<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Febre - Causas, Sintomas, Tratamento

A febre é um fenômeno de defesa natural do organismo. Tem como função, através do aumento da temperatura , melhorar o tempo de resposta ...


A febre é um fenômeno de defesa natural do organismo. Tem como função, através do aumento da temperatura, melhorar o tempo de resposta das células do organismo, no sentido de destruir os invasores, geralmente vírus e bactérias. Ter febre é um sinal de que algo fora do normal está acontecendo. A febre é motivo de preocupação, por ser um alerta de que alguma infecção pode estar se iniciando no organismo.

A temperatura do corpo é controlada por uma área do cérebro chamada hipotálamo, que age como um termostato ajustado para manter os órgãos internos a 37ºC (graus Celsius). Esta manutenção é causada pelo equilíbrio alcançado devido a perda de calor pelos órgãos periféricos (pele, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas) em contato com o ambiente e a produção de calor pelo processo metabólico dos tecidos internos.

Temperatura corpórea

A considerada ideal varia entre 36ºC e 36,7ºC. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Alterações de até um grau podem ser absolutamente aceitáveis em condições normais. Nas mulheres, por exemplo, após a ovulação, durante o ciclo menstrual e no primeiro trimestre da gravidez, ocorre uma elevação natural da temperatura.

Limites para caracterizar a febre

- De 37,3ºC a 37,8ºC – febrícula
- Acima de 37,8º – febre

Aferição da temperatura

Deve ser utilizado um termômetro, de preferência eletrônico. A maneira mais usual de aferi-la é colocar o bulbo do termômetro nas dobras das axilas e só retirar depois de cinco minutos para fazer a leitura.
A temperatura também pode ser aferida no interior da boca ou do reto, parte do intestino grosso que termina no ânus. Nessas áreas, ela costuma ser um grau mais alto do que a medida nas axilas.


Diagnóstico da febre

A maioria dos quadros de febre é provocada por doenças infecciosas comuns e de curta duração. No entanto, como a febre pode também ser um dos sintomas de várias enfermidades diferentes, é indispensável estabelecer o diagnóstico diferencial para orientar a conduta terapêutica.

Causas da febre

É importante destacar as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e as não infecciosas, como as doenças do sistema nervoso central (hemorragias, traumatismos, tumores cerebrais), as neoplásicas (câncer de fígado, rins, intestinos, linfomas, leucemia), as cardiovasculares (infarto, tromboflebite, embolia pulmonar), hipertireoidismo, alguns tipos de hepatite e de doenças reumáticas, etc.

Sintomas da febre

A febre se instala quando o termostato (hipotálamo) se ajusta para fazer o corpo atingir uma temperatura mais alta. Nesse momento, começam os arrepios de frio que podem transformar-se em tremedeira seguida de sensação de calor intenso e sudorese.

Em adultos:

Sintomas adicionais podem incluir:
  • Cefaléia
  • Suor
  • Tremedeira
  • Dores musculares
  • Perda de apetite
  • Desidratação
  • Fraqueza geral.

Febre entre 39,4°C e 41,1°C podem causar:
  • Alucinação
  • Confusão
  • Irritabilidade
  • Convulsão
  • Desidratação
Em crianças e bebês:

Febre é considerada quando a temperatura é igual ou superior a um destes níveis:
  • Temperatura axilar maior do que 37,3 °C
  • Temperatura anal maior que 38 °C
  • Temperatura bucal maior do que 37,5 °C
Outros sintomas associados à febre em bebês e crianças incluem:
  • Falta de sono
  • Má alimentação
  • Falta de interesse em jogos
  • Letargia
  • Convulsão

Tratamento da febre

Como a febre é apenas um sintoma, a escolha do tratamento está diretamente associada à doença de base. Infecções por bactérias, por exemplo, pode exigir a prescrição de antibióticos.

Como já dissemos, em grande parte dos casos, a febre é provocada por germes causadores de infecções de curta duração (gripes, resfriados, algumas infecções intestinais, amidalites, pneumonias, etc.), que o próprio sistema de defesa do organismo consegue eliminar. Portanto, em grande parte dos casos, não há necessidade de medicamentos especiais para tratamento da febre. Hidratação, repouso e remédios para aliviar os sintomas são medidas suficientes para o conforto do paciente.

Antitérmicos, ou antipiréticos, devem ser utilizados com cuidado e quando absolutamente necessários. Sempre é bom ressaltar que doses muito altas de paracetamol podem agredir os rins e o fígado e que o ácido acetilsalicílico é contraindicado nos casos de dengue e de certas infecções virais das crianças.

A febre pode ser o sinal de alerta de uma doença que precisa ser tratada com rapidez. Procure assistência médica nos seguintes casos:

- Temperatura acima de 37,5ºC e abaixo de 35,5% em bebês com menos de três meses e superior a 39ºC em bebês com mais de três meses, ou se a febre alta ou baixa vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema;

- Febre que dura mais de um dia, acompanhada de cefaleia, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia (sintomas sugestivos de meningite) em crianças de até dois anos;

- Febre acompanhada dos seguintes sintomas; cefaleia forte e persistente, sensibilidade excessiva à luz; dor de garganta que impede a deglutição; vermelhidão na pele; nuca endurecida e dolorosa ao curvar a cabeça; confusão mental; vômitos repetitivos; dificuldade para respirar ou dor no peito; irritabilidade ou apatia ou sonolência; dores abdominais; dor ao urinar ou micção frequente em pequena quantidade.


Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Febre - Causas, Sintomas, Tratamento
Febre - Causas, Sintomas, Tratamento
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioHRc1Q2sL5mY9OfaB4Tjnjxv1GgduB5YnFVz0eRQJH2tLAalaMbIbJDhxp9dqjI4oeLCH1dtCOpuqAx481E9lLIwsyl7YdebCNDnAcv31687DcwHJhfmcn3cLYPLtKigSkMCFgMq3pdN9/s640/febre.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioHRc1Q2sL5mY9OfaB4Tjnjxv1GgduB5YnFVz0eRQJH2tLAalaMbIbJDhxp9dqjI4oeLCH1dtCOpuqAx481E9lLIwsyl7YdebCNDnAcv31687DcwHJhfmcn3cLYPLtKigSkMCFgMq3pdN9/s72-c/febre.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/08/febre-causas-sintomas-tratamento.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/08/febre-causas-sintomas-tratamento.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar