<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cuidados de enfermagem ao paciente internado em UTI

O enfermeiro é uma figura muito importante dentro da terapia intensiva, a carga emocional e técnica é alta, já que o profissional est...


O enfermeiro é uma figura muito importante dentro da terapia intensiva, a carga emocional e técnica é alta, já que o profissional está sempre a beira leito e tem diversas responsabilidades técnicas.

Podemos dizer ainda que o enfermeiro dentro da UTI tem uma figura mediadora entre os profissionais e a família, além de promover todo o trabalho de higienização e conforto do paciente.

O grande objetivo do trabalho do enfermeiro dentro dessa unidade é melhorar a qualidade de vida do paciente, minimizar a sua dor e o monitorar, além de todas as outras intervenções comuns a uma área intensiva.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre os cuidados de enfermagem nesse ambiente, confira.

1 – Equipe multidisciplinar 


Com certeza o enfermeiro dentro da UTI deve estar pronto para trabalhar com a equipe multidisciplinar, como ele tem maior contato com o paciente, pode perceber sofrimento físico ou psíquico, conversando assim com o médico e o psicólogo da unidade.

Há ainda discussões clínicas onde o enfermeiro pode e deve dar sua opinião técnica sobre o caso, dentro dos limites de sua profissão e de forma ética para auxiliar o paciente e sua família no período de internação.

2 – Controles gerais a cada 2 horas


O enfermeiro é o responsável por gerenciar a equipe, supervisionar o técnico e auxiliar de enfermagem e avaliar os controles gerais.

Dentro desse controle podemos citar:

  • Temperatura;
  • Frequência cardíaca;
  • Frequência respiratória;
  • Pressão arterial;
  • Pressão venosa central (a cada 4 horas, somente nos pacientes com acesso venoso central);
  • Líquidos infundidos via parenteral;
  • Líquidos infundidos via enteral;
  • Líquidos eliminados;
  • Oximetria de pulso.


3 – Exames 


O paciente que encontra–se na UTI está sempre realizando exames a pedido médico. Uma das responsabilidades do enfermeiro é providenciar e cuidar de toda essa parte.

Por exemplo, adaptando a rotina diária do paciente ao exame em questão e até mesmo se responsabilizando (através de um técnico ou não) de, se necessário transportar o paciente até o local do exame e o trazer de volta para o leito.

4 – Preparo e administração dos medicamentos


O preparo e administração dos medicamentos também são pontos importantes e de responsabilidade do enfermeiro, é preciso estar de olho nos horários, na dose adequada e afins.

Além disso, o profissional deve ficar de olho em possíveis efeitos colaterais esperados ou não.

5 – Controle das visitas 


O enfermeiro é um elo muito importante entre a família do paciente e a equipe, como mencionado, mas além disso também é responsável por instruir a equipe a orientar no horário de visita os familiares quanto a lavagem das mãos.

Como sabemos, os pacientes que estão na UTI encontra–se com maiores chances de pegar qualquer infecção vinda de fora, por isso é preciso que todas as medidas sejam tomadas para não colocar em risco o paciente.

6 – Teste dos aparelhos


Mesmo sendo um cuidado indireto, o teste nos aparelhos a cada período de trabalho colabora de forma direta para a saúde e bem estar do paciente que está na UTI.

A cada troca de plantão a equipe de enfermagem deve também ver questões como desfibriladores, respiradores, eletrocardiograma e oxímetros.

7 – Prestar orientações pós alta


O paciente que recebe alta da UTI, provavelmente, vai continuar algum tratamento em casa e é de responsabilidade do enfermeiro a orientação ao paciente e / ou seus familiares.

Como vimos nesse artigo, o papel do enfermeiro na parte assistencial é fundamental, um trabalho que exige uma grande demanda, como também já mencionado.







COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Cuidados de enfermagem ao paciente internado em UTI
Cuidados de enfermagem ao paciente internado em UTI
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB5NdGo6QpJMHg_AMWSZiRyIRbqCK_VeAxeR2WbPqbQLTDu6tboQrs9Vp6HKFucyEzzd8RQ_FDcpgaDvduzTjIoNxC8CAY7FHfHwbjrLWsLOTN-VqxVJ1Wg7jHmvK8fQ_t031rQY3qTYzZ/s640/Cuidados_de_enfermagem_ao_paciente_internado_em_UTI.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhB5NdGo6QpJMHg_AMWSZiRyIRbqCK_VeAxeR2WbPqbQLTDu6tboQrs9Vp6HKFucyEzzd8RQ_FDcpgaDvduzTjIoNxC8CAY7FHfHwbjrLWsLOTN-VqxVJ1Wg7jHmvK8fQ_t031rQY3qTYzZ/s72-c/Cuidados_de_enfermagem_ao_paciente_internado_em_UTI.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/cuidados-de-enfermagem-ao-paciente-em-UTI.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/cuidados-de-enfermagem-ao-paciente-em-UTI.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar