<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Teoria da enfermagem: planejamento, execução e controle da assistência de enfermagem

Pode – se dizer que a institucionalização da enfermagem, enquanto uma profissão, aconteceu no século XIX. O mais marcante, desde e...


Pode – se dizer que a institucionalização da enfermagem, enquanto uma profissão, aconteceu no século XIX.

O mais marcante, desde essa época, é a divisão do trabalho que configura diversos agentes de enfermagem. Todo esse processo vem ainda de outros fatores que até hoje são marcantes na área, a disciplina e a hierarquia.

Trazendo para o Brasil, a divisão interna a enfermagem passa a dar origem a diversas modalidades de trabalho auxiliar, como por exemplo, técnico de enfermagem.

Dessa forma, além do ensino, o enfermeiro fica no planejamento, execução e no controle da assistência de enfermagem.

Entrando no mundo da enfermagem


Para entender melhor todos os processos citados, não podemos deixar de citar o conhecimento mais profundo da área. É preciso compreender a prática dos múltiplos agentes e das articulações existentes.

Assim, como o papel da enfermagem com as outras práticas da saúde. Devemos ressaltar que o trabalho por aqui faz parte de um processo conexo e não isolado.

O gerenciamento do cuidado é um ponto central no trabalho do enfermeiro, outro destaque com certeza é a execução de atividades de gerência dentro das unidades, como por exemplo:

- Encaminhar pacientes para exames internos ou mesmo externos;
- Realizar pedidos de medicações;
- Realizar pedidos de dietas especiais;
- Realizar pedidos de materiais;
- Outras.

Assim, toda atividade de gerenciamento e de assistência de enfermagem está mesclado dentro do cotidiano desse profissional. Dentro das atividades de assistência podemos mencionar:

- Evolução da enfermagem;
- Realização do exame físico diário;
- Prescrição da enfermagem;
- Supervisão dos auxiliares.



Podemos dizer que dentro do campo da enfermagem também existe o trabalho burocrático, que pode ser feito em frente a um computador ou mesmo preenchendo e assinando papéis.

Porém, é importante lembrar que dentro de todo esse processo é natural essas atividades de cunho mais burocrático, pois através delas que todo o planejamento e execução para a assistência podem acontecer.

É uma parte que visa organizar, planejar, para que finalmente o profissional possa executar no momento correto.

Artigos recomendados:

Além disso, tudo isso é feito como forma de monitoramento e de manutenção, tudo isso para que as atividades sejam realizadas com eficiência e também com eficácia.

Como mencionado, esse trabalho de planejamento e execução dentro da assistência de enfermagem serve para outros profissionais. Podemos dizer, que o profissional enfermeiro ‘’direciona’’ até mesmo a rotina de outros profissionais, organizando todo o aspecto burocrático citado.

Temos assim, um carater totalmente articulador e também integrativo dentro do dia – a – dia desse profissional. 

De forma mais informal, podemos ainda colocar o enfermeiro dentro de um papel de mediador, que ocupa sempre uma posição de intermediação, seja entre profissionais da equipe, familiares e equipe, paciente e equipe, etc.

Sem dúvidas são funções centrais dentro do funcionamento de qualquer unidade hospitalar. O profissional é o grande responsável pelo sucesso, ou não, de um setor.

Se você gostou das colocações do nosso artigo de hoje, continue por aqui para conferir outros temas.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Teoria da enfermagem: planejamento, execução e controle da assistência de enfermagem
Teoria da enfermagem: planejamento, execução e controle da assistência de enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSjoAKzegvSmVcKMJqrv0Vhg4TGwEX9JxRMDVarMawYxO8PirtwQrt58UzFDqRE9MtN3yU-i0MxKbaWcpSnvX0f54L6TohJC0vcZmU3QyO44gONv7qC5VbMNJipGfQUEn02LKFn3xn8EfE/s640/teoria_da_enfermagem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSjoAKzegvSmVcKMJqrv0Vhg4TGwEX9JxRMDVarMawYxO8PirtwQrt58UzFDqRE9MtN3yU-i0MxKbaWcpSnvX0f54L6TohJC0vcZmU3QyO44gONv7qC5VbMNJipGfQUEn02LKFn3xn8EfE/s72-c/teoria_da_enfermagem.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/04/teoria-da-enfermagem-planejamento.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/04/teoria-da-enfermagem-planejamento.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar