Últimas Postagens

Cinco características dos bem-sucedidos


O papel de líder do enfermeiro em sua atuação diária está incumbido mediante as responsabilidades assumidas sobre sua equipe de trabalho. As questões legais que norteiam o desenvolvimento da enfermagem, por si só, delegam ao enfermeiro o papel de gerenciamento das equipes e consequentemente o transportam às questões de liderança como mecanismo para atingir os objetivos comuns propostos.



Para ter sucesso, citaremos 5 caraterísticas dos bem-sucedidos - (Extraído do livro “Socorro! Tenho medo de vencer”, de Luiz Alberto Marins Filho - editora Harbra) 

Um estudo realizado nos EUA definiu cinco características básicas dos bem-sucedidos. São elas: 

1. Os bem-sucedidos têm um alto grau de energia. Esta energia é traduzida em comprometimento e habilidade para conseguir que as coisas sejam feitas; persistência para fazer as coisas até o final; energia física e mental; iniciativa vigor e muita força de vontade para empurrar um projeto ou um sonho até o final. 

2. Capacidade de inovação. Mente aberta para ver novos caminhos e maneiras não comuns de se fazer o mesmo trabalho. 

3. Talento no relacionamento com pessoas. Disposição em trabalhar com outras pessoas, aceitar comentários, rir e sorrir de situações mesmo quando as coisas vão mal. 

4. Habilidade em comunicação. Falar de forma clara, sem rodeios, sem rebuscamentos. Habilidade de ouvir, realmente escutar as pessoas, absorver e entender o que as pessoas dizem. Escrever de forma clara e concisa e ter a capacidade de transmitir confiança para as pessoas com quem se comunica. 

5. Conhecimento técnico naquilo que faz. Curiosamente este é o último fator de sucesso. Hoje o conhecimento é dinâmico. Necessário é aplicá-lo à pratica no dia a dia. O mais importante é a capacidade de obter informações sobre o que vem acontecendo em seu campo de atuação, quais as mudanças prováveis, e preparar-se para elas. Isto é claro, requer vontade, estudo, dedicação. 

Portanto, aí estão as 5 características dos bem sucedidos
  • Energia
  • Capacidade de inovação
  • Capacidade de relacionar-se bem
  • Habilidade em comunicar-se
  • Conhecimento atualizado 

Procure desenvolver estas habilidades e muito sucesso a você! 



Contribuiu com este Artigo:



Ágda Hemkemaier Andres
Enfermeira, Graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com especialização em MBA – Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela INESP - SP , Enfermagem do Trabalho pela UNINTER -SC , Gestão Hospitalar pela UNIASSELVI- SC, Docência em Ensino Superior e Segurança do Trabalho e Gestão de Produção pela Faculdade Venda Nova do Imigrante –MG.| Linkedin