<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

O que é tromboflebite?

A tromboflebite é uma inflamação de uma ou mais veias, sendo causada por um coágulo sanguíneo, que normalmente acontece nas pernas ou ...

A tromboflebite é uma inflamação de uma ou mais veias, sendo causada por um coágulo sanguíneo, que normalmente acontece nas pernas ou em outras partes inferiores do corpo. Em suma, é uma doença caracterizada por uma trombose nas veias superficiais. 

A tromboflebite tem maior incidência nas mulheres do que homens, e conforme citado ocorre com maior frequência nos membros inferiores, em veias com varizes, pois estas apresentam alterações morfológicas em suas paredes que predispõem ao processo trombótico.

Quanto tempo dura uma tromboflebite?

O quadro clínico da tromboflebite é típico e consiste em dor, edema, eritema, endurecimento e hipersensibilidade ao longo do trajeto da veia afetada. Em geral, o processo segue um curso benigno e autolimitado com remissão completa dentro de 7 a 10 dias.

Causas da tromboflebite

A flebite é uma inflamação de uma veia e pode ser causada por um trauma local, seja externo, uma pancada, batida ou interno, injeção de algum medicamento que faça a parede da veia se inflamar. Também pode ser decorrente de uma doença inflamatória que acometa o sistema circulatório. A causa da tromboflebite é um coágulo de sangue que leva à inflamação de um ou mais vasos sanguíneos. Os coágulos de sangue podem ser causados por inúmeras razões distintas.

Quando os coágulos de sangue são formados em veias mais superficiais e próximas à superfície da pele, a doença recebe o nome de tromboflebite superficial. Quando as veias afetadas são mais profundas, ela é chamada de trombose venosa profunda – um problema de saúde bem mais grave.


Fatores de risco para tromboflebite

A flebite e a trombose das veias superficiais dos membros inferiores estão associadas a condições que aumentam o risco de hipercoagulação, incluindo aquelas que levam a estase venosa, anormalidades da coagulação ou fibrinólise e disfunção endotelial. A estase venosa pode ocorrer devido à doença venosa aguda (por exemplo, TVP), doença venosa crônica (por exemplo, varizes, insuficiência venosa crônica), procedimentos venosos (por exemplo, escleroterapia, ablação cirúrgica, punção venosa, pós-operatório, trauma), gravidez, obesidade, infecção, terapia intravenosa ou abuso de drogas.

Também são fatores de risco, permanecer deitado e imóvel em uma cama por tempo prolongado, como após uma cirurgia ou depois de uma fratura na perna, por exemplo.
Histórico de acidente vascular cerebral (AVC) que tenha causado paralisia nos braços ou nas pernas;

Possuir um cateter em uma veia central para o tratamento de alguma condição médica, o que pode provocar irritação da parede do vaso sanguíneo e diminuir o fluxo de sangue;
Gravidez ou ter acabado de dar à luz, o que pode significar que a pressão das veias da pelve e das pernas está aumentada;

Uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal;

Histórico familiar de algum transtorno de coagulação sanguínea ou uma tendência a formar coágulos mais facilmente;

Outro fator de risco é a idade (Ter mais de 60 anos torna as pessoas mais suscetíveis à formação de coágulos de sangue);

Ter varizes, que são uma causa comum de tromboflebite superficial.
Sintomas de tromboflebite

A inflamação de uma veia (flebite), sempre provoca os sinais de uma inflamação aguda, tais como rubor, calor, dor e edema. A febre pode ou não ocorrer, mas geralmente não é muito alta. Essa reação inflamatória adere firmemente o trombo (coágulo sanguíneo devido à agregação das plaquetas) às paredes da veia, dificultando que ele se desprenda.

Medicamentos para tromboflebite e cuidados de enfermagem

Em geral, o tratamento da flebite deve ser sempre orientado pelo médico, e pode ser feito com a administração de anticoagulantes. 

A busca pela qualidade na assistência de enfermagem tem sido atualmente frequente, especialmente no que diz respeito aos procedimentos no tratamento de pacientes críticos, diante das necessidades e recursos socioeconômicos.

O  profissional  de  enfermagem  e  sua  equipe  devem  estar  com  o  paciente  durante  os  procedimentos necessários  ao  tratamento  da  TVP.  Esses procedimentos e  condutas  devem  ser  descritos  e  o  enfermeiro  (a) deve auxiliar o paciente apresentando e explicando as condutas sendo após registradas tanto pelo médico(a) como pela enfermagem.
Os  fatores  de  risco  para  desenvolvimento  de  trombose  a  se  considerarem  são: idade,  imobilização,  cirurgias,  história  anterior  de  TVP,  câncer,  trombofilia, varizes,  obesidade,  infecção,  trauma,  gravidez  e  puerpério,  tempo  de  cirurgia, anestesia com duração maior que 30 minutos, anestesia geral, uso de estrógenos, insuficiência  cardíaca,  acidente  vascular  cerebral,  paralisia,  doença  respiratória grave, doença  inflamatória  intestinal,  infarto do  miocárdio, insuficiência  arterial, quimioterapia, síndrome nefrótica, cateteres centrais e Swan-Ganz. 

O tratamento da tromboflebite superficial é feito com:

  • Aplicação de pomadas anti-inflamatórias (conforme prescrição); 
  • Realização de aplicação de gelo (compressas de gelo) na região;
  • Anti-inflamatórios por 7 a 10 dias;
  • Elevação dos membros inferiores;
  • Manter-se ativo (encorajar o paciente a caminhar; o repouso absoluto é contraindicado);
  • Meias elásticas compressivas (após descartada lesão arterial);

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: O que é tromboflebite?
O que é tromboflebite?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD86vWDtyvt3hbzR9ihWRVsORJZP4xkH7lnT1tqAM9FeQoju6mi0dXg2hrAdvD2x-sXB5OelMfJS0yZpHAfjIPKWtzed0gu1m33UI1E0iiivRmBwSmAxHOAE6waKehi6IWXO2-ipmIbqun/s0/o_que_e_tromboflebite.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjD86vWDtyvt3hbzR9ihWRVsORJZP4xkH7lnT1tqAM9FeQoju6mi0dXg2hrAdvD2x-sXB5OelMfJS0yZpHAfjIPKWtzed0gu1m33UI1E0iiivRmBwSmAxHOAE6waKehi6IWXO2-ipmIbqun/s72-c/o_que_e_tromboflebite.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/08/o-que-e-tromboflebite.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/08/o-que-e-tromboflebite.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar