<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

O que é Moleira? Quando ela fecha e quais são os cuidados?

O bebê nasce com várias fontanelas, mais conhecidas como “moleiras”. Elas fornecem ao crânio a flexibilidade necessária para atravessa...


O bebê nasce com várias fontanelas, mais conhecidas como “moleiras”. Elas fornecem ao crânio a flexibilidade necessária para atravessar o canal do parto. Essa flexibilidade também permite que o cérebro e o crânio do bebê cresçam durante o primeiro ano de vida. Nos recém-nascidos, os pontos moles são encontrados no topo, nas costas e nos lados da cabeça.

As moleiras desaparecem em idades específicas, a fontanela na parte de trás da cabeça geralmente desaparece em 1 a 2 meses de idade. As que estão no alto da cabeça permanecem presentes até o bebê ter entre 7 e 19 meses de idade.


Entenda o que cada alteração na moleira pode indicar:

Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança realiza um esforço como cólicas, tosse, febre ou choro.

Moleira baixa ou funda: a moleira afundada indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo indicar desidratação ou mesmo doenças possíveis de serem identificadas pelo médico pediatra.

Moleira alta: pode indicar um aumento de pressão craniana no bebê e pode indicar um quadro de infecção. Se a moleira estiver alta, é preciso que ele seja levado para o hospital.

Causas potenciais de fontanela afundada:

Desidratação: A causa mais comum de perda de água do corpo é a transpiração excessiva. Essa condição é considerada uma emergência médica. Cuidado urgente pode ser necessário.

Kwashiorkor: É uma forma grave de desnutrição causada pela falta de proteína. 
Megacólon tóxico: É um alargamento raro e potencialmente letal do intestino grosso e geralmente é uma complicação da doença inflamatória intestinal (DII). Essa condição é considerada uma emergência médica. 

Diabetes insipidus: Diabetes insipidus (DI) não é uma forma de diabetes, em vez disso, é uma condição rara que ocorre quando os rins não conseguem economizar água. 

Diagnóstico:

Se o bebê tiver uma fontanela afundada, procure atendimento médico o mais rápido possível. Quando o médico examinar o bebê, eles farão primeiro um exame físico. Isso inclui olhar e sentir a área afetada. O médico provavelmente avaliará a elasticidade da pele do seu bebê, ou turgor. A baixa elasticidade também pode ser um sinal de baixos níveis de fluidos. A quantidade de umidade nos olhos e na boca também pode fornecer pistas sobre o nível de hidratação do bebê.

O médico também irá perguntar sobre os sintomas do seu bebê. É importante fornecer o máximo de informação possível. Se o bebê esteve doente recentemente ou se o bebê teve  episódios de vômito ou diarréia.

Poderá ser realizado exames de sangue e urina. O exame de sangue mede o número de glóbulos vermelhos e brancos, bem como seus componentes, para detectar infecção ou anemia, que pode ocorrer com a desidratação. Um exame de urina envolve uma série de testes para verificar a urina quanto a anormalidades que possam indicar desidratação.

Outro teste que que também pode ser feito é de um painel metabólico abrangente. Esta análise de sangue envolve uma série de testes que avaliam o quão bem vários produtos químicos no corpo estão quebrando e usando alimentos.

Quando a Moleira Fecha?

Os ossos do crânio não se fecham completamente durante a infância porque o cérebro e o corpo ainda precisam de espaço para crescer. No entanto, quando os ossos crescem ao ponto de preencher o espaço aberto e os médicos não podem mais senti-los, as fontanelas são consideradas fechadas. As fontanelas nem todas fecham ao mesmo tempo. O processo de fechamento da moleira pode demorar dois anos ou mais. 

As seis fontanelas fecham nesta ordem:

Posterior: entre seis semanas e três meses
Esfenoide: por seis meses
Mastoide: entre seis e 18 meses
Anterior: Começa a fechar aos seis meses e já não pode ser sentida entre os 18 meses e os dois anos.

Opções de Tratamento Para Moleira

Se a desnutrição for a causa, o bebê provavelmente receberá nutrientes orais ou IV, bem como fluidos. Se a desidratação for a causa confirmada de uma moleira ou fontanela afundado, o bebê receberá fluidos por via oral se não estiver vomitando e estiver alerta ou por meio de uma linha intravenosa (IV). 

O médico irá verificar as fontanelas do bebê no nascimento, e o monitoramento continuará sempre que o pediatra ou uma enfermeira examinar seu filho.

Como Evitar Moleira?

A melhor maneira de evitar uma fontanela afundada é evitar a causa mais comum dela, que é a desidratação.







Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,20,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,100,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: O que é Moleira? Quando ela fecha e quais são os cuidados?
O que é Moleira? Quando ela fecha e quais são os cuidados?
https://4.bp.blogspot.com/-1yd4WKi_EbE/XFy0eLyQgyI/AAAAAAAAGzU/wPv7fPFRg9MIb_l83-ToM7iGeppP3Fn2ACLcBGAs/s400/moleira-bebe-materia.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-1yd4WKi_EbE/XFy0eLyQgyI/AAAAAAAAGzU/wPv7fPFRg9MIb_l83-ToM7iGeppP3Fn2ACLcBGAs/s72-c/moleira-bebe-materia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/02/o-que-e-moleira.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/02/o-que-e-moleira.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar