Faça como Milhares de Outras Pessoas, Cadastre-se e Receba Atualizações Diretamente em seu e-mail!

Bico de papagaio ou Osteofitose - Causas, Sintomas e Tratamento


A Osteofitose ou o Bico de Papagaio como popularmente é conhecido, é uma doença degenerativa que afeta as vértebras da coluna, causando dor forte nas costas e formigamento nos braços ou nas pernas.

Consistem em pequenas expansões ósseas em forma de gancho que surge ao redor do disco da coluna vertebral, geralmente em casos de problemas reumáticos, como a osteoartrose lombar e cervical (o aspecto do osteófito remete ao bico de um papagaio, vindo daí o nome popular).



Causas:

Má postura, carregar peso excessivo, permanecer por muito tempo sentado sem pausa, desconhecimento da ergonomia e movimentos repetidos de curvar a coluna são alguns dos fatores agravantes e estressantes da coluna que predispõe o aparecimento da hérnia de disco, artrose e do bico de papagaio.


Sintomas:

  • Dor forte localizada nas costas ou que irradia até à coxa, principalmente quando nos movimentos;
  • Sensação de formigamento nas pernas quando se desenvolve na região lombar ou nos braços caso se localize na cervical;
  • Diminuição da força muscular.

Diagnóstico:

Para saber se é bicos de papagaio é preciso fazer exames como raio x e tomografia e quando a dor irradia é fundamental fazer uma ressonância magnética.

Tratamento:

A osteofitose piora com o passar dos anos e não tem cura, porém existe tratamento que numa fase inicial da doença inclui o uso de analgésicos e sessões de fisioterapia que ajudam a aliviar a dor.

Adoção de novos hábitos, como boa postura, juntamente com prática de atividade física pode auxiliar no alívio das dores. O uso de alguns fármacos, fisioterapia e acupuntura também são medidas benéficas.

O tratamento cirúrgico é recomendado quando o paciente apresenta dano neurológico súbito e quando a coluna evidenciar sinais de desalinhamento progressivo com dor intensa, bem como alteração de força e sensibilidade nos membros superiores. 










 
Enfermagem a profissão do cuidar