<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Assistência de enfermagem em urgência e emergência

Assistência de enfermagem em urgência e emergência


Com certeza um serviço de urgência e emergência conta de forma quase primordial, com as habilidades do profissional enfermeiro. Sem dúvidas é uma área cheia de desafios e pressão para o profissional.

Esses serviços podem ser fixos, dentro de uma unidade de pronto atendimento ou em uma unidade de emergência do hospital ou mesmo um serviço móvel, como é o caso do SAMU.

Lembrando que há diversas complexidades dentro de cada serviço, já que há unidades pediátricas, de trauma, psiquiátricas ou mesmo cardiológicas. Mas, há algumas características que o profissional deve saber, quer saber quais são elas? Continue em nosso artigo.

1 – Acolhimento e classificação de risco


O acolhimento é uma prática que tem relação com atenção e a gestão nessas unidades e funciona tanto para o paciente em questão, como para sua família.

O acolhimento é uma das práticas de humanização e em um serviço como esse, diversas vezes é necessária.

Já a classificação de risco é algo adotado por diversos países, até mesmo no Brasil. Para a classificação foram desenvolvidos protocolos.

O enfermeiro que atua na emergência deve estar habilidade a atender o paciente utilizando desses protocolos de classificação de risco, até mesmo para entender a real gravidade da situação que esses protocolos foram desenvolvidos.

2 – Suporte básico (SBV) e avançado de vida (SAV)


Quando o paciente está passando por uma parada cardiorrespiratória, o profissional enfermeiro, tanto de uma rede de saúde móvel, quanto de uma rede de saúde fixa, deve estar apto para reagir a essa situação.

Dentro de um serviço de urgência e emergência isso acaba sendo natural e deve – se utilizar o protocolo American Heart Association (AHA), que é a referência de SBV e SAV utilizados no Brasil.

Esse protocolo vai enfatizar sobre a RCP de alta qualidade e os cuidados Pós – PCR.

O SBV é uma sequência de etapas de atendimento para um paciente em risco iminente de morte, tudo isso ainda sem a realização de manobras classificadas como invasivas.

Já o SAV requer procedimentos invasivos durante a intervenção, além de um suporto ventilatório e circulatório.

Leia também:




3 – Atendimento a vítima de trauma


Infelizmente, os acidentes causados por automóveis ou mesmo por situações de violência, são as maiores causas de morte entre pessoas de 15 a 49 anos no Brasil, essas mortes superam doenças cardiovasculares e neoplasias.

Por conta disso, o enfermeiro vai se deparar com vítimas de traumas em unidades de urgência e emergência e deve saber como agir, segundo o acordo com os protocolos de Atendimento Pré – Hospitalar e Hospitalar ao Trauma.

4 – Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e ao Acidente Vascular Encefálico


Ainda assim, as doenças cardiovasculares representam grande parte da mortalidade em todo mundo e o IAM é uma das principais manifestações clínicas da doença arterial coronária.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e também de incapacidade adquirida no Brasil e no mundo.  Inclusive, em nosso país esse número é realmente alta, sendo a quarta taxa de mortalidade entre os países da América Latina e Caribe.

Por conta desses números, o enfermeiro precisa saber realizar avaliação clínica para identificação e atendimento de forma precoce do IAM, AVE ou AVC, além da prevenção de complicações.

5 – Assistência as emergência obstétricas 


Quando o assunto são as mortes maternas no Brasil, as principais causas são hemorragias e hipertensão, dessa forma, o enfermeira deve ter habilidades para identificar de forma precoce a pré eclampsia e eclampsia, assim como as hemorragias gestacionais e uterinas.

Essa é uma demanda bem constante dentro de serviços de urgência e emergência, até mesmo em unidades que não são de atendimento gestacional.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então continue em nosso site e confira muito mais.


COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Assistência de enfermagem em urgência e emergência
Assistência de enfermagem em urgência e emergência
Assistência de enfermagem em urgência e emergência
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeL7sZ_wEeHh4cTvcKceUA1MAaei4zvG2jC5AQuZpXDE4bxNptP1dI3bZqMSDPvEI2ztkhcUJkjX9E9UUb63NIj3iqeFGm0w9DHcgkEwc2RyNb7g8H6bvwY4HyE0RWeHsIc6Hm_a4A87-G/s640/urgencia-e-emergencia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeL7sZ_wEeHh4cTvcKceUA1MAaei4zvG2jC5AQuZpXDE4bxNptP1dI3bZqMSDPvEI2ztkhcUJkjX9E9UUb63NIj3iqeFGm0w9DHcgkEwc2RyNb7g8H6bvwY4HyE0RWeHsIc6Hm_a4A87-G/s72-c/urgencia-e-emergencia.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/assistencia-de-enfermagem-em-urgencia-e-emergencia.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/assistencia-de-enfermagem-em-urgencia-e-emergencia.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar