<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Oxigenoterapia

A administração de oxigênio em concentração superior à encontrada na atmosfera com objetivo de minimizar déficit de oxigênio no organism...


A administração de oxigênio em concentração superior à encontrada na atmosfera com objetivo de minimizar déficit de oxigênio no organismo é denominada oxigenoterapia.

Diferentes dispositivos podem ser utilizados em tratamentos de incapacidade respiratória apresentadas pelos pacientes.



Cânula Nasal (tipo óculos)

A cânula nasal é um dispositivo de polietileno ou silicone com duas pequenas cânulas, que medem em torno de 1,5 cm, introduzidas nas narinas e que permitem fluxo de oxigênio regulável que não ultrapasse de 6 l/min. Ele é ofertado ao paciente na forma seca até 2 l/min e umidificado para valores superiores em virtude do risco de epistaxe. Resulta em 23% a 30% de fração O2 para o paciente.


Máscara Facial Aberta

É utilizada para a administração de oxigênio de forma umidificada. Recobre o nariz e boca do paciente, mas não possui sistema de vedação. Pode ofertar até 40% de concentração de oxigênio dependendo da velocidade do fluxo que pode variar de 10 a 15 l/m.


Máscara de Venturi

É uma máscara facial fenestrada que possui sistema de alto fluxo. O oxigênio passa por um orifício sob pressão, permitindo a aspiração do ar ambiente para o interior da máscara, o que provoca a mistura de ar ambiente e oxigênio. É
considerado um método eficaz por permitir o controle da quantidade exata de O2 por meio de adaptadores coloridos e removíveis, atingindo até 50% de concentração de oxigênio.



Ventilação Mecânica Não Invasiva (CPAP - continuous positive airway pressure; BIPAP - bilevel positive airway pressure – Bipap)

O suporte ventilatório não invasivo é feito por meio de máscaras, que mantêm pressão positiva contínua CPAP ou de dois níveis que mantêm a pressão contínua na inspiração e expiração BIPAP. Asseguram a manutenção das trocas gasosas com diminuição do trabalho respiratório melhorando o padrão respiratório.
Devido o aumento da salivação, o CPAP pode ter como complicação a bronco aspiração em crianças e por isso deve ser instalada com pelo menos uma hora de jejum. Já nos adultos, a principal queixa, além da intolerância, é de náuseas, podendo ser seguidas de vômitos.


Para máscara de Bipap, é importante a administração de sedação, sem que haja prejuízo do padrão respiratório, para que o paciente tolere melhor a utilização do suporte respiratório.



É a assistência ventilatória por meio de respirador mecânico. As principais indicações são a diminuição do consumo de oxigênio exigido pelo músculo cardíaco na vigência de cardiopatia, bloqueio neuromuscular para a realização de procedimentos invasivos e diminuição da hipoxemia ou hipercapnia para pacientes que apresentam insuficiência respiratória. Pode ser utilizado para prevenção de atelectasias e da fadiga respiratória.
Hoje existem vários tipos de respiradores mecânico, porém, é necessário que a escolha, bem como os parâmetros, esteja de acordo com a necessidade do paciente.
A principal função é fornecer oxigênio ao pulmão por meio de pressão positiva a uma determinada frequência e essa a quantidade de oxigênio pode ser limitada pelo tempo, pela pressão e pelo volume. É importante que os parâmetros do ventilador sejam ajustados levando-se em consideração o resultado da gasometria, que indica valores de oxigênio e gás carbônico; radiografia de tórax e patologia de base.
Entre eles estão o pico de pressão inspiratória; relação entre a inspiração e expiração; a modalidade respiratória, que varia de acordo com o nível de dependência do paciente; frequência respiratória; pressão expiratória positiva final (Peep), responsável pela manutenção da distensão alveolar no final da expiração; e a fração inspiratória de oxigênio (FiO2).

Cuidados de Enfermagem

Inclui a vigilância constante, alarmes ligados ininterruptamente, o auxílio na fixação do tubo traqueal, a avaliação da perfusão periférica para verificar a eficácia da perfusão tecidual, a instalação da oximetria de pulso, a observação da expansibilidade torácica em sincronia com o ventilador mecânico e a avaliação da necessidade de analgesia e sedação.
Deve ser realizada mudança de decúbito para evitar atelectasia e otimização da expansibilidade torácica.

A higiene oral é indispensável para diminuição da proliferação bacteriana. Não se esqueça de estabelecer a comunicação efetiva com todos os pacientes que estão em ventilação mecânica, incluindo aqueles que se apresentam sedados.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,23,Doenças,68,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,131,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Oxigenoterapia
Oxigenoterapia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-WpZYN3Kvm7ZkcBn2_27OsVhyaRmwKq9s9br7i0dpXrKnY1n-_0JcIUeIonAYMsjR0Tvr89CjGZHzBufSlUimlYZx1qMIWIuuWVn0tkXR8IT6iizA6Tu3grGTUALmRF8Vv7VNTtDI8Nto/s400/oxigenoterapia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-WpZYN3Kvm7ZkcBn2_27OsVhyaRmwKq9s9br7i0dpXrKnY1n-_0JcIUeIonAYMsjR0Tvr89CjGZHzBufSlUimlYZx1qMIWIuuWVn0tkXR8IT6iizA6Tu3grGTUALmRF8Vv7VNTtDI8Nto/s72-c/oxigenoterapia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/02/oxigenoterapia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/02/oxigenoterapia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar