Faça como Milhares de Outras Pessoas, Cadastre-se e Receba Atualizações Diretamente em seu e-mail!

Enfermagem do Trabalho



O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas faz com que muitos gestores não detenham suas atenções quanto ao ambiente de trabalho oferecido a seus empregados e consequentemente não percebem os danos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de trabalho, ao meio ambiente e às comunidades.

As organizações devem garantir que suas operações e atividades sejam realizadas de maneira segura e saudável para os seus empregados, atendendo aos requisitos legais de saúde e segurança, regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Normas Regulamentadoras que tratam de Segurança e Saúde ocupacional. Assim, o sistema de gestão atua no comprometimento e atendimento aos requisitos legais e regulatórios, podendo trazer inúmeros benefícios tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista motivacional.

A luta por segurança, higiene e saúde do trabalhador, assuntos estes que vêm sendo discutidos por diversas categorias profissionais, tais como engenharia e segurança do trabalho, da medicina do trabalho, da ergonomia, da psicologia e outras áreas do conhecimento humano, onde se reconhece a importância do ambiente de trabalho saudável.


A preocupação constante com os postos de trabalho, a evolução tecnológica no que diz respeito à criação de dispositivos de proteção nas máquinas e equipamentos, o treinamento e a capacitação dos funcionários visam afastar de vez as consequências provenientes de um acidente ou uma doença adquirida pelo desempenho do trabalho. Portanto a higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores.

A profissão de Enfermagem do Trabalho teve início no século XIX na Inglaterra e era conhecida como enfermagem laboral, onde o enfermeiro realizava visita domiciliar aos trabalhadores doentes e seus familiares. Na década de 70 aumentou a criação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Engenharia do Trabalho, além da criação de leis e portarias relacionadas ao trabalhador (Lei nº 6.514/77; portaria 3.214/78).

A Enfermagem do Trabalho consiste na aplicação dos princípios e procedimentos de enfermagem com a finalidade de promover, conservar e restaurar a saúde do trabalhador e grupos nos seus locais de trabalho, contribuindo assim, para o seu bem estar e ótimo desempenho.

O cuidar da saúde dos trabalhadores implica uma atuação interdisciplinar e interprofissional, em que a enfermagem contribui de modo importante para a preservação e programação da saúde no trabalho.

O enfermeiro de saúde ocupacional tem um campo de ação muito vasto que poderá ir desde o estudo do ambiente de trabalho, da higiene, alimentação, proteção global e individual do trabalhador, considerando-o sempre como elemento de uma família/comunidade. Em suma, pode atuar nos três níveis de prevenção: primária, secundária e terciária.

A Enfermagem do Trabalho é uma especialidade que esta em plena ascensão em diversos países do mundo, pois reúne um conjunto de conhecimentos, fundamentações e práticas voltadas para valorização do trabalhador. Busca a proteção, prevenção e manutenção da saúde, reabilitação funcional e reinserção laboral. Prepara o enfermeiro para desenvolver ações na área da organização e administração dos serviços ocupacionais de saúde (gerência de serviços); vigilância à saúde; assistência de campo, onde os eventos específicos acontecem e se manifestam, no ambulatório e/ou em situações de emergência; cria condições para o aperfeiçoamento e implementação de planos e programas de educação/promoção em saúde e de prevenção de agravos aos trabalhadores, observando, para além das capacidades psicofisiológicas do ser humano, os aspectos socioculturais e ambientais; possibilita o planejamento e execução de projetos baseados em dados oriundos da investigação dos enfermeiros.
Para aprofundar mais seu conhecimento sobre este assunto, recomendamos o curso online de Enfermagem do Trabalho da instituição Cursos Aprendiz.

 
Enfermagem a profissão do cuidar