<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Tudo sobre a temperatura corporal

Nós, seres humanos somos mantidos a uma temperatura constante em torno de 37ºC , sendo que as extremidades do nosso corpo podem se apresenta...



Nós, seres humanos somos mantidos a uma temperatura constante em torno de 37ºC, sendo que as extremidades do nosso corpo podem se apresentar oscilações com menor temperatura. O metabolismo humano pode apresentar falhas nos limites de temperatura quando menos que 21ºC e maior que 42ºC. Perda ou ganho excessivo de calor pode levar a morte.

A temperatura corpórea externa refere-se ao calor produzido pelo organismo para manter a homeostase corporal, tendo como centro de regulação da temperatura o hipotálamo. A temperatura do corpo humano varia entre 35,8 e 37,2ºC. Em média, consideram-se temperaturas normais: a oral de 37ºC, a axilar de 36,4ºC e a retal de 37,6ºC

Os mecanismos fisiológicos ou comportamentais que regulam o equilíbrio entre calor perdido e calor produzido, denomina-se termorregulação, sendo o hipotálamo que controla a temperatura corporal do mesmo modo como um termostato funciona.

Quais fatores que afetam a temperatura corporal

No recém-nascido, os mecanismos de controle de temperatura são imaturos.

Já no idoso, começam a ter deterioração dos mecanismos de controle e possuem uma faixa de regulação mais estreita, temperatura oral normal em dias frios 35ºC, corporal 36ºC.

O exercício aumenta o metabolismo, atividade muscular (exercícios enérgicos de longo período) ex.: corrida delonga distância, podem elevar a temperatura corporal em até 41ºC temporariamente.

 As variações dos níveis hormonais durante o ciclo menstrual. Quando o nível de progesterona está baixo, a temperatura da mulher se encontra mais baixa do que o valor basal até que ovulação ocorra aumentando o nível de progesterona subindo a temperatura para o nível basal ou superior. Ocorrem também na menopausa (“ondas de calor”) devido à instabilidade dos controles de vasodilatação e vasoconstrição.

O estresse físico ou emocional eleva a temperatura do corpo através de estímulos hormonal e neural, que aumenta o metabolismo.

Os ambientes muito frio ou muito quentes influenciam na nossa regulação. Lactantes e idosos são mais afetados, pois seus mecanismos reguladores estão menos eficientes.

A febre ou pirexia ocorre devido à incapacidade dos mecanismos de perda de calor acompanhar o ritmo de uma produção excessiva de calor, resultando em aumento anormal da temperatura. Geralmente, uma febre não é perigosa se permanece abaixo de 39 ºC. Uma febre verdadeira resulta da alteração do ponto de ajuste hipotalâmico. Os padrões de febre diferem dependendo do pirógeno:

Febre sustentada: uma temperatura corporal constante, continuamente acima de 38 ºC e com pouca flutuação;

Febre intermitente: picos de febre intercalados com temperatura em níveis usuais. A temperatura retorna a níveis aceitáveis pelo menos uma vez em 24h;

Febre remitente: picos e quedas de febre sem retorno à temperatura normal;

Recidivante: períodos de episódios febris e períodos com valores de temperatura aceitáveis. Períodos de episódios febris e períodos de normotermia muitas vezes duram mais de 24h.

Hipertermia: elevação da temperatura corporal acima do ponto de regulação térmica, relacionada com a incapacidade do organismo de promover perda de calor ou de reduzir sua produção. A hipertermia maligna é uma condição hereditária em que há produção incontrolada de calor, ocorrendo quando pessoas suscetíveis recebem certas drogas anestésicas.

Hipotermia: redução da temperatura corporal para valores ↓35°C, classificada em acidental (primária) ou devido disfunção do centro regulador hipotalâmico (secundária).

A perda de calor durante a exposição prolongada ao frio sobrepuja a capacidade do organismo de produzir calor, causando hipotermia. A hipotermia é classificada por meio de mensurações da temperatura central em:

Leve: 36-34 ºC;

Moderada: 34-30 ºC;

Grave: < 30 ºC.



Locais de aferição da temperatura

O local onde a temperatura é mensurada (oral, retal, axilar, membrana timpânica), é um fator que determina a temperatura do paciente.

Oral: 37ºC - leitura lenta (cerca de 7 min.) risco de contaminação por fluidos, não indicado para pacientes que não colaboram ou inconsciente.

Retal: 37,5ºC - maior precisão, método desagradável, risco de exposição a fluidos, risco de lesão, contra indicado para RN e pacientes com doenças retal.

Axilar: 36.5ºC - local menos preciso, sudorese pode interferir, longo período de mensuração.

Timpânica: 37ºC - aferição rápida, custo elevado, presença de cerume pode interferir na leitura, contra indicado para paciente submetidos a cirurgia auditiva (POTTER; PERRY 2009).

Valores Normais e suas Variações

Temperatura axilar: 35.5ºC – 37.0ºC

Temperatura bucal: 36.0ºC – 37.4ºC

Temperatura inguinal: 35.5ºC – 37.0ºC

Temperatura retal: 36.0ºC – 38.0ºC

Temperatura timpânica: 36.0ºC – 38.2ºC

Febrícula (Taxilar): 37.1ºC – 37.5ºC

Materiais utilizados para verificação da temperatura

  • Bandeja
  • Termômetro
  • Algodão
  • Álcool


Técnica para realizar a aferição da temperatura

  • Higienizar as mãos antes e após o procedimento;
  • Selecionar a via e os aparatos corretos;
  • Avaliar fatores que possam interferir na determinação da T (ambiente, atividade prévia do paciente);
  • Cumprimente e explicar o procedimento ao paciente;
  • Posicionar o paciente em posição confortável e adequada;
  • Limpar o termômetro com algodão embebido em álcool (haste para bulbo) antes e após a realização do procedimento;
  • Certificar-se que a coluna de mercúrio está igual ou inferior a 35ºC;
  • Retirar o termômetro após 5 min;
  • Comparar o valor obtido com a temperatura basal e com a variação de T apresentada pelo paciente;
  • Registrar corretamente o procedimento no prontuário.

O paciente que apresenta alterações na temperatura, em relação ao seu aumento ou à sua diminuição, pode indicar ao técnico de enfermagem diversas situações não fisiológicas, como por exemplo: infecções, diversos tipos de choque e outros. 

Ao possuir esses dados, o cuidado de enfermagem pode ser realizado mais rapidamente para que se tente reestabelecer o padrão fisiológico do paciente. A temperatura, assim como o pulso, é essencial na monitorização fisiológica do paciente/cliente.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,28,Doenças,77,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,37,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,146,Relacionados à Saúde,133,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Tudo sobre a temperatura corporal
Tudo sobre a temperatura corporal
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnPuEGHxwCt5gjJFB4vcThAK7AoE3eewFg2pUIqpDN1Bcf2EoS_hJEl9cIoqnZ1ERXx8uncKyOmX-Mr4xWT8ThTxsTj5MDmFaL15-pE4q5sfRDELb6SA7xyzfbPFf6fV1Bs4hbgl3z8LzS/w640-h247/term%25C3%25B4metro.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnPuEGHxwCt5gjJFB4vcThAK7AoE3eewFg2pUIqpDN1Bcf2EoS_hJEl9cIoqnZ1ERXx8uncKyOmX-Mr4xWT8ThTxsTj5MDmFaL15-pE4q5sfRDELb6SA7xyzfbPFf6fV1Bs4hbgl3z8LzS/s72-w640-c-h247/term%25C3%25B4metro.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2021/07/tudo-sobre-temperatura-corporal.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2021/07/tudo-sobre-temperatura-corporal.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar