<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Pólipo uterino

 O que é Pólipo Uterino?  Em patologia a palavra pólipo quer dizer crescimento de tecido pediculado que se desenvolve em uma membrana mucosa...

 O que é Pólipo Uterino? 

Em patologia a palavra pólipo quer dizer crescimento de tecido pediculado que se desenvolve em uma membrana mucosa (bexiga, útero, reto, etc), assim um pólipo uterino pode ser definido como um crescimento excessivo de células na parede interna do útero, chamada endométrio, formando uma ou mais bolinhas semelhantes a cistos que se desenvolvem para o interior do útero, sendo também conhecido como pólipo endometrial. Nos casos em que o pólipo aparece no colo do útero, é chamado de pólipo endocervical.

Em geral, pólipos uterinos são mais frequentes em mulheres que estão na menopausa, no entanto, também podem surgir em mulheres mais novas, podendo causar dificuldade para engravidar, sangramento excessivo e/ ou irregular, distúrbios hormonais, entre outros sintomas.

É importante salientar que o pólipo uterino não é câncer, mas em alguns casos pode transformar-se numa lesão maligna, por isso, é importante o acompanhamento e avaliação de seu ginecologista, que irá verificar se o pólipo aumentou ou diminuiu de tamanho, se surgiram novos pólipos, se desapareceu ou ainda se é necessário retirá-lo ou não.

Possíveis causas do Pólipo Uterino

A principal causa do desenvolvimento de pólipo uterino são as alterações hormonais, principalmente do estrógeno e, por isso, as mulheres com distúrbios hormonais como as que apresentam menstruação irregular, sangramento fora do período menstrual ou menstruação prolongada possuem maior risco de desenvolver estes pólipos uterinos.

Outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento de pólipos uterinos como perimenopausa ou pós-menopausa, obesidade ou sobrepeso, hipertensão ou usar tamoxifeno para o tratamento do câncer de mama.

Além disso, também existe um maior risco de desenvolvimento de pólipos uterinos em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, que tomam estrógenos por um período prolongado.

Principais sintomas

O principal sintoma de pólipo endometrial é o sangramento anormal durante a menstruação, que geralmente é em abundância. Outros sintomas são:

  • Período menstrual irregular;
  • Sangramento vaginal entre cada menstruação;
  • Sangramento vaginal após contato íntimo;
  • Sangramento vaginal após a menopausa;
  • Cólicas fortes durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Em casos raros, corrimento vaginal amarelado devido a presença de pus.



O que fazer?

Caso apresente sintomas de pólipo uterino consulte o ginecologista para fazer exames de diagnóstico, como a ultrassonografia pélvica ou histeroscopia e iniciar o tratamento mais adequado. 

Como é feito o tratamento

Geralmente, quando a mulher não apresenta sintomas, e o/os pólipos são pequenos, muitas vezes não há necessidade de tratamento, bastando somente um acompanhamento regular para verificar seu estado atual e desenvolvimento. 

No entanto, se houver risco de câncer de útero ou sintomas, é necessário tratar. O tratamento pode ser feito com medicamentos hormonais, como anticoncepcionais com progesterona ou remédios que interrompam o sinal que o cérebro transmite aos ovários para que produzam estrógeno e progesterona. Porém, esses medicamentos são uma solução a curto prazo e geralmente os sintomas reaparecem quando se interrompe o tratamento.

Assim, para os pólipos no colo do útero, a cirurgia, chamada polipectomia, é o tratamento mais adequado, podendo ser realizada no consultório do médico durante o exame ginecológico, sendo o pólipo enviado para biópsia após sua retirada.

Para aquelas que desejam engravidar e o pólipo esteja dificultando o processo, o médico pode fazer uma histeroscopia cirúrgica que consiste em inserir um instrumento pela vagina até o útero, para retirar o pólipo endometrial. 

Em último caso, onde existe uma gravidade maior, e o pólipo não desaparece com a medicação, não pode ser retirado com histeroscopia ou se tornou maligno, o ginecologista pode aconselhar fazer uma cirurgia para retirada do útero. 



COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Pólipo uterino
Pólipo uterino
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitfPKYssSHL5JtQ_u7lhc0d3goSsa4iWVDBVGxyFjdvGx9-SdlJq95oS0k1RC3RAICYkHk4_tK51xIrQYy9pKtiyj1bU7kaxFtVwAJMZFuYHnFpEaJZn-ohEZO364vpbnXKAO21IkJrrmb/s16000/polipo_uterino.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitfPKYssSHL5JtQ_u7lhc0d3goSsa4iWVDBVGxyFjdvGx9-SdlJq95oS0k1RC3RAICYkHk4_tK51xIrQYy9pKtiyj1bU7kaxFtVwAJMZFuYHnFpEaJZn-ohEZO364vpbnXKAO21IkJrrmb/s72-c/polipo_uterino.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2021/01/polipo-uterino.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2021/01/polipo-uterino.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar