<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Problemas de saúde provocados pelo calor

O calor excessivo é capaz de provocar muitas doenças. As oscilações térmicas estão abalando a saúde da humanidade. Recentemente um est...


O calor excessivo é capaz de provocar muitas doenças. As oscilações térmicas estão abalando a saúde da humanidade. Recentemente um estudo da revista científica The Lancet, revelou que cerca de 7,7% das mortes no mundo podem ser creditadas ao sobe e desce dos termômetros. 

As temperaturas altas e a umidade caminham de mãos dadas, condições ideais para a proliferação de micro-organismos que provocam doenças e sua disseminação, seja pelas condições de desenvolvimento dos vetores que transmitem as doenças, seja pela época em que - com viagens, férias, festas - os cuidados são relaxados.


Conheça alguns problemas que podem ser causados pelo CALOR:

Desidratação
Ingerir pouca água e suar bastante leva a perda de líquidos e sais minerais e a complicações como tontura, queda de pressão e até morte. Afeta sobretudo crianças e idosos.

Doenças infecciosas
Aumenta a transmissão de vírus por mosquitos (dengue, zika), bem como de males ligados às chuvas e à contaminação da água, como hepatite A e leptospirose

Infarto e derrame
A perda de água reduz a pressão e exige que o coração bata rápido, o que favorece ataques cardíacos. Também deixa o sangue espesso, facilitando a formação de trombos e AVCs.

Males respiratórios
Em dias muito quentes e com o ar seco, a mucosa nasal e as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que deixa o aparelho respiratório suscetível a asma, bronquite e infecções.

Problemas renais
A desidratação eleva o risco de pedras nos rins, e o desequilíbrio entre fluidos e eletrólitos ameaça esses órgãos especialmente se já existe doença renal, diabete ou hipertensão.

Doenças de Pele
Dermatites, brotoejas e micoses são exemplos de doenças que causam inflamações na pele gerando irritação, coceira, ressecamento, descamação, manchas vermelhas ou brancas e bolhas em alguns casos. São mais frequentes no verão devido ao intenso calor e ao aumento da umidade do ar ideais para a proliferação dos fungos e bactérias causadores das doenças. Normalmente o tratamento ocorre por meio tópico com uso de pomadas, mas pode demandar o uso de medicação oral controlada, portanto percebendo os sintomas um dermatologista deve ser consultado. Para evitá-las é preciso manter o ambiente fresco e ventilado e o corpo com roupas leves e sempre que em contato com areia, água de rios ou piscinas realizar higienização do corpo todo com especial atenção às “dobrinhas”.

Conjuntivite
Uma inflamação da membrana que reveste o globo ocular e é transmitida por agentes tóxicos, alergias, vírus ou bactérias mais comum durante o verão em função da propagação pelas águas. O tratamento ocorre com uso de colírios e ou medicação oral que deve ser prescrita pelo médico de preferência especialista em oftalmologia. Para se manter longe dos riscos, é importante não compartilhar objetos pessoais (toalhas, colírios, lentes de contato ou roupas de cama), não coçar os olhos com as mãos e lavar as mãos e o rosto com a maior frequência possível.

Intoxicação Alimentar
Problema comum com a mudança de rotina nas viagens é a intoxicação alimentar, reação do organismo à ingestão de alimentos e líquidos contaminados por microrganismos nocivos, que se desenvolvem diante de condições inadequadas de higiene ou pela má conservação diante das altas temperaturas. As reações são náusea, febre, vômitos, diarreia e desidratação com a sensação de mal-estar generalizado. Além do desconforto o maior problema está na evolução para um quadro de desidratação que deve ser evitado com a ingestão abundante de água e sucos em conjunto com o soro de reidratação, adquirido em farmácias ou apenas em caso de emergência caseiro pois as dosagens não podem ser superadas (3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água).

Cuidar da saúde é essencial em qualquer época do ano, mas nos meses de temperaturas altas, alguns cuidados devem estar sempre em pauta pois tão importante quanto cuidar é prevenir. 



COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Problemas de saúde provocados pelo calor
Problemas de saúde provocados pelo calor
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaMAbMQ0UI6MFq1xwzBJJnnzH6h2FcHfukWVLdgKIX7yoEzTENYtaV1C_WT703Mp55oVCGwBiIL14EwdPrherbnTixD9Q5cmdFlr3ZCk1HdLrwKiRasVv0k38w2xa9ZfzK1SgYZq5VjJVa/s400/doencas-do-calor.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaMAbMQ0UI6MFq1xwzBJJnnzH6h2FcHfukWVLdgKIX7yoEzTENYtaV1C_WT703Mp55oVCGwBiIL14EwdPrherbnTixD9Q5cmdFlr3ZCk1HdLrwKiRasVv0k38w2xa9ZfzK1SgYZq5VjJVa/s72-c/doencas-do-calor.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/01/problemas-de-saude-provocados-pelo-calor.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/01/problemas-de-saude-provocados-pelo-calor.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar