<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Pílula do dia seguinte: como funciona, vantagens e efeitos colaterais

A pílula do dia seguinte é um método que pode ser usado para evitar gravidez após a relação sexual não segura.  Também conhecida como...


A pílula do dia seguinte é um método que pode ser usado para evitar gravidez após a relação sexual não segura. Também conhecida como contracepção de emergência, é um método contraceptivo que pode ser eficaz até 72 horas após uma relação sexual sem precauções contra a gravidez e pode diminuir drasticamente as chances de ela acontecer (lembrando que a eficácia é maior nas primeiras 12 a 24 horas).

Tipos de pílula do dia seguinte:


O princípio ativo da pílula do dia seguinte é o levonorgestrel, um tipo de progesterona (o hormônio feminino usado em anticoncepcionais) sintética.

O mercado disponibiliza dois tipos de pílula do dia seguinte:

Cartela com 1 comprimido: composto de 1,5mg de levonorgestrel

Cartela com 2 comprimidos: composto cada um de 0,75mg de levonorgestrel
(a primeira dose deve ser tomada preferencialmente logo após o coito, e a segunda depois de 12 horas).

Principais pílulas do dia seguinte:


Dose Dupla (2 comprimidos)
  • Dia D
  • Levonogestrel 0,75
  • Minipil-2 Post
  • Norlevo
  • Pilem
Dose Única (1 comprimido)
  • Neodia
  • Postinor Uno
  • Pozato Uni
Não existe diferença entre os dois tipos de pílula, uma vez que a dosagem é a mesma. Ambas representam uma enorme carga de hormônios ingerida de uma só vez (possui até vinte vezes mais hormônios), diferentemente das pílulas anticoncepcionais convencionais (ingeridas diariamente).

O hormônio sintético impede ou retarda a saída do óvulo do ovário, ou pode dificultar a entrada do espermatozoide no útero. Assim, a pílula impede que ocorra a fecundação (união do espermatozoide com o óvulo).


Quais as chances de engravidar tomando a pílula do dia seguinte?


A pílula do dia seguinte impede que o óvulo seja liberado ou atrasa a liberação do óvulo; dificulta a penetração uterina dos espermatozoides; reduz os movimentos das tubas uterinas (que transportam o óvulo) dificultando a passagem das células sexuais.

O risco de insucesso da pílula do dia seguinte gira em torno de 5%, quando usada corretamente. Explicando melhor: se 100 mulheres tomarem a pílula nas primeiras 24 horas após a relação sexual desprotegida, cinco dessas mulheres ainda vão engravidar.

Médicos indicam tomar a pílula no máximo até uma vez por ano. Ela é considerada um método contraceptivo de emergência e é apenas nesses casos em que deve ser usada.

Se ingerida depois da formação do feto, ela pode causar hemorragia e aborto, fatores de risco para a vida da mulher.

Efeitos colaterais da pílula:


Mesmo que ingerida uma vez ou numa frequência muito baixa, ainda é possível que a pílula do dia seguinte cause efeitos colaterais como: Dores de cabeça; Dor no corpo; Náuseas; Diarreia; Tontura e Vômito.

Em alguns casos, com a descamação do endométrio, o período menstrual pode ser adiantado. A pílula também pode atrasar o sangramento. Se isso acontecer, espere completar quinze dias de atraso e faça um teste de gravidez.

Repetição:


Tomar a pílula do dia seguinte com frequência, mais de uma vez por mês, pode trazer diversos problemas.
Ela faz com que as pílulas subsequentes percam a eficácia, além de a quantidade de hormônios causar náuseas, dores de cabeça e diarreia, desregulação do ciclo menstrual, alterações na pele, cabelos, humor e até mesmo acúmulos de gordura.

Vantagens:


O único método contraceptivo que pode ser utilizado após a relação sexual; No caso de falha do método e ocorrência da gravidez, não causa efeitos colaterais (teratogênicos) no feto; Previne a Gravidez Não-Planejada como mais uma opção contraceptiva.


Desvantagens:


Não previne IST (infecção sexualmente transmissível). O uso repetido ou frequente desregula o ciclo menstrual e período fértil da mulher. Isso aumenta o risco de ocorrer relação sexual desprotegida em um dia fértil, facilitando a gravidez; se usada frequentemente, a pílula do dia seguinte pode prejudicar o funcionamento do aparelho reprodutor feminino e dificultar futuras gestações desejadas além de aumentar o risco de gravidez ectópica no futuro.

Como fica a menstruação?


Além da desregulação do ciclo menstrual, a pílula do dia seguinte pode alterar a menstruação (adiantar ou atrasar). Ela pode vir em maior quantidade e mais escura por conta do hormônio do medicamento. 

Normalmente, depois de tomar a pílula do dia seguinte, a menstruação pode ocorrer na mesma semana ou cerca de uma semana depois da data prevista. Se a menstruação não ocorrer depois de 4 semanas da tomada da pílula, convém fazer um exame de gravidez.

Indicações da pílula do dia seguinte:


O uso da pílula do dia seguinte é indicado quando houve relação sexual com penetração do pênis na vagina sem proteção (não usou camisinha ou anticoncepcional de qualquer tipo), nos casos em que a camisinha estourou e a mulher não usa anticoncepcional de qualquer tipo. Não existe idade mínima para tomar o medicamento. A mulher já pode tomar a partir do momento em que tem uma vida sexual ativa. Já a idade máxima vai até o fim da vida fértil. O ideal é sempre buscar ajuda profissional antes de fazer uso de qualquer método hormonal.

Contraindicações:


Deve ser evitado por mulheres que têm problemas cardiovasculares, metabólicos, hipertensão, problemas de coagulação e obesidade mórbida. Doenças hepáticas também são contraindicadas, já que a pílula é metabolizada no fígado. Além disso, o risco conhecido ou histórico de trombose também é fator de risco para quem vai tomar a pílula do dia seguinte.
Além disso, o uso de cigarro pode ser prejudicial se combinados com a pílula do dia seguinte. A pílula com estrogênio é um vasoconstritor, que contrai os vasos sanguíneos, e a nicotina do cigarro também. Em associação, aumentam o risco de derrame (Acidente Vascular Encefálico) e trombose.

Onde encontrar?

A pílula do dia seguinte pode ser encontrada em qualquer farmácia, sem prescrição médica. Além disso, você pode conseguir em postos de saúde.


VOCÊ JÁ USOU? COMPARTILHE COM A GENTE COMO FOI!







Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Pílula do dia seguinte: como funciona, vantagens e efeitos colaterais
Pílula do dia seguinte: como funciona, vantagens e efeitos colaterais
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNJFldk8UrbNmipWHASZBttK0uTTmUj4gz8gKh-bh7jsszIDgsEkiUDUPVXoqCfFqwLl56WXfcaFtyao4UFG1oRX82Utj-K7haVqfyHgKbaSPcKZN75V1seOEFREKdRA9pDfvdfMHHeWGW/s640/medicamento-para-evitar-gravidez.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNJFldk8UrbNmipWHASZBttK0uTTmUj4gz8gKh-bh7jsszIDgsEkiUDUPVXoqCfFqwLl56WXfcaFtyao4UFG1oRX82Utj-K7haVqfyHgKbaSPcKZN75V1seOEFREKdRA9pDfvdfMHHeWGW/s72-c/medicamento-para-evitar-gravidez.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/10/pilula-do-dia-seguinte-como-funciona.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2018/10/pilula-do-dia-seguinte-como-funciona.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar