<data:blog.pageTitle/> <data:blog.pageName/> | Enfermagem a Profissão do Cuidar

Pesquisar

Gravidez ectópica

Ectópica significa "no lugar errado", portanto a gravidez ectópica é uma gestação que se desenvolve fora do útero e que é, p...


Ectópica significa "no lugar errado", portanto a gravidez ectópica é uma gestação que se desenvolve fora do útero e que é, portanto, inviável. A gravidez ectópica tipicamente ocorre em uma das trompas de falópio (tubas uterinas), tubo que conduz os óvulos dos ovários para o útero. Esse tipo de gravidez ectópica é conhecida como gravidez tubária. Embora seja bem mais raro, pode acontecer de a implantação se dar em um dos ovários, no colo do útero, diretamente no abdômen ou mesmo na cicatriz de uma cesárea.


A gravidez ectópica costuma ser observada entre a 5ª e a 14ª semana de gestação. O ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode romper várias estruturas maternas. Se não for tratada, há o risco de hemorragias, que podem ser fatais. 

Fatores de Risco e Causas para gravidez ectópica

O motivo mais comum de uma gravidez ectópica é uma lesão na tuba uterina, que bloqueia ou estreita a passagem do óvulo fertilizado. Com isso, ele se implanta na parede da tuba. As causas mais comuns de danos das trompas de Falópio que pode levar a uma gravidez ectópica incluem:
  • Doença inflamatória pélvica, que pode surgir a partir de infecção por clamídia ou gonorreia
  • Inflamações e cicatrizes das trompas de falópio, decorrentes de uma condição médica ou cirurgia anterior
  • Gravidez ectópica anterior em uma trompa de Falópio
  • História de endometriose
  • Concepção auxiliada por medicamentos de fertilidade ou procedimentos
  • Tabagismo
  • Idade materna avançada de 35 anos ou mais
  • História de cirurgia pélvica, cirurgia abdominal, ou vários abortos

As condições a seguir podem ter ligação com gravidez ectópica:
  • Defeitos congênitos
  • Fatores hormonais
  • Anormalidades genéticas
  • Condições médicas que afetam a forma e condição das trompas de falópio e órgãos reprodutivos.


Sintomas de Gravidez ectópica

No início, uma gravidez ectópica muitas vezes é sentida como uma gravidez normal, com sintomas tais como:
  • Atraso na menstruação
  • Seios sensíveis e inchados
  • Fadiga
  • Náusea
  • Aumento da micção.

Os primeiros sinais de uma gravidez ectópica podem incluir:

  • Hemorragia vaginal, que pode ser leve
  • Dor abdominal ou dor pélvica, geralmente seis a oito semanas após a ausência de menstruação.

Conforme a gravidez ectópica progride, outros sintomas podem se desenvolver, incluindo:
  • Dor de barriga ou dor pélvica, que pode piorar com o movimento ou esforço. Pode começar bruscamente de um lado e depois se espalhar por toda a região pélvica
  • Sangramento vaginal moderado ou intenso
  • Dor no coito ou durante um exame pélvico
  • Tonturas, vertigens ou desmaio, causada por hemorragia interna
  • Sinais de choque hipovolâmico
  • Dor no ombro causada por hemorragia no abdômen sob o diafragma. O sangramento irrita o diafragma e é sentido como dor no ombro.
  • Os sintomas do aborto espontâneo muitas vezes são semelhantes aos sintomas precoces experimentados durante a gravidez ectópica. Para mais informações, consulte o tópico aborto espontâneo.

Tratamento para a gestação ectópica


Monitoração e espera

Quando a gravidez ectópica é identificada logo (até 6 semanas), mas sua localização exata ainda não foi descoberta, os médicos podem adotar a estratégia de esperar alguns dias para ver o que acontece sem tratamento. 

Muitas gestações ectópicas evoluem para um aborto espontâneo, especialmente quando não há sinais de saco vitelino e os níveis do hormônio da gravidez (hCG) estão bem baixos. Nesses casos, a simples observação da evolução evita a cirurgia, enquanto não ficar claro que ela é absolutamente necessária. 

Em cerca de 25% dos casos a cirurgia acaba acontecendo. Depois do tratamento, você deve fazer uma série de exames de sangue para monitorar os níveis de hCG até eles zerarem, para ter certeza de que tudo foi resolvido. 

Tratamento com medicamento e monitoração

Quando a gravidez ectópica ainda é recente, e não há visualização de batimentos cardíacos, o médico pode administrar um remédio, que interrompe o desenvolvimento do embrião. Dessa forma é possível evitar a cirurgia. 

O tratamento é mais eficaz quando a gravidez é bem inicial, e os níveis de hormônio ainda estão baixos. Ele pode ser adotado quando não há sangramento e a trompa não se rompeu. 

A gravidez termina e o material embrionário é reabsorvido pela mulher, que apresentará sangramento por algumas semanas.

Os níveis de hCG são monitorados através de exames de sangue, até voltarem a zero. 

Tratamento cirúrgico

Se a gestação ectópica for diagnosticada, o cirurgião pode usar a laparoscopia para interromper a gravidez, mantendo a tuba intacta se ela puder ser recuperada. 

A laparoscopia é mais vantajosa em relação à cirurgia abdominal, porque é uma operação mais rápida, com perda menor de sangue, menos analgesia e tempo menor de internação.

Se a trompa tiver se rompido, os médicos costumam recomendar a cirurgia abdominal, porque ela é o meio mais ágil de conter a perda de sangue. Em alguns casos uma transfusão de sangue pode ser necessária. O que determina se a tuba será totalmente retirada ou não é a extensão da lesão, a saúde de sua outra tuba e seu desejo de engravidar novamente.



Nome

Auditoria,8,Centro Cirúrgico,27,Colunistas,2,Dicas de Saúde,25,Doenças,69,Mateus Henrique Dias Guimarães,11,Medicamentos,34,Publieditorial,6,Relacionados à Enfermagem,134,Relacionados à Saúde,130,Técnicas de Enfermagem,45,
ltr
item
Enfermagem: Gravidez ectópica
Gravidez ectópica
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG0zvZOVUZ_AlrKUs27pn4BDjn52PvfAdsCqpPoIEmIIvZq58nekd0Ov5rcx-7gkNH-LA268_TEHKWcOhSM1I5UGammA6ES21qPSAoK6ISLze3FySecKKQtM2WFh0k74TjBqX4lrmQREtR/s400/gravidez-ectopica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG0zvZOVUZ_AlrKUs27pn4BDjn52PvfAdsCqpPoIEmIIvZq58nekd0Ov5rcx-7gkNH-LA268_TEHKWcOhSM1I5UGammA6ES21qPSAoK6ISLze3FySecKKQtM2WFh0k74TjBqX4lrmQREtR/s72-c/gravidez-ectopica.jpg
Enfermagem
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/09/gravidez-ectopica.html
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/
https://www.enfermagemnovidade.com.br/2017/09/gravidez-ectopica.html
true
7506902372674157562
UTF-8
Carregar todas as postagens Nenhum post encontrado VER TUDO Continuar lendo Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTAGENS VER TUDO RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Nenhuma postagem encontrada Página Inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Oot Nov Dez Aagora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe nas redes sociais PASSO 2: Click no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Copiado para área de transferência Não pode copiar códigos / textos, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar