Couve deixa cérebro 11 anos mais jovem, diz estudo!


Um estudo realizado na Universidade Rush, nos Estados Unidos, concluiu que uma única porção de folhas verdes escuras por dia pode rejuvenescer o cérebro. Os testes realizados como metodologia para o estudo demonstraram que, em média, os participantes que comeram com frequência os vegetais verdes escuros folhosos tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos.

A couve pode gerar muitos benefícios para a saúde, atuando praticamente em todas as áreas do corpo, inclusive no cérebro. As verduras verdes possuem vitamina E, antioxidante e neutralizador dos radicais livres, propriedade importantíssima para a saúde do cérebro, uma vez que previne de doenças e envelhecimento precoce.


A couve também possui outras propriedades que angariam benefícios para o corpo. O alimento está no ranking dos que mais ajudam a emagrecer. Ter fibras, antioxidantes e baixo teor calórico são as qualidades que fazem da couve uma ótima opção para a dieta. Ela promove saciedade, ajuda o intestino a funcionar bem e promove uma limpeza detox no corpo para ajudar na eliminação e evitar o acúmulo de gordura.


As vitaminas E, K e C - e os minerais cálcio, magnésio, fósforo, selênio e ferro, presentes na couve-manteiga, fazem com que ele se torne uma importante arma para auxiliar na prevenção de doenças como o câncer, crônico-degenerativas, auxiliar no trânsito intestinal e no combate a úlceras gástricas e anemia.

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral. Contém fibras que aumentam a sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso. Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.

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Deixa os ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorar a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso). O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.

A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina. As folhas e caules são boas fontes de minerais como ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.