratamento em poucos dias. São raros os casos de torcicolo crônico. Porém, mesmo diante desse quadro, as dicas a seguir podem ajudar a aliviar a dor ou, até mesmo, a se livrar dela.



Fisioterapia
É uma opção viável não invasiva e de baixo custo. O fisioterapeuta pode te dar essas recomendações:

- Esticar o músculo em uma posição prona (corpo deitado, com a face pra frente), tanto ativamente quanto passivamente.
- Esticar o músculo em uma posição lateral, apoiado por um travesseiro. O lado afetado deve estar contra o travesseiro para desviar o pescoço em direção ao lado não afetado.
- Usar colar cervical para controlar a postura da criança nos carrinhos de bebês, assentos de carros e balanços.

Terapia de microcorrentes
Esse tipo de terapia é especialmente para torcicolos congênitos e, para que essa seja eficaz, é necessário que as crianças tenham pelo menos três meses de vida e ter um torcicolo envolvendo todo o músculo esternocleidomastóideo com massa palpável e espessura superior a 10mm. A terapia de microcorrentes funciona enviando sinais elétricos por minuto na região do pescoço para restaurar as frequências normais das células e melhorar, assim, o fluxo sanguíneo, além de reduzir espasmos musculares e diminuir a dor juntamente com a inflamação.

+ Nova Diretriz para Hipertensão Arterial 130/80 mmHg


Repouso e apoio de pescoço
Para aliviar a dor deve-se relaxar os músculos, que pode ocorrer através de colares cervicais macios disponibilizados em lojas de produtos ortopédicos.  
É necessário descansar o pescoço até que a dor passe, por isso, evite qualquer atividade que possa endurecer os músculos do pescoço ainda mais.

Temperatura (Quente / Fria)
Em caso de lesão, a aplicação de gelo coberto por uma toalha pode ajudar a reduzir a inflamação e facilitar a cicatrização. Caso a dor tenha sido causada por uma contração muscular, é necessário aquecer a região para acelerar o processo de cura do corpo.

Massagem e alongamento
Massagens leves podem ajudar a relaxar os músculos que estão contraídos e diminuir a rigidez, porém isso deve ser feito com bastante cuidado para não acabar piorando a dor.

+ Elimine o corrimento vaginal usando essa técnica caseira


Tratamento com ervas
Alguns medicamentos naturais que contém ingredientes como hortelã, tomilho, calêndula ou milefólio podem ajudar na hora de relaxar os músculos. Pomadas com arnica também podem ser benéficas.
Para preparar óleos de massagem, aqueça em uma colher algumas gotas de óleos que são utilizados em aromaterapia, como, por exemplo, óleo de limão taiti ou siciliano,  juntamente com um óleo como o de azeitona, abacate ou sementes de uva. Quando o óleo estiver pronto, aplique nos músculos rígidos.

Medicamentos
Muitas vezes a dor de torcicolo pode ser incômoda e não passar rapidamente, por isso o uso de remédios que podem aliviar a dor rapidamente. Segue alguns mais usados:
- Fenaflan;
- Flanax;
- Miosan;
- Mirtax;
- Musculare;
- Betatrinta;
- Cataflampro;
- Cetofenid (solução);
- Ciclobenzaprina;
- Coltrax;
- Diprospan;
- Duoflam;
- Torsilax.

** Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, e não se automedique.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Torcicolo: Remédios, sintomas, tratamento e prevenção
Torcicolo: Remédios, sintomas, tratamento e prevenção
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqGIL0goMIVeMM9iKcKhQrmlYI_MAEPU6Eg6GCb31HidDrDscceeXgihTVqqNipm_Wh7fNtFSST32mNrhIm2rGNNWs0rdyWXboODwTymQjv1RTdEAFNRVvDtFrAWyI1zX56_4tjxruXrWT/s640/Como-evitar-dor-no-pesco%25C3%25A7o-e-como-curar-torcicolo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqGIL0goMIVeMM9iKcKhQrmlYI_MAEPU6Eg6GCb31HidDrDscceeXgihTVqqNipm_Wh7fNtFSST32mNrhIm2rGNNWs0rdyWXboODwTymQjv1RTdEAFNRVvDtFrAWyI1zX56_4tjxruXrWT/s72-c/Como-evitar-dor-no-pesco%25C3%25A7o-e-como-curar-torcicolo.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/10/torcicolo-remedios-sintomas-tratamento.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/10/torcicolo-remedios-sintomas-tratamento.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar