<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Cateter Venoso Central e os cuidados de Enfermagem

O cateter venoso central (CVC) é um sistema intravascular utilizado para administração de fármacos, infusão de derivados sanguíneos, nut...

O cateter venoso central (CVC) é um sistema intravascular utilizado para administração de fármacos, infusão de derivados sanguíneos, nutrição parenteral, monitorização hemodinâmica, terapia renal substitutiva, entre outros. É um dispositivo que pode permanecer no paciente por longo período, minimizando o trauma associado às repetidas inserções de um cateter venoso periférico.

A cateterização venosa central é um procedimento amplamente utilizado em pacientes críticos, os quais demandam assistência à saúde de alta complexidade.

Os cuidados de enfermagem à pessoa com cateter venoso central exigem conhecimentos teórico-práticos indispensáveis para a correta manipulação e manutenção desse dispositivo, evitando complicações que poderão ser de enorme gravidade, retardando a recuperação ou mesmo, elevando as taxas de óbito, tanto de adultos como crianças.

Locais de inserção:
As veias jugular interna, subclávia e femoral são as escolhidas para a inserção do CVC. Apesar de sua utilização em pacientes críticos apresentar benefícios, este implante pode gerar riscos aos pacientes, como a formação de trombos e consequente embolia, além de infecções primárias da corrente sanguínea. Sendo esta ultima a mais comumente relacionada às infecções associadas à elevada taxa de mortalidade, a um maior tempo de internação e a incrementos nos custos relacionados à assistência.

A equipe de enfermagem atua como agente minimizador dos riscos além de ter papel de suma importância na manutenção da qualidade assistencial para o paciente, uma vez que esses profissionais precisam basear suas ações de cuidados em evidências científicas.

Principais Indicações de Acesso Venoso Central:
  • Hipovolemia Refratária
  • Hipotensão Grave
  • Medida de PVC
  • Hemocomponentes
  • Utilização de Drogas Vasoativas
  • Acesso periférico difícil, quimioterapia, transplante de medula óssea, nutrição parenteral.

Recomendações para Enfermagem:


Lavagem das mãos:
A adoção de medidas universais e a higienização das mãos são primordiais, com utilização de sabões antissépticos e água ou álcool-gel sempre que substituir ou realizar curativo do cateter vascular. O uso de luvas não elimina a necessidade de higienização das mãos.



Curativos:
Curativos de curta permanência deverão ser trocados a cada dois dias, no caso do uso de gazes. Quando o curativo for filme transparente recomenda-se que a troca deverá ser feita a cada sete dias.
Durante a realização do curativo deve ser inspecionado presença de hiperemia, secreções, hematomas e questionar o paciente sobre intercorrências como hipertermia, dor da inserção do cateter, sangramento local, entre outros.

Sinais de infecções:
A troca de cateter deverá ser feita levando-se em consideração as condições locais e o quadro clínico do paciente.
Ao primeiro sinal de inflamação, secreção, trombose ou febre sem foco infeccioso conhecido, o cateter deve ser retirado e solicitada cultura de sua ponta.
Reduzir a incidência de infecção cruzada representa uma batalha que demanda a implementação de estratégias estruturadas no enfoque multiprofissional. Vale destacar, que, atualmente, o índice de infecção nos serviços de saúde constitui um dos principais indicadores da qualidade de assistência.





Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,23,Doenças,68,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,131,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Cateter Venoso Central e os cuidados de Enfermagem
Cateter Venoso Central e os cuidados de Enfermagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQJRAzSe-_d_d8sOR1hT1RCvfq8BUeYme1p_fNYn8okIOkXCLzE1_qjLd0rLNqDLmSWjAraURACgGxUueAy7HfF4Rd1bVWuYG16SujMXhnWMtH2aTVOkrX5J-wGntS0pYI-R_YMH376uR/s640/cateter-venoso-central.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoQJRAzSe-_d_d8sOR1hT1RCvfq8BUeYme1p_fNYn8okIOkXCLzE1_qjLd0rLNqDLmSWjAraURACgGxUueAy7HfF4Rd1bVWuYG16SujMXhnWMtH2aTVOkrX5J-wGntS0pYI-R_YMH376uR/s72-c/cateter-venoso-central.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/08/cateter-venoso-central-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2016/08/cateter-venoso-central-e-os-cuidados-de-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar