<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Mutação da COVID-19

Os coronavírus pertencem a uma família de vírus presentes em diferentes animais: camelo, gado, gato, morcego. Existem dois tipos de vírus qu...


Os coronavírus pertencem a uma família de vírus presentes em diferentes animais: camelo, gado, gato, morcego. Existem
dois tipos de vírus que podem infectar pessoas que são o MERS-CoV e SARS-CoV. Em dezembro de 2019, foi detectada a primeira transmissão do SARS-CoV-2, em Wuhan, China, com potencial pandêmico que causou a COVID-19. 

A COVID-19 apresenta manifestações clínicas de diferentes maneiras para cada indivíduo, sendo as mais comuns: febre, tosse seca, cansaço. As menos comuns: diarreia, dores de garganta, cefaleia, perda do paladar e olfato, erupção cutânea e outros.

As pessoas podem se contaminar ao respirarem gotículas de uma pessoa contaminada, onde o período de incubação é em média de 14 dias para manifestação dos primeiros sintomas.

Doença que pode trazer complicações graves, efeitos não esperados na saúde do paciente: complicações persistentes nos pulmões, coração, cérebro, neurológicas e favorecer o surgimento de outras doenças, como o diabetes.

Diante de todas as vertentes existentes sobre o coronavírus, o surgimento de uma nova cepa preocupa epidemiologistas e Organização Mundial da Saúde. Essa nova variação do SARS-CoV-2 está se propagando rapidamente, sendo a “dominante” gerando um aumento nas hospitalizações e suspensão de voos.

Pesquisadores afirmam que é uma notícia muito ruim, pois é a mutação mais predominante e agressiva, sendo de 40% a 70%com maior taxa de transmissão.

A cepa apresenta uma mutação chamada de N5017 na proteína do coronavírus. É um vírus que sofre mutações o tempo todo registrada com mais de 300.000 mutações do SARS-CoV-2 em todo o mundo. A preocupação dos pesquisadores e epidemiologistas concentra-se em como essa nova variante pode afetar a saúde, diagnósticos e principalmente nas vacinas.

As mutações estão ocorrendo rapidamente em todo o globo, sendo em média de duas por mês. Inclinando a causar doenças graves, afetando a defesa do organismo.

No entanto, devemos enquanto isso, ou enquanto a vacina não começa a ser distribuída e administrada, tomar as medidas de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. 


REFERÊNCIAS 

Andrade, R. O. Os Efeitos da COVID-19. Revista Pesquisa Fapesp. Ed., 295, setembro 2020. 

Coronavírus Brasil. Painel Coronavírus. Disponível em: < covid.saude.gov.br >

Coronavírus COVID-19. O que você precisa saber. Ministério da Saúde. Disponível em: < coronavírus.saude.gov.br> 

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19). 12 october 2020 | Q&A. Disponível em: < www.who.int/emergencies/diseases/ >


Contribuiu com este Artigo:


Mateus Henrique Dias Guimarães

Redes Sociais: @Mateushenrique (Linkedin)
Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família. 

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,22,Colunistas,2,Dicas de Saúde,11,Doenças,46,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,28,Publieditorial,4,Relacionados à Enfermagem,125,Relacionados à Saúde,124,Técnicas de Enfermagem,38,
ltr
item
Enfermagem: Mutação da COVID-19
Mutação da COVID-19
https://1.bp.blogspot.com/-RBZri8rMbZo/X-dMKv_jMoI/AAAAAAAAIt0/7o73-nOuiFEwHD9yESuwzkoBrginrT7AwCLcBGAsYHQ/s16000/mutacao-chamada-de-N5017.png
https://1.bp.blogspot.com/-RBZri8rMbZo/X-dMKv_jMoI/AAAAAAAAIt0/7o73-nOuiFEwHD9yESuwzkoBrginrT7AwCLcBGAsYHQ/s72-c/mutacao-chamada-de-N5017.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/12/mutacao-da-covid-19.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2020/12/mutacao-da-covid-19.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar