A importância do atendimento humanizado, cada vez mais, tem sido preconizada como fator importante na abordagem e tratamento dos pacient...
A importância do atendimento humanizado, cada vez mais, tem sido preconizada como fator importante na abordagem e tratamento dos pacientes. Com isso, surge a necessidade de entendê-los como seres dotados de sentimentos e particularidades.
Agora, imaginando o atendimento ao paciente, é preciso focar na humanização, e também ter em mente todas as técnicas semiológicas para garantir que nenhum dado vital ou sinal clínico escape.
A seguir, conheça os principais pontos que envolvem um atendimento, e quais itens são importantes em cada uma das etapas!
Higienização das mãos
Antes de tocar o paciente e/ou manter qualquer tipo de contato, é essencial garantir que as mãos estejam higienizadas.Para isso, utiliza-se a lavagem adequada com água e sabão, juntamente do álcool 70.
O uso de avental, jaleco ou uniforme da instituição também é indispensável!
Anamnese completa
Em um primeiro contato com o paciente, é essencial questioná-lo sobre dados gerais, como:- Nome;
- Idade;
- Endereço e dados de contato;
- Profissão;
- Contato para emergência.
A partir desta identificação inicial, deve-se questionar qual sua queixa, e os principais sintomas. Deixar que o paciente fale sem ser interrompido é essencial para garantir que suas principais preocupações sejam explanadas.
Depois disso, melhor especifique a queixa do paciente, inclusive questionando-o sobre sinais de alerta, que servem para a identificação da gravidade.
O uso de medicamentos e suas doses também devem constar nesta primeira anamnese, bem como a presença de doenças crônicas, comorbidades, alergias e/ou outros.
Questione também outros dados que julgar relevantes.
Leia Também:
Sinais vitais
Os sinais vitais de um paciente sempre devem ser avaliados, no intuito de identificar sinais de gravidade e/ou condições clínicas que ameacem a vida do indivíduo.Para isso, você precisará aferir:
- Temperatura corporal;
- Pressão arterial, rotineiramente em membro superior;
- Saturação de O2;
- Frequência cardíaca;
- Frequência respiratória.
Lembre-se que os valores podem variar conforme a idade do indivíduo. Por exemplo, recém-nascidos e crianças podem ter uma frequência cardíaca normal em valores muito superiores ao esperado em adultos.
Exame físico
O exame físico é uma etapa muito importante na abordagem do paciente, principalmente pelo fato de expô-lo. Por esse motivo, garanta a privacidade do local e transmita conforto e segurança ao paciente.Geralmente, examina-se o indivíduo conforme as suas queixas e suspeitas clínicas. Portanto, esta avaliação deverá ser mais direcionada para as queixas.
Porém, deve-se ter em mente que o exame do coração, pulmão e abdome é imprescindível para garantir um bom atendimento do seu paciente.
Realização de procedimentos
Muito além da abordagem do paciente, o enfermeiro também é o responsável pela realização de procedimentos, como exemplo, a passagem de uma sonda vesical.Neste momento, devem-se reforçar alguns pontos essenciais na execução:
- Apresente-se como enfermeiro responsável;
- Sempre explique ao paciente o que será feito, o porquê, e responda atenciosamente às suas dúvidas;
- Garanta a privacidade e o conforto;
- Utilize-se todos os equipamentos de proteção individual;
- Higienize as suas mãos, e também evite as contaminações durante o procedimento.
Depois de executar a abordagem do paciente e/ou procedimentos, lembre-se que é essencial o registro em prontuário – afinal, esta será a sua forma de defesa, e contará no histórico do paciente.
COMENTÁRIOS