<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Mitos e Verdades sobre a Tireóide

A tireóide e uma glândula localizada na região do pescoço entre a laringe e faringe , é responsável por produzir os hormônios tiroxina (...


A tireóide e uma glândula localizada na região do pescoço entre a laringe e faringe, é responsável por produzir os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), esses dois hormônios atuam em uma série de mecanismos metabólicos do nosso corpo. 

Por possuir diferentes funções no organismo, quando algo está fora do normal no metabolismo é muito comum culpar algum desequilíbrio na tireoide, mas nem todos os sintomas associados à tireoide realmente acontecem em função dessa glândula.


Veja o que é Mito e o que é Verdade sobre a tireoide


Alterações no peso (Verdade)


Uma das funções da tireoide é controlar a maneira como o nosso corpo usa e armazena a energia. Os hormônios que ela produz também influenciam no metabolismo, e a taxa metabólica basal pode diminuir ou aumentar na maioria dos pacientes com hipotireoidismo e hipertireoidismo, devido à alta ou baixa nos hormônios.


Com isso, a intensidade de como se queima de energia é modificada. Uma pessoa que possui hipotireoidismo tem um metabolismo mais lento, mesmo realizando atividade física e dieta, o organismo perde menos energia que o esperado. Da mesma forma, a pessoa que possui hipertireoidismo, pode apresentar perda de peso devido a aceleração metabólica

Cansaço é o principal indicativo de hipotireoidismo (Mito)


É bem comum associar o cansaço ao hipotireoidismo, mas ele é apenas um dos sintomas da condição de saúde. O diagnóstico de um distúrbio de tireoide depende uma de uma combinação de fatores. Muitas das vezes, a causa do cansaço está ligada com a rotina, período de descanso e alimentação do que propriamente a tireoide.

Mas, se esse cansaço vier acompanhado de outros sintomas metabólicos, então sim pode ser um indicio de algum problema na tireoide. No entanto, é sempre importante consultador um médico para saber o diagnóstico correto antes de tomar qualquer medida.

Algumas pessoas têm mais predisposição a ter problemas de tireoide (Verdade)
Os distúrbios de tireoide podem acometer pessoas de diferentes idades. Mas existem alguns grupos que apresentam uma predisposição para a condição de saúde.

Casos de distúrbio de tireoide na família pode desenvolver o quatro ao longo do tempo. Da mesma forma, mulheres gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e vitiligo, também podem desenvolver o distúrbio.


Deficiência de iodo pode causar desequilíbrio da tireoide (Verdade)


O iodo é um mineral importante para o corpo. Representa um papel importantíssimo na produção de hormônios da tireoide. Encontrado principalmente em frutos do mar, a deficiência do iodo pode prejudicar a produção de T3 e T4. Esse problema não costuma ser comum no Brasil, porque aqui o nosso sal é iodado por lei, justamente para evitar esses problemas.

Todo nódulo na tireoide é maligno (Mito)


Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Eles podem ocorrer simplesmente por alterações da própria glândula como, também, há a possibilidade de serem tumores malignos ou benignos. 

O mais importante a fazer é procurar um médico e fazer os exames necessários para saber a causa e o tratamento correto para o nódulo na tireoide. 

É necessário fazer o exame ultrassom tireoide constantemente (Mito)

Apenas pessoas que apresentam nódulo na tireoide precisam fazer o exame periodicamente. Muitos exames são realizados sem haver necessidade e que isso pode, na verdade, ocasionar surgimento de nódulos na tireoide.

O mais indicado é realizar o exame TSH, um exame de sangue que tem o objetivo de verificar se há problemas na tireoide, e pode ser feito juntamente com os testes para medir T3 e T4.

Fonte: Minha Vida




Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Mitos e Verdades sobre a Tireóide
Mitos e Verdades sobre a Tireóide
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQtcMznQ0_O_9cs9cJDFBORMlBmkpL3lA1b6pBTv8WIRfxztDLw1ToH13EhplD8WpG3BCveHxUTMogEjsLQ9eedmxzaNPrYFf6XrMTweCX7Iphn-AqXag1qFEdI41BWnFPD7OcP9NM2ntj/s400/tireoide.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQtcMznQ0_O_9cs9cJDFBORMlBmkpL3lA1b6pBTv8WIRfxztDLw1ToH13EhplD8WpG3BCveHxUTMogEjsLQ9eedmxzaNPrYFf6XrMTweCX7Iphn-AqXag1qFEdI41BWnFPD7OcP9NM2ntj/s72-c/tireoide.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/08/mitos-e-verdades-sobre-tireoide.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/08/mitos-e-verdades-sobre-tireoide.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar