<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Limpeza hospitalar: A importância da realização com responsabilidade

A limpeza hospitalar é uma das medidas mais eficazes na prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções . A dis...


A limpeza hospitalar é uma das medidas mais eficazes na prevenção e controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. A disseminação de vírus, de bactérias e de diversos fungos se dá através do ar, da água e das superfícies inanimadas. A limpeza e a desinfecção com desinfetantes são eficazes em reduzir a infecção cruzada, veiculada pelo ambiente. 

A limpeza inadequada dos leitos, camas, banheiros e outros ambientes pode trazer complicações a todos que estão nestes ambientes. O paciente pode adquirir uma infecção hospitalar através de objetos e locais contaminados que pode agravar o estágio da doença e aumentar o tempo de permanência no hospital.

A principal finalidade da higienização e limpeza hospitalar é preparar o ambiente, manter a ordem, proporcionando maior segurança favorecendo o bom desempenho das ações a serem desenvolvidas, melhorando assim, a qualidade dos serviços ao paciente.

Os métodos de limpeza devem ser determinados pelo tipo de superfície, quantidade e o tipo de matéria orgânica presente, e o propósito da área. A utilização de vassouras e espanação seca devem ser evitadas, pois estas práticas espalham para o ar e para as superfícies limpas, poeira, matéria estranha e microorganismos.


É evidente que a água por si só não é eficaz para fazer a limpeza, ela não é bem absorvida pela superfície onde é aplicada (formação de gotas). Para melhorar a eficiência da água na remoção da sujeira adicionam-se a ela substâncias, como o sabão ou detergente, de tal modo que ela se espalhe, promovendo o contato mais íntimo com a superfície a ser limpa.

Paredes, janelas, portas e tetos têm pouca relação com a transmissão de infecção hospitalar. A limpeza de rotina é necessária, mas não exige uma frequência tão grande como o piso, o mobiliário e os equipamentos.

4 dicas importantes para execução da limpeza:

  1. Sempre retirar as luvas quando for abrir ou fechar as portas;
  2. Quando for remover os móveis para limpeza fazê-lo sem luvas;
  3. Não tocar no suporte do paciente com luvas;
  4. Evitar encostar-se ao paciente ao fazer a limpeza, principalmente quando estiver no pós-operatório.
Cuidados importantes:

  • Retirar joias, adornos e relógios, que não devem ser usado nas dependências do hospital.
  • Ao entrar e sair da unidade do paciente (enfermaria, apartamentos ou suítes) lavar as mãos;
  • Manter as unhas aparadas e limpas, sem esmalte, cabelos curtos e bem amarrados;
  • Utilizar uniforme próprio e avental impermeável; retira-lo ao se dirigir ao refeitório;
  • Utilizar luvas de borrachas durante todas as tarefas;

Tipos de higienização:

Desinfecção
Elimina a maioria dos micro-organismos que podem estar nos ambientes hospitalares. Essa eliminação é feita por agentes químicos ou físicos, no entanto, não consegue eliminar esporos bacterianos de superfícies inanimadas.

Descontaminação
Objetivo proteger a equipe e os profissionais que irão realizar a limpeza. Após procedimentos como remoção de urinas, fezes, vômitos é essencial que os profissionais passem pela descontaminação e assim preservando a saúde deles e também dos pacientes.

Limpeza mecanizada de piso
Para começar o piso é um local onde todos transitam, deve ser constantemente limpo e seguro para os pacientes. A limpeza deve ser feita com ajuda de uma máquina de lavar similar a enceradeira. Para a higienização é necessário colocar desinfetante ou detergente hospitalar no piso e em seguida esfregar o produto com a máquina.

Limpeza preparatória
Esta limpeza é feita diariamente e é sempre feita antes da utilização do quarto ou qualquer outro ambiente hospitalar.  

Limpeza especial
É uma limpeza feita todos os dias: a desinfecção de todos os equipamentos e materiais que estão próximas ao leito do paciente infectado ou colonizado com bactérias fortes.

Limpeza concorrente
É um procedimento diário e deve ser feito enquanto o paciente está em seu quarto ou apartamento nas dependências do ambiente hospitalar.

Limpeza terminal
Após a saída do paciente (alta, transferência ou até mesmo óbito) é necessário fazer a higienização. A limpeza deve ser feita em todas as superfícies, incluindo pisos, paredes, janelas, interruptores, luminárias e móveis. Posteriormente deve também ser feita a desinfecção.

Leia também:

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Limpeza hospitalar: A importância da realização com responsabilidade
Limpeza hospitalar: A importância da realização com responsabilidade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqcMNcuqxxT5-Z-mcZaaYIpQDT6HHUEywZFcrx7g645grkaU05ZgsvYRO6mvqNoiGTuVisZpQ6qJfWHrVz1y46bU0IfQKPru8PAnAENqPJVZ0HnuEScdeUuL4iw4U3l08nPA2MBGrXJ76s/s640/Limpeza-Hospitalar.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqcMNcuqxxT5-Z-mcZaaYIpQDT6HHUEywZFcrx7g645grkaU05ZgsvYRO6mvqNoiGTuVisZpQ6qJfWHrVz1y46bU0IfQKPru8PAnAENqPJVZ0HnuEScdeUuL4iw4U3l08nPA2MBGrXJ76s/s72-c/Limpeza-Hospitalar.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/03/limpeza-hospitalar-importancia-da-realizacao.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/03/limpeza-hospitalar-importancia-da-realizacao.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar