<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Qual a diferença entre medicamentos Genérico, Similar e de Referência?

Medicamentos não têm diferenças quanto aos efeitos no organismo e precisam passar por testes da Anvisa. As três classes de remédios ...




Medicamentos não têm diferenças quanto aos efeitos no organismo e precisam passar por testes da Anvisa. As três classes de remédios têm os mesmos efeitos nos organismos e podem ser adquiridas com uma única receita.

No Brasil a política de medicamentos genéricos foi implantada em 1999 com o objetivo de  estimular  a  concorrência comercial,  melhorar  a  qualidade  dos  medicamentos  e  facilitar o acesso da população ao tratamento medicamentoso. Porém, muitas vezes as pessoas assumem que os medicamentos genéricos são inferiores aos medicamentos de referência (também conhecidos como “medicamentos de marca”), mas isso passa longe da verdade.

Vamos aos esclarecimentos:

Medicamentos de Referência: Os medicamentos de referência, conhecidos como medicamentos de “Marca”, são remédios que possuem eficácia terapêutica, segurança e qualidade comprovadas cientificamente no momento do registro, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Laboratórios farmacêuticos investem anos em pesquisas para desenvolver os medicamentos de referência. Geralmente são medicamentos com novos princípios ativos ou que são novidades no tratamento de doenças. A eficácia e a segurança precisam ser comprovadas.

Para recompensar os esforços em trazer um medicamento novo ao mercado, a Anvisa concede à empresa o direito de explorá-lo comercialmente com exclusividade por 20 anos, contados a partir do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 
Durante esse tempo, só ela lucra com o produto - mas também não pode fazer o que bem entender, porque a Comissão Interministerial de Preços, um órgão que reúne membros de vários ministérios, regula o valor do medicamento para que ele não seja abusivo com os brasileiros. 
Em casos específicos, a patente pode ser quebrada. “Em nome da saúde pública”, se um medicamento trouxer grandes benefícios à terapia, a patente pode ser quebrada. Isso já ocorreu duas vezes no tratamento contra o vírus HIV.
Medicamentos Similares: Na verdade, o medicamento similar nada mais é do que um genérico com marca - ou seja, uma cópia do medicamento de referência que pode ter um nome fantasia e um logotipo bonitinho. Conforme a Lei nº 9.787/1999, o similar deve ter os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica que a medicação de referência. Também são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência. Desde 2013, os similares são equivalentes aos medicamentos de referência, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes [substâncias que completam massa e volume na cápsula] e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

Medicamentos genéricos: Via de regra, após os 20 anos, a patente é quebrada e todas as informações sobre o remédio, que eram guardadas a sete-chaves pela empresa, tornam-se públicas. Com isso, outras indústrias podem fabricá-lo e, após submeter o medicamento “cópia” à aprovação da Anvisa, estão aptas a vendê-lo.  Portanto, são medicamentos que apresentam o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do que um medicamento de referência. Na embalagem do remédio genérico há uma tarja amarela, contendo a letra “G”, e aparece escrito “Medicamento Genérico”. Como esse tipo de medicamento não tem marca, o consumidor tem acesso apenas ao princípio ativo do medicamento. Os genéricos geralmente são produzidos após a expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade e a aprovação da comercialização é feita pela ANVISA. O Ministério da Saúde, através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência* entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.

* Bioequivalência: consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio/s ativo/s, e que tenham comparável biodisponibilidade**, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

** Biodisponibilidade: indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva concentração/tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.


LEIA TAMBÉM: 
Buscopan Composto - Bula, indicações, composição e advertências

Paracetamol - indicações, dose, fuciona?






Se você usa um genérico que tenha o mesmo princípio ativo de um de "marca", ambos terão o mesmo efeito no tratamento visado, porque são, virtualmente, a mesma coisa. Assim, comprar os genéricos, quando estes são uma opção, só traz benefícios, já que possuem mesma eficácia e são muito mais baratos. Para se ter uma ideia, na média, após o lançamento de um genérico, a diferença de preço com o de referência é de 40%, chegando a 68% com o passar do tempo. Os medicamentos SIMILARES, na prática, possuem a mesma eficácia dos genéricos, sendo também cópias dos de referência. Nesse sentido, tanto o similar - com a garantia de intercambiabilidade da ANVISA - quanto o genérico podem substituir os medicamentos de referência sem prejuízo, ou seja, são intercambiáveis com os de referência.

E lembrando sempre: antes de usar quaisquer medicamentos, sempre consulte um médico antes e respeite sua orientação.

ATENÇÃO: Nem todos os medicamentos são intercambiáveis. Para algumas categorias, como Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), Fitoterápicos, Biológicos e Medicamentos Específicos (Exemplos: vitaminas, ácido fólico, minerais, diosmina, hesperidina, quercetina, timomodulina, aminoácidos, entre outros), a intercambialidade não pode acontecer. Ou seja, o paciente deve seguir a terapia com o medicamento indicado pelo prescritor. Além disso, como já mencionado, medicamentos similares não podem ser intercambiáveis por outros similares e tampouco por genéricos.

A Anvisa disponibiliza, em seu site, uma lista constantemente atualizada dos remédios (referência, genérico e similares) que são intercambiáveis entre si VEJA






Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Qual a diferença entre medicamentos Genérico, Similar e de Referência?
Qual a diferença entre medicamentos Genérico, Similar e de Referência?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKlaMmJDJtPr0Ii9GN-p8VPR23_3lSH48IXUfma90MuFZ703NnaeNvU0cdCtJCVy6YhfFtf4TLlH6zhez3pRzQkEJflppLl9vqvwSnhWwam43GfqdZdLm5eiN1W3uaeNqMIYp0i_4YAsMy/s640/similares.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKlaMmJDJtPr0Ii9GN-p8VPR23_3lSH48IXUfma90MuFZ703NnaeNvU0cdCtJCVy6YhfFtf4TLlH6zhez3pRzQkEJflppLl9vqvwSnhWwam43GfqdZdLm5eiN1W3uaeNqMIYp0i_4YAsMy/s72-c/similares.png
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/qual-diferenca-entre-medicamentos-generico-similar-e-referencia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/03/qual-diferenca-entre-medicamentos-generico-similar-e-referencia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar