<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem: como prestar o melhor atendimento ao paciente?

A importância do atendimento humanizado, cada vez mais, tem sido preconizada como fator importante na abordagem e tratamento dos pacient...


A importância do atendimento humanizado, cada vez mais, tem sido preconizada como fator importante na abordagem e tratamento dos pacientes. Com isso, surge a necessidade de entendê-los como seres dotados de sentimentos e particularidades.

Agora, imaginando o atendimento ao paciente, é preciso focar na humanização, e também ter em mente todas as técnicas semiológicas para garantir que nenhum dado vital ou sinal clínico escape. 

A seguir, conheça os principais pontos que envolvem um atendimento, e quais itens são importantes em cada uma das etapas!

Higienização das mãos

Antes de tocar o paciente e/ou manter qualquer tipo de contato, é essencial garantir que as mãos estejam higienizadas.

Para isso, utiliza-se a lavagem adequada com água e sabão, juntamente do álcool 70. 
O uso de avental, jaleco ou uniforme da instituição também é indispensável!

Anamnese completa

Em um primeiro contato com o paciente, é essencial questioná-lo sobre dados gerais, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Endereço e dados de contato;
  • Profissão;
  • Contato para emergência.

A partir desta identificação inicial, deve-se questionar qual sua queixa, e os principais sintomas. Deixar que o paciente fale sem ser interrompido é essencial para garantir que suas principais preocupações sejam explanadas.

Depois disso, melhor especifique a queixa do paciente, inclusive questionando-o sobre sinais de alerta, que servem para a identificação da gravidade.

O uso de medicamentos e suas doses também devem constar nesta primeira anamnese, bem como a presença de doenças crônicas, comorbidades, alergias e/ou outros.
Questione também outros dados que julgar relevantes.

Leia Também:




Sinais vitais

Os sinais vitais de um paciente sempre devem ser avaliados, no intuito de identificar sinais de gravidade e/ou condições clínicas que ameacem a vida do indivíduo.

Para isso, você precisará aferir:


  • Temperatura corporal;
  • Pressão arterial, rotineiramente em membro superior;
  • Saturação de O2;
  • Frequência cardíaca;
  • Frequência respiratória.

Lembre-se que os valores podem variar conforme a idade do indivíduo. Por exemplo, recém-nascidos e crianças podem ter uma frequência cardíaca normal em valores muito superiores ao esperado em adultos. 

Exame físico

O exame físico é uma etapa muito importante na abordagem do paciente, principalmente pelo fato de expô-lo. Por esse motivo, garanta a privacidade do local e transmita conforto e segurança ao paciente.

Geralmente, examina-se o indivíduo conforme as suas queixas e suspeitas clínicas. Portanto, esta avaliação deverá ser mais direcionada para as queixas.

Porém, deve-se ter em mente que o exame do coração, pulmão e abdome é imprescindível para garantir um bom atendimento do seu paciente. 

Realização de procedimentos

Muito além da abordagem do paciente, o enfermeiro também é o responsável pela realização de procedimentos, como exemplo, a passagem de uma sonda vesical.

Neste momento, devem-se reforçar alguns pontos essenciais na execução:


  • Apresente-se como enfermeiro responsável;
  • Sempre explique ao paciente o que será feito, o porquê, e responda atenciosamente às suas dúvidas;
  • Garanta a privacidade e o conforto;
  • Utilize-se todos os equipamentos de proteção individual;
  • Higienize as suas mãos, e também evite as contaminações durante o procedimento.

Depois de executar a abordagem do paciente e/ou procedimentos, lembre-se que é essencial o registro em prontuário – afinal, esta será a sua forma de defesa, e contará no histórico do paciente.

COMENTÁRIOS

Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,21,Dicas de Saúde,13,Doenças,34,Medicamentos,25,Publieditorial,5,Relacionados à Enfermagem,105,Relacionados à Saúde,120,Técnicas de Enfermagem,37,
ltr
item
Enfermagem: Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem: como prestar o melhor atendimento ao paciente?
Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem: como prestar o melhor atendimento ao paciente?
https://1.bp.blogspot.com/-oDYKbQRN02o/XVhYAuAvZrI/AAAAAAAAHbg/LG-mRacnpiQZlYnuHnXbO_RefX54vV2AQCLcBGAs/s640/Semiologia_e_Semiotecnica_na_Enfermagem.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-oDYKbQRN02o/XVhYAuAvZrI/AAAAAAAAHbg/LG-mRacnpiQZlYnuHnXbO_RefX54vV2AQCLcBGAs/s72-c/Semiologia_e_Semiotecnica_na_Enfermagem.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/semiologia-e-semiotecnica-na-enfermagem.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2019/08/semiologia-e-semiotecnica-na-enfermagem.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar