<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Processamento de material: da descontaminação a validação do processo

Todo material utilizado para procedimentos e atendimentos em saúde, deverá passar por processos que garantam a exclusão de todos os mi...


Todo material utilizado para procedimentos e atendimentos em saúde, deverá passar por processos que garantam a exclusão de todos os microorganismos e/ou outras substâncias, tornando-os passíveis de reutilização (quando possível).

Para a padronização e adequação destes processos, diversos estudos científicos foram feitos, no intuito de identificar quais os melhores métodos a serem utilizados. Para tal, foram redigidas diretrizes, e estas podem se adequar dentro de cada serviço médico-hospitalar.

De uma forma geral, podem-se classificar os materiais utilizados em:

  • Críticos: são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos.
  • Semicríticos: correspondem a instrumentos que tiveram contato com a mucosa do paciente.
  • Não críticos: são artigos que tiveram contato apenas com a pele do paciente.

É de fundamental importância que o enfermeiro conheça todas as etapas deste processo! Confira-as a seguir:

1) Descontaminação

A descontaminação pode ser entendida como um processo mais “superficial”, em que devem ser removidos, de forma grosseira, os microorganismos presentes no artigo.

2) Limpeza

Trata-se da remoção química e/ou mecânica dos artigos, com o intuito de remover materiais maiores e que possam estar incrustados nos instrumentos.
Para isso, podem ser usados estiletes, seringas, detergentes, e outros.

3) Desinfecção

Agora, já se trata de um processo mais “fino”, e que objetiva a remoção de patógenos ou organismos não patógenos que tenham advindo do organismo do paciente.
O processo pode ocorrer de duas maneiras:
  • Físico: através de lavadoras desinfetadoras, exclusivas para este fim.
  • Químico: pela imersão em substâncias químicas apropriadas, como ácido peracético.
Leia Também:



4) Esterilização

Depois da desinfecção, a esterilização possui uma função a mais, que é a remoção de organismos esporulados – que geralmente não conseguem ser removidos apenas com a desinfecção.

Para isso, podem ser usadas substâncias químicas, autoclaves, as quais agem através do aumento de temperatura, sendo o aquecimento responsável pela morte dos patógenos.

5) Controle de Qualidade

Você deve estar se perguntando como é possível ter a certeza de que tudo foi feito da maneira correta, não? 
Para isso, existem parâmetros e processos utilizados no controle de qualidade do processamento do material. Dentre eles, podemos citar:
  • Fitas adesivas: são utilizadas quando os artigos vão para a autoclave, e mudam de cor/aspecto quando se atinge uma determinada temperatura.
  • Termostatos e relógios: estes também são utilizados nas autoclaves, para o controle de temperatura atingida.
  • Marcadores químicos: quando o processamento for feito por meios químicos, fitas também podem ser usadas para “marcar” se o resultado foi obtido ou não.

A periodicidade deste controle varia conforme as regras estabelecidas em cada país, bem como os testes de escolha.

6) Validação do processo

Como etapa final, a validação é necessária. Esta pode ser possível através de um conjunto de ações, que tem como fim atingir os objetivos estabelecidos previamente em protocolo. 
Em linhas gerais, pode-se dizer que através de processos realizados periodicamente, é garantida a segurança do paciente através do uso de instrumentos/artigos adequadamente preparados e totalmente livres de patógenos e/ou microorganismos. 

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
  1. Só fazendo uma correção, de acordo com a RDC de 15/03/2012 no
    Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para esterilização de produtos para saúde.

  2. Só fazendo uma correção, de acordo com a RDC de 15/03/2012 no
    Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para esterilização de produtos para saúde.

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,24,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,132,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,44,
ltr
item
Enfermagem: Processamento de material: da descontaminação a validação do processo
Processamento de material: da descontaminação a validação do processo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgb3VnCowaWunsQgAN7mNbQ0ZSkfrXXO5Dz7AXQQfaSehPLOdYV6TlFDGVwjhoACj8Ul-6r0RUwncecsBxT6pYPiKNMa0WcT2mSqXWVHyAOMJaxhbmtUjoFOjBtc8XVx3Q5ern6F2pVO1e/s640/cme.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgb3VnCowaWunsQgAN7mNbQ0ZSkfrXXO5Dz7AXQQfaSehPLOdYV6TlFDGVwjhoACj8Ul-6r0RUwncecsBxT6pYPiKNMa0WcT2mSqXWVHyAOMJaxhbmtUjoFOjBtc8XVx3Q5ern6F2pVO1e/s72-c/cme.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/processamento-de-material-da.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/processamento-de-material-da.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar