<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Septoplastia e os cuidados no pós operatório

A cirurgia que tem o objetivo de corrigir o desvio de septo nasal é denominada septoplastia. É através desta cirurgia que é possível t...


A cirurgia que tem o objetivo de corrigir o desvio de septo nasal é denominada septoplastia. É através desta cirurgia que é possível tratar possíveis dificuldades respiratórias que o paciente possa apresentar. O procedimento, apesar de simples, exige cuidados específicos no pós-operatório para garantir melhores resultados.

O septo é composto por osso, cartilagem e coberto com mucosa, sendo que em casos de desvio essa “parede” que divide as fossas nasais pode estar mais inclinada à direita ou à esquerda. O desvio de septo é uma condição que pode surgir durante o desenvolvimento da face ou após algum trauma já quando adulto. Assim, o objetivo da cirurgia é reposicionar o septo de forma que fique centrado e permita a passagem de ar igualmente dos dois lados do nariz. A cirurgia pode ser realizada isoladamente ou associada a outras como a rinoplastia e a turbinectomia. A anestesia mais indicada é a geral.

Cuidados que devem ser tomados nos primeiros dias do pós-operatório


Repouso: evite realizar esforço físico. Isso pode causar sangramento. Procure ficar em casa nos dois primeiros dias, principalmente. Aproveite esse tempo para descansar um pouco.

Compressas frias sobre nariz e olhos: isso ajuda a diminuir o edema, inchaço e, também, diminui o sangramento.

Dormir com a cabeceira da cama elevada: use, pelo menos, três travesseiros (pelo menos 30 graus de elevação) nos dias seguintes à cirurgia. Isso ajuda a diminuir o edema e inchaço no pós-operatório das cirurgias nasais.

Evite assoar o nariz com muita força: durante a cirurgia nasal, é colocado uma espuma que auxilia na coagulação e evita o sangramento excessivo. Essa espuma será removida com o uso dos medicamentos. Se o paciente assoar o nariz intensamente, ele eliminará essa espuma e isso poderá provocar sangramento excessivo.

Alimentação: nos primeiros dois dias, sugere-se uma alimentação liquida e pastosa, morna a fria, pois é esperada uma dor nos dentes da arcada superior. Durante a rinoplastia e septoplastia, é feita a remoção parcial do osso da crista maxilar e isso provoca dor nos dentes de cima. Após esse período, a alimentação pode ser normal.

Usar os medicamentos conforme a receita médica: procure ler atentamente sua receita e seguir as prescrições. Por mais incrível que pareça, muitos pacientes não prestam atenção à receita médica e usam os remédios por tempo insuficiente ou nos horários errados.

Exposição solar: o ideal é evitar exposição solar por dois meses após a realização da cirurgia. Se houver hematoma (roxos) ao redor dos olhos, a exposição solar pode produzir uma mancha de pele pelo depósito de hemossiderina. Isso poderá ser permanente ou muito difícil de tratar. Por isso, o uso de filtro solar periodicamente é altamente recomendado.

Leia também: Sondagem gástrica e os cuidados de enfermagem

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Septoplastia e os cuidados no pós operatório
Septoplastia e os cuidados no pós operatório
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNsrQ79xbYfF2Q-ZiJIg9DQpnyv0q3xLcda9suCB4ucMonbxeDglakQFq0xOWOVC7WJDuoCJpIMQPi7JEGZKKRQEA5AZRjo-AGxK-REA-vXf7-nAkUdjN7yEAaSz5WOZpuzR9AkFH3UQkP/s1600/septoplasty-diagram-4.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNsrQ79xbYfF2Q-ZiJIg9DQpnyv0q3xLcda9suCB4ucMonbxeDglakQFq0xOWOVC7WJDuoCJpIMQPi7JEGZKKRQEA5AZRjo-AGxK-REA-vXf7-nAkUdjN7yEAaSz5WOZpuzR9AkFH3UQkP/s72-c/septoplasty-diagram-4.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/07/septoplastia-e-os-cuidados-no-pos.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/07/septoplastia-e-os-cuidados-no-pos.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar