<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Modos de transmissão dos micro-organismos

O aumento das infecções dentro do ambiente hospitalar requer três elementos: a fonte do micro-organismo, o hospedeiro susceptível e o m...


O aumento das infecções dentro do ambiente hospitalar requer três elementos: a fonte do micro-organismo, o hospedeiro susceptível e o modo de transmissão.

Fonte de micro-organismo

As fontes humanas de micro-organismos infectantes nos hospitais podem ser qualquer pessoa com doença aguda ou que esteja colonizada por algum agente infeccioso, sendo os principais os pacientes, os profissionais de saúde e as visitas. Além das pessoas, equipamentos utilizados na assistência à saúde e medicamentos também são considerados fontes de micro-organismos.

Hospedeiro susceptível

Fatores como idade, doença de base, tratamentos com antimicrobianos, corticoides ou outros agentes imunossupressores, irradiações e cirurgias podem tornar o ser humano mais suscetível a infecções. A resistência do ser humano aos micro-organismos patogênicos é bastante variável. Algumas pessoas podem ser imunes ou capazes de resistir a uma colonização; outras, quando expostas ao mesmo agente, podem estabelecer uma relação comensal e se tornarem portadoras assintomáticas. Também existem aquelas que, quando expostas a algum agente, podem desenvolver doença clínica. 

Modos de transmissão 

Alguns modos de transmissão não são considerados relevantes a ponto de necessitarem de uma recomendação específica de precaução, como, por exemplo, vetores: malária, leishmaniose, dengue. Os micro-organismos podem ser transmitidos diretamente por contato, por via aérea, pela exposição a sangue e fluidos corpóreos, ou indiretamente por meio de um vetor ou de um veículo inanimado.

A maior parte das infecções hospitalares tem origem endógena, ou seja, são causadas por micro-organismos da própria pessoa, cabe ressaltar que o isolamento reverso ou protetor, cujo objetivo é a prevenção de contaminação por micro-organismos provenientes do meio inanimado, é considerado de pouca ou nenhuma utilidade. Entretanto, a transmissão de micro-organismos patogênicos no ambiente hospitalar ocorre, principalmente, por contato, por via aérea e pela exposição a sangue e líquidos corporais.

Transmissão por contato

O micro-organismo pode ser transmitido de uma pessoa a outra pelo contato com a pele ou a mucosa. Para melhor compreensão, classificamos as precauções em contato direto e indireto.

Contato direto 

Transmissão de microorganismo de uma pessoa para outra através do contato direto da pele, sem a participação de um veículo inanimado. Como exemplo de micro-organismos ou doenças transmitidas por contato direto temos: herpes simples, herpes zoster disseminada em imunocompetente e feridas com secreções abundantes não contidas por curativo. Outros micro-organismos podem ser transmitidos por contato direto, incluindo estafilococos, estreptococos e enterobactérias. No entanto, a higiene das mãos e o uso de barreiras, tais como luvas e avental, são considerados suficientes para evitar a transmissão intra-hospitalar. 

Contato indireto

Fômites: micro-organismos presentes em superfícies ambientais, artigos e equipamentos.
A transmissão por contato indireto ocorre quando há o contato dos fômites com a pele e mucosas. A sobrevida dos micro-organismos no ambiente é variável, podendo se prolongar por um longo período de tempo, dependendo do micro-organismo referido, das características do material e das condições ambientais.


Transmissão por via aérea ou respiratória

A transmissão de micro-organismos por via respiratória pode ser dividida em duas modalidades: a transmissão por gotículas e a transmissão por aerossóis.

Transmissão por gotículas

Gotículas de tamanho considerado grande (> 5 micras) são eliminadas pela fala, tosse, espirro, podendo atingir até um metro de distância e rapidamente se depositam no chão. A modalidade de transmissão ocorre por meio do contato próximo ao paciente. Portanto, esse tipo de transmissão não ocorre em grandes distâncias, por longos períodos, nem por partículas suspensas no ar.

Transmissão por aerossóis 

A transmissão por aerossóis é diferente da transmissão por gotículas, pois algumas partículas eliminadas durante a respiração, fala, tosse, espirro se ressecam e ficam suspensas no ar, podendo ser disseminadas a longas distâncias, porém são poucos os micro-organismos capazes de sobreviver nessas partículas. Precauções específicas e cuidados especiais com o ambiente são fundamentais para evitar a propagação de micro-organismos. 

Transmissão por exposição a sangue e outros líquidos corpóreos

A transmissão através de sangue e outros líquidos corpóreos ocorre pela exposição da pele não íntegra ou mucosa a esses fluidos na presença do agente infectante. Como exemplo, citamos o HIV, o vírus da hepatite B, o vírus da hepatite C etc. O risco de infecção varia de acordo com as características próprias do micro-organismo e com o tipo e gravidade da exposição.

Infecção dentro do ambiente hospitalar

Fontes de micro-organismos: pessoas, equipamentos, lavagem inadequada das mãos.

Hospedeiro suscetível: pessoa com baixa resistência decorrente de doença ou tratamento, extremos da idade (criança, idoso).
Modo de transmissão de micro-organismos: por contato (direto, indireto), por via aérea ou respiratória (por gotículas, por aerossóis), por exposição a sangue e líquidos corpóreos.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Modos de transmissão dos micro-organismos
Modos de transmissão dos micro-organismos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0WMq3Zb4tXwtdT6fR8bw06aeQgDbcyBAJmWp276miTdsGq00ROxDgd0Yfc_qm04SvWi5FRFdQHZVr78aVF4iX9iN4jc9wvyn-E2chwxoXayZfhVCtksTIpNPNBXJVVrsY4ndzSQx4Kv2A/s640/doen%25C3%25A7as-infecto-contagiosas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0WMq3Zb4tXwtdT6fR8bw06aeQgDbcyBAJmWp276miTdsGq00ROxDgd0Yfc_qm04SvWi5FRFdQHZVr78aVF4iX9iN4jc9wvyn-E2chwxoXayZfhVCtksTIpNPNBXJVVrsY4ndzSQx4Kv2A/s72-c/doen%25C3%25A7as-infecto-contagiosas.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/05/modos-de-transmissao-dos-micro-organismos.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/05/modos-de-transmissao-dos-micro-organismos.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar