<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Acumular Certificados ou Sucesso?

Você deve estar perguntando: " hein ?", "c omo assim ?". Então vamos lá. Talvez este artigo sirva para outras área...


Você deve estar perguntando: "hein?", "como assim?". Então vamos lá. Talvez este artigo sirva para outras áreas de atuação, mas no momento vou me referir aos enfermeiros pois é minha vivência prática.

Recentemente um colega publicou conteúdo de qualidade para atualização aos enfermeiros e o disponibilizou em sua plataforma de EAD (Educação a Distância). Este conteúdo era gratuito e incluía certificado.
Na postagem de divulgação havia informação de emissão de certificado. Mesmo estando escrito algumas pessoas perguntaram se "tinha certificado", ou seja, não leram com atenção o anúncio. Aqui já trago o primeiro questionamento: o quanto as pessoas estão atentas as informações escritas?
O hábito da leitura é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com ele aprimoramos o vocabulário, a aprendizagem, a memória, a concentração e diminui o estresse. Ao lermos vivenciamos a abertura de novos horizontes para a mente.

A comunicação eficaz é peça chave na segurança e qualidade da assistência a saúde. É fundamental a leitura correta do prontuário multiprofissional, da passagem de plantão, do laudo de exames e da prescrição de medicamentos. Atenção ao que está escrito evita erros e danos ao paciente.

Dando continuidade ao que eu relatava, os alunos entraram na plataforma do curso e segundo meu colega, a carga horária total era de duas horas e algumas pessoas ficaram alguns minutos e retiraram o certificado.

Fico me perguntando se esses são os mesmos profissionais que queixam que a enfermagem não é valorizada! Colecionar certificados para currículo não garante conquistas na carreira, melhor desempenho profissional ou melhores salários.

Compreendo que as faculdades solicitam certo número de horas em certificados e toda informação é importante, principalmente para os que estão em início de carreira mas falta a percepção de aproveitar os conteúdos de maneira consistente para agregar valor real ao profissional.

Mais do que vários certificados, o que diferencia os profissionais é o conhecimento e a maneira como o mesmo aproveita as oportunidades. É como se você fosse a um pesqueiro e lá te ensinassem diversas técnicas para pegar o peixe mais bonito orientando aonde eles estão escondidos, quais suas iscas preferidas, seus principais hábitos e comportamentos. Porém, suponhamos que você não atentou às orientações iniciais, se distraiu tirando fotos e terminou saindo de lá com o peixe menor e menos colorido. (Leia também: Planejamento de Carreira do Enfermeiro)


Você dirá que o outro teve sorte? Observe que nesta metáfora, as informações foram disponibilizadas a todos de maneira igual. Outro exemplo: realizar um curso de eletrocardiograma e dias depois seu paciente apresentar alguma disfunção cardíaca. O certificado não garantirá um bom atendimento, e sim a atenção dada as informações fornecidas.

Costumo dizer que conhecimento é poder! Poder de escolha, aumento de oportunidades e de destaque. Imagine o quão completo e admirado é um enfermeiro que através da leitura e estudo, adquire conhecimento e consequentemente capacidade de argumentar com propriedade com outros profissionais tais como médicos, fisioterapeutas e coordenadores!

Veja as dicas a seguir para se tornar um enfermeiro de destaque:
- adquira o hábito da leitura: melhora a fala, a escrita e amplia percepções;
- otimize seu tempo: escolha cursos que realmente sejam necessários e tenha clareza do motivo de realiza-los;
- sua dedicação é maior quando faz algo que gosta: opte por assuntos que te brilham os olhos;
- além de aproveitar o conteúdo teórico, faça Networking em eventos e formações;
- valorize os momentos de aprendizado: esteja focado no presente durante as aulas.


Caso esteja em processo de conclusão da graduação e conquista do primeiro emprego essas dicas ajudarão quando perguntarem sobre "sua experiência", pois sabemos que não tem a prática ainda mas você responderá com segurança sobre seus objetivos diante da clareza de suas escolhas durante a graduação.

A tecnologia e a internet trouxeram praticidade e facilidade ao acesso das informações. Atualmente existe conhecimento acessível de qualidade e com valores variados.

Seja um enfermeiro acumulador de conhecimento e não de certificados. Domine técnicas e desenvolva a capacidade de transmitir suas habilidades e verá a valorização do seu trabalho e da enfermagem começar por você!

Contribuiu com este Artigo:



Talita Barbi
Enfermeira há 15 anos (residência em Pneumologia e cursando Gestão da Qualidade) e Coach para Profissionais da Área da Saúde (desenvolvimento de liderança, planejamento de carreira e auxílio em processos seletivos)
Site: www.healthcoaching.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/in/talitabarbi
Instagram: talita_barbi
FaceBook: www.facebook.com/talitabarbicoach/






COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Acumular Certificados ou Sucesso?
Acumular Certificados ou Sucesso?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrpUtCQVt1IAgxH36rbUC4mZ7bjbuWguuss_ktnMuKMWnz1pGmuEY2Z_m232F9VrRwUkL7jqRIGr7CKlCmKa21Eyx6JBdnVE1qYxQ0B5XNYy5D3_7hbHYBd3woz7F5dirWjZRKFexeN3X3/s640/certificados.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrpUtCQVt1IAgxH36rbUC4mZ7bjbuWguuss_ktnMuKMWnz1pGmuEY2Z_m232F9VrRwUkL7jqRIGr7CKlCmKa21Eyx6JBdnVE1qYxQ0B5XNYy5D3_7hbHYBd3woz7F5dirWjZRKFexeN3X3/s72-c/certificados.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/acumular-certificados-ou-sucesso.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/08/acumular-certificados-ou-sucesso.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar