<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Você conhece tudo sobre o Sistema Respiratório?

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório.






Hoje vamos aprender sobre o Sistema Respiratório!

Como é formado o sistema respiratório? Qual a função? Quais são os órgãos que fazem parte?


O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também esta envolvido com a vocalização.

A função do sistema respiratório é facultar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas, e em contrapartida servindo como via de eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.



O sistema respiratório é dividido em vias aéreas, superiores e inferiores e alvéolos. 







Vias aéreas superiores: fossas nasais (narinas), cavidade nasal, faringe e laringe. 



Vias aéreas inferiores: traquéia, brônquios e bronquíolos. 



Fossas nasais = local por onde o ar atmosférico entra em nosso corpo. O ar inspirado é filtrado através das vibrissas (pêlos presentes nas narinas). 



Cavidade nasal = dividida em 3 conchas ósseas e muito vascularizada, permite que o ar inspirado seja aquecido antes de chegar aos pulmões. 


Obs.: o orifício entre cavidade nasal e faringe, chama-se COANA. 

Faringe = tubo muscular que transporta o ar inspirado para a laringe e serve para o sistema respiratório e digestório. Dividida em: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. 

Laringe = tubo cartilaginoso que permite que o sistema respiratório enfrente as diferentes pressões na absorção e liberação de ar, sem colabar. 

Traquéia = tubo cartilaginoso formado por anéis, que permite a entrada de ar nos pulmões. A bifurcação que divide a traquéia em brônquios principais (ou primários) chama-se CARINA. 

Brônquios = divididos em brônquios principais (ou primários), secundários (ou lobares) e terciários (ou segmentares). 

Bronquíolos = porção terminal dos brônquios terciários, antes de chegarem aos alvéolos. 

Obs.: traquéia, brônquios e bronquíolos, se invertidos verticalmente, formam o que chamamos de ÁRVORE BRÔNQUICA. 

Alvéolos = local onde ocorre a hematose, troca gasosa, ou respiração pulmonar. A estrutura dos alvéolos parecem com cachos de uva e apresentam o líquido surfactante para evitar seu colabamento. 

Obs.: os movimentos de inspiração e expiração gasosa, fazem parte da ventilação pulmonar. 

Os pulmões são formados de tecido conjuntivo e conseguem movimentar-se com a ajuda dos músculos: diafragma, intercostais e acessórios.

Assistam a "Trilogia" de Vídeos com Aulas do SISTEMA RESPIRATÓRIO ministradas pela Enfermeira Luana R. Molás.

Aula 01 - Clique aqui
Aula 02 - Clique aqui
Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,23,Doenças,68,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,131,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Você conhece tudo sobre o Sistema Respiratório?
Você conhece tudo sobre o Sistema Respiratório?
O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL_a9FFRo0RVG5p-wmu8-hGgXzCWFEH1HDvA2O0sIRZVPbwSzvV_hFD5bpokk9q-1gXMQzlkjDC-QAyxFk13mLVGK0PsShlBe5qtyYMKYHSj4ozKqzkGr52IYPX9dc-yO8OZJz2RTkPRQQ/s320/respiratorio.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL_a9FFRo0RVG5p-wmu8-hGgXzCWFEH1HDvA2O0sIRZVPbwSzvV_hFD5bpokk9q-1gXMQzlkjDC-QAyxFk13mLVGK0PsShlBe5qtyYMKYHSj4ozKqzkGr52IYPX9dc-yO8OZJz2RTkPRQQ/s72-c/respiratorio.gif
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/11/voce-conhece-tudo-sobre-o-sistema.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2015/11/voce-conhece-tudo-sobre-o-sistema.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar